OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KOVACS, Thais Akelli Sanchez
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MATOS NETOS, Antonio, AKIMOTO, Bruna Fumiko, TANNO, Douglas Rorie, FIGUEREDO, Linda Mara de, AMARAL, Lucas de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4590
Resumo: A intoxicação por ivermectina é um problema comum na clínica dos bovinos, isso deve-se na maioria das vezes a incapacidade técnica de quem administra o fármaco. Com o objetivo de oferecer um tratamento adjuvante para este problema apresentamos o caso de um bovino SRD, fêmea, de sete meses de idade, pesando 65 kg, criada em condições de manejo extensivo, apresentando histórico de decúbito há alguns dias, que recebeu tratamento com o gás ozônio. A ozônioterapia consiste em uma manobra terapêutica cujo principio ativo é o gás ozônio, administrado por diferentes vias, visando potencializar o efeito terapêutico, visto que o mesmo é capaz de proporcionar melhora na perfusão capilar, função hemorreológica, modulação imunológica, ativação do metabolismo celular, resposta antiinflamatória, analgésica, dentre outras. Podemos concluir que o ozônio mostrou-se eficiente no tratamento do caso em foco, sendo recomendado como modalidade terapêutica.
id UNICESU -1_9de672476af93745fe70f96df328d7d3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4590
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOSApatiaAvermectinasFluidoterapiaNeurotoxicidadeOzônioA intoxicação por ivermectina é um problema comum na clínica dos bovinos, isso deve-se na maioria das vezes a incapacidade técnica de quem administra o fármaco. Com o objetivo de oferecer um tratamento adjuvante para este problema apresentamos o caso de um bovino SRD, fêmea, de sete meses de idade, pesando 65 kg, criada em condições de manejo extensivo, apresentando histórico de decúbito há alguns dias, que recebeu tratamento com o gás ozônio. A ozônioterapia consiste em uma manobra terapêutica cujo principio ativo é o gás ozônio, administrado por diferentes vias, visando potencializar o efeito terapêutico, visto que o mesmo é capaz de proporcionar melhora na perfusão capilar, função hemorreológica, modulação imunológica, ativação do metabolismo celular, resposta antiinflamatória, analgésica, dentre outras. Podemos concluir que o ozônio mostrou-se eficiente no tratamento do caso em foco, sendo recomendado como modalidade terapêutica.UniCesumar2020-01-23T17:19:37Z2020-01-23T17:19:37Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4590otherKOVACS, Thais Akelli SanchezMATOS NETOS, AntonioAKIMOTO, Bruna FumikoTANNO, Douglas RorieFIGUEREDO, Linda Mara deAMARAL, Lucas de Moraesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:58.875Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
title OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
spellingShingle OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
KOVACS, Thais Akelli Sanchez
Apatia
Avermectinas
Fluidoterapia
Neurotoxicidade
Ozônio
title_short OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
title_full OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
title_fullStr OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
title_full_unstemmed OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
title_sort OZONIOTERAPIA COMO ADJUVANTE NA CLÍNICA MÉDICA DE BOVINOS
author KOVACS, Thais Akelli Sanchez
author_facet KOVACS, Thais Akelli Sanchez
MATOS NETOS, Antonio
AKIMOTO, Bruna Fumiko
TANNO, Douglas Rorie
FIGUEREDO, Linda Mara de
AMARAL, Lucas de Moraes
author_role author
author2 MATOS NETOS, Antonio
AKIMOTO, Bruna Fumiko
TANNO, Douglas Rorie
FIGUEREDO, Linda Mara de
AMARAL, Lucas de Moraes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KOVACS, Thais Akelli Sanchez
MATOS NETOS, Antonio
AKIMOTO, Bruna Fumiko
TANNO, Douglas Rorie
FIGUEREDO, Linda Mara de
AMARAL, Lucas de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Apatia
Avermectinas
Fluidoterapia
Neurotoxicidade
Ozônio
topic Apatia
Avermectinas
Fluidoterapia
Neurotoxicidade
Ozônio
dc.description.none.fl_txt_mv A intoxicação por ivermectina é um problema comum na clínica dos bovinos, isso deve-se na maioria das vezes a incapacidade técnica de quem administra o fármaco. Com o objetivo de oferecer um tratamento adjuvante para este problema apresentamos o caso de um bovino SRD, fêmea, de sete meses de idade, pesando 65 kg, criada em condições de manejo extensivo, apresentando histórico de decúbito há alguns dias, que recebeu tratamento com o gás ozônio. A ozônioterapia consiste em uma manobra terapêutica cujo principio ativo é o gás ozônio, administrado por diferentes vias, visando potencializar o efeito terapêutico, visto que o mesmo é capaz de proporcionar melhora na perfusão capilar, função hemorreológica, modulação imunológica, ativação do metabolismo celular, resposta antiinflamatória, analgésica, dentre outras. Podemos concluir que o ozônio mostrou-se eficiente no tratamento do caso em foco, sendo recomendado como modalidade terapêutica.
description A intoxicação por ivermectina é um problema comum na clínica dos bovinos, isso deve-se na maioria das vezes a incapacidade técnica de quem administra o fármaco. Com o objetivo de oferecer um tratamento adjuvante para este problema apresentamos o caso de um bovino SRD, fêmea, de sete meses de idade, pesando 65 kg, criada em condições de manejo extensivo, apresentando histórico de decúbito há alguns dias, que recebeu tratamento com o gás ozônio. A ozônioterapia consiste em uma manobra terapêutica cujo principio ativo é o gás ozônio, administrado por diferentes vias, visando potencializar o efeito terapêutico, visto que o mesmo é capaz de proporcionar melhora na perfusão capilar, função hemorreológica, modulação imunológica, ativação do metabolismo celular, resposta antiinflamatória, analgésica, dentre outras. Podemos concluir que o ozônio mostrou-se eficiente no tratamento do caso em foco, sendo recomendado como modalidade terapêutica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T17:19:37Z
2020-01-23T17:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4590
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4590
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948600468111360