A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Mariana Aparecida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BARZAGHI, Natália Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6345
Resumo: Segundo a abordagem dialógica da Educação em Saúde, a ação educadora deve tomar como partida as necessidades do educando e considerar sua realidade. Neste sentido, um grupo do Programa de Educação pelo trabalho na Saúde (PET-SAÚDE) da Universidade Estadual de Maringá, vislumbrou a possibilidade de, conhecer e desenvolver estratégias de Educação em Saúde junto a uma equipe e seus usuários, através da atuação nos encontros de Hiperdia da equipe da Estratégia Saúde da Família de uma Unidade Básica local. Para tanto foram realizados um encontro com a equipe e quatro com os três grupos de Hiperdia, as atividades aconteceram a partir de perguntas norteadoras que visavam suscitar dúvida e debate acerca de temas concernentes à Hipertensão e à Diabetes. A interpretação do conteúdo foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da proposta da análise temática. Notamos uma mudança em relação à prática no grupo que outrora restringia-se a prescrição e distribuição de medicamentos, os usuários mostraram-se satisfeitos, dispostos e interessados em conhecer o tema, contudo, o objetivo de envolver a equipe nas atividades não aconteceu satisfatoriamente, necessitando fomentar ações de educação em saúde de forma dialógica, e não àquelas ligadas ao modelo biomédico de atenção à Saúde.
id UNICESU -1_9e13a3afcbfc355d7bf1f5fd369dea3a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6345
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDECentros de saúdeEducação em saúdeSaúde públicaSistema Único de SaúdeSegundo a abordagem dialógica da Educação em Saúde, a ação educadora deve tomar como partida as necessidades do educando e considerar sua realidade. Neste sentido, um grupo do Programa de Educação pelo trabalho na Saúde (PET-SAÚDE) da Universidade Estadual de Maringá, vislumbrou a possibilidade de, conhecer e desenvolver estratégias de Educação em Saúde junto a uma equipe e seus usuários, através da atuação nos encontros de Hiperdia da equipe da Estratégia Saúde da Família de uma Unidade Básica local. Para tanto foram realizados um encontro com a equipe e quatro com os três grupos de Hiperdia, as atividades aconteceram a partir de perguntas norteadoras que visavam suscitar dúvida e debate acerca de temas concernentes à Hipertensão e à Diabetes. A interpretação do conteúdo foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da proposta da análise temática. Notamos uma mudança em relação à prática no grupo que outrora restringia-se a prescrição e distribuição de medicamentos, os usuários mostraram-se satisfeitos, dispostos e interessados em conhecer o tema, contudo, o objetivo de envolver a equipe nas atividades não aconteceu satisfatoriamente, necessitando fomentar ações de educação em saúde de forma dialógica, e não àquelas ligadas ao modelo biomédico de atenção à Saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-10T12:06:35Z2011-10-252020-12-10T12:06:35Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6345porLOPES, Mariana AparecidaBARZAGHI, Natália Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-11T06:01:50ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
spellingShingle A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
LOPES, Mariana Aparecida
Centros de saúde
Educação em saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
title_short A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_full A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_fullStr A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
title_sort A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
author LOPES, Mariana Aparecida
author_facet LOPES, Mariana Aparecida
BARZAGHI, Natália Aparecida
author_role author
author2 BARZAGHI, Natália Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Mariana Aparecida
BARZAGHI, Natália Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Centros de saúde
Educação em saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
topic Centros de saúde
Educação em saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
description Segundo a abordagem dialógica da Educação em Saúde, a ação educadora deve tomar como partida as necessidades do educando e considerar sua realidade. Neste sentido, um grupo do Programa de Educação pelo trabalho na Saúde (PET-SAÚDE) da Universidade Estadual de Maringá, vislumbrou a possibilidade de, conhecer e desenvolver estratégias de Educação em Saúde junto a uma equipe e seus usuários, através da atuação nos encontros de Hiperdia da equipe da Estratégia Saúde da Família de uma Unidade Básica local. Para tanto foram realizados um encontro com a equipe e quatro com os três grupos de Hiperdia, as atividades aconteceram a partir de perguntas norteadoras que visavam suscitar dúvida e debate acerca de temas concernentes à Hipertensão e à Diabetes. A interpretação do conteúdo foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da proposta da análise temática. Notamos uma mudança em relação à prática no grupo que outrora restringia-se a prescrição e distribuição de medicamentos, os usuários mostraram-se satisfeitos, dispostos e interessados em conhecer o tema, contudo, o objetivo de envolver a equipe nas atividades não aconteceu satisfatoriamente, necessitando fomentar ações de educação em saúde de forma dialógica, e não àquelas ligadas ao modelo biomédico de atenção à Saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-10T12:06:35Z
2020-12-10T12:06:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6345
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963684683776