EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAVES, Marta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GROTH, Janice Carina, GRACILIANO, Eliana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5085
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar ainda que brevemente parte do histórico da Educação Infantil no Brasil, a fim de entender a função que esta assumiu no decorrer dos acontecimentos históricos. Da mesma forma, expor algumas reflexões sobre os desafios que se lançam aos profissionais da infância, sendo um deles efetivar uma educação plena. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com leituras e análises de documentos oficiais da educação, materiais de pesquisadores da história das Instituições Educativas na Infância e estudiosos da Teoria Histórico- Cultural.Nota-se que a Educação Infantil tem se modificado nas últimas décadas e acentuadamente nos últimos anos tem recebido atenção de diferentes segmentos da sociedade. Esta mudança que se dá em resposta à dinâmica da sociedade, se de um lado mostra-se como desafio,por outro figura-se como possibilidade de avanços. Neste sentido ressaltamos a importância deste nível de ensino, por ser responsável pela formação da criança em seus primeiros anos de vida, o que equivale dizer que pode contribuir para uma formação humana plena em seu sentido ético, solidário e criativo.
id UNICESU -1_9dbe3ee22a3f04b3c9e729d3b27bc22b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5085
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADECriançaEducaçãoHistóriaEste trabalho tem por objetivo analisar ainda que brevemente parte do histórico da Educação Infantil no Brasil, a fim de entender a função que esta assumiu no decorrer dos acontecimentos históricos. Da mesma forma, expor algumas reflexões sobre os desafios que se lançam aos profissionais da infância, sendo um deles efetivar uma educação plena. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com leituras e análises de documentos oficiais da educação, materiais de pesquisadores da história das Instituições Educativas na Infância e estudiosos da Teoria Histórico- Cultural.Nota-se que a Educação Infantil tem se modificado nas últimas décadas e acentuadamente nos últimos anos tem recebido atenção de diferentes segmentos da sociedade. Esta mudança que se dá em resposta à dinâmica da sociedade, se de um lado mostra-se como desafio,por outro figura-se como possibilidade de avanços. Neste sentido ressaltamos a importância deste nível de ensino, por ser responsável pela formação da criança em seus primeiros anos de vida, o que equivale dizer que pode contribuir para uma formação humana plena em seu sentido ético, solidário e criativo.UniCesumar2020-02-19T16:30:27Z2020-02-19T16:30:27Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5085otherCHAVES, MartaGROTH, Janice CarinaGRACILIANO, Eliana Cláudiareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:57.888Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
title EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
spellingShingle EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
CHAVES, Marta
Criança
Educação
História
title_short EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
title_full EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
title_fullStr EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
title_sort EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
author CHAVES, Marta
author_facet CHAVES, Marta
GROTH, Janice Carina
GRACILIANO, Eliana Cláudia
author_role author
author2 GROTH, Janice Carina
GRACILIANO, Eliana Cláudia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAVES, Marta
GROTH, Janice Carina
GRACILIANO, Eliana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação
História
topic Criança
Educação
História
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo analisar ainda que brevemente parte do histórico da Educação Infantil no Brasil, a fim de entender a função que esta assumiu no decorrer dos acontecimentos históricos. Da mesma forma, expor algumas reflexões sobre os desafios que se lançam aos profissionais da infância, sendo um deles efetivar uma educação plena. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com leituras e análises de documentos oficiais da educação, materiais de pesquisadores da história das Instituições Educativas na Infância e estudiosos da Teoria Histórico- Cultural.Nota-se que a Educação Infantil tem se modificado nas últimas décadas e acentuadamente nos últimos anos tem recebido atenção de diferentes segmentos da sociedade. Esta mudança que se dá em resposta à dinâmica da sociedade, se de um lado mostra-se como desafio,por outro figura-se como possibilidade de avanços. Neste sentido ressaltamos a importância deste nível de ensino, por ser responsável pela formação da criança em seus primeiros anos de vida, o que equivale dizer que pode contribuir para uma formação humana plena em seu sentido ético, solidário e criativo.
description Este trabalho tem por objetivo analisar ainda que brevemente parte do histórico da Educação Infantil no Brasil, a fim de entender a função que esta assumiu no decorrer dos acontecimentos históricos. Da mesma forma, expor algumas reflexões sobre os desafios que se lançam aos profissionais da infância, sendo um deles efetivar uma educação plena. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com leituras e análises de documentos oficiais da educação, materiais de pesquisadores da história das Instituições Educativas na Infância e estudiosos da Teoria Histórico- Cultural.Nota-se que a Educação Infantil tem se modificado nas últimas décadas e acentuadamente nos últimos anos tem recebido atenção de diferentes segmentos da sociedade. Esta mudança que se dá em resposta à dinâmica da sociedade, se de um lado mostra-se como desafio,por outro figura-se como possibilidade de avanços. Neste sentido ressaltamos a importância deste nível de ensino, por ser responsável pela formação da criança em seus primeiros anos de vida, o que equivale dizer que pode contribuir para uma formação humana plena em seu sentido ético, solidário e criativo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-19T16:30:27Z
2020-02-19T16:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5085
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5085
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641390886912