DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7489 |
Resumo: | A indústria Textil Cabar Ltda é de uma tecelagem de tecidos planos tradicional no polo textil de Americana - Sp. Este trabalho tem por objetivo geral sua reestruturação produtiva e administrativa bem como o reposicionamento do seu produto no mercado. Justifica-se esta reestruturação face ao mercado atual de grande competitividade no segmento textil devido ao processo constante de atualização de equipamentos e metódos de trabalho, estas inovações tecnológicas propiciam ganhos de produtividade e de Know How para as empresas além do que um processo desta invergadura mexe com todo a estrutura do pessoal interno na empresa. A metodologia utilizada foi de levantamento "in loco" ( pesquisa investigativa ) das necessidades de atualização conceitual das práticas produtivas e administrativas antiquadas que estavam em operação. DENTRO DO PROCESSO PRODUTIVO Levantamento das falhas e modificação do sistema de armazenagem de estoques, optando pela filosofia JIT de redução de componentes relacionados como não críticos. Modificação de Lay-Out de entrada da matéria prima no processo reduzindo o percurso do material a ser transportado até a máquina de urdimento dos fio. Criação do sistema de acompahamento diário da produção pela adoção do cartão de produtividade ( kanbam ) Padronização das funções com a criação do programa " registre o que você faz" ojetivando a facilidade de treinar e capacitar futuros colaboradores nas mais difersas funções da tecelagem Criação do Painel dos avisos onde os supervisores e gerentes passariam a deixar por escrito as ordem e os assuntos mais significativos que fossem de interesse geral DENTRO DO PROCESSO MERCADOLÓGICO Adoção e fixação das cores que determinariam o " ser " da empresa Criação e distribuição de uniformes para os colaboradores Criação e registro de uma Logomarca definitiva Elaboração e implantação inicial do Plano de Marketing para o produto nesta nova fase da empresa Os resultados obtidos foram os mais significativos possíveis pois além de proporcionar uma nova concepção na gestão produtiva ainda colaborou infinitamente para a melhoria nas análises estratégicas de posicionamento do produto no mercado e redefinição de seu público alvo bem como nas relações interpessoais dentro da organização sem falar no benefício indireto da melhoria do clima organizacional. |
id |
UNICESU -1_9e4bd76a667b2166159fa9297c949c64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7489 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDAReorganizaçãoMarketingProduçãoA indústria Textil Cabar Ltda é de uma tecelagem de tecidos planos tradicional no polo textil de Americana - Sp. Este trabalho tem por objetivo geral sua reestruturação produtiva e administrativa bem como o reposicionamento do seu produto no mercado. Justifica-se esta reestruturação face ao mercado atual de grande competitividade no segmento textil devido ao processo constante de atualização de equipamentos e metódos de trabalho, estas inovações tecnológicas propiciam ganhos de produtividade e de Know How para as empresas além do que um processo desta invergadura mexe com todo a estrutura do pessoal interno na empresa. A metodologia utilizada foi de levantamento "in loco" ( pesquisa investigativa ) das necessidades de atualização conceitual das práticas produtivas e administrativas antiquadas que estavam em operação. DENTRO DO PROCESSO PRODUTIVO Levantamento das falhas e modificação do sistema de armazenagem de estoques, optando pela filosofia JIT de redução de componentes relacionados como não críticos. Modificação de Lay-Out de entrada da matéria prima no processo reduzindo o percurso do material a ser transportado até a máquina de urdimento dos fio. Criação do sistema de acompahamento diário da produção pela adoção do cartão de produtividade ( kanbam ) Padronização das funções com a criação do programa " registre o que você faz" ojetivando a facilidade de treinar e capacitar futuros colaboradores nas mais difersas funções da tecelagem Criação do Painel dos avisos onde os supervisores e gerentes passariam a deixar por escrito as ordem e os assuntos mais significativos que fossem de interesse geral DENTRO DO PROCESSO MERCADOLÓGICO Adoção e fixação das cores que determinariam o " ser " da empresa Criação e distribuição de uniformes para os colaboradores Criação e registro de uma Logomarca definitiva Elaboração e implantação inicial do Plano de Marketing para o produto nesta nova fase da empresa Os resultados obtidos foram os mais significativos possíveis pois além de proporcionar uma nova concepção na gestão produtiva ainda colaborou infinitamente para a melhoria nas análises estratégicas de posicionamento do produto no mercado e redefinição de seu público alvo bem como nas relações interpessoais dentro da organização sem falar no benefício indireto da melhoria do clima organizacional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T16:59:22Z2005-10-192021-02-15T16:59:22Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7489porMATOS, Marcos Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:48ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA |
title |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA |
spellingShingle |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA MATOS, Marcos Antonio Reorganização Marketing Produção |
title_short |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA |
title_full |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA |
title_fullStr |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA |
title_full_unstemmed |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA |
title_sort |
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA |
author |
MATOS, Marcos Antonio |
author_facet |
MATOS, Marcos Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MATOS, Marcos Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reorganização Marketing Produção |
topic |
Reorganização Marketing Produção |
description |
A indústria Textil Cabar Ltda é de uma tecelagem de tecidos planos tradicional no polo textil de Americana - Sp. Este trabalho tem por objetivo geral sua reestruturação produtiva e administrativa bem como o reposicionamento do seu produto no mercado. Justifica-se esta reestruturação face ao mercado atual de grande competitividade no segmento textil devido ao processo constante de atualização de equipamentos e metódos de trabalho, estas inovações tecnológicas propiciam ganhos de produtividade e de Know How para as empresas além do que um processo desta invergadura mexe com todo a estrutura do pessoal interno na empresa. A metodologia utilizada foi de levantamento "in loco" ( pesquisa investigativa ) das necessidades de atualização conceitual das práticas produtivas e administrativas antiquadas que estavam em operação. DENTRO DO PROCESSO PRODUTIVO Levantamento das falhas e modificação do sistema de armazenagem de estoques, optando pela filosofia JIT de redução de componentes relacionados como não críticos. Modificação de Lay-Out de entrada da matéria prima no processo reduzindo o percurso do material a ser transportado até a máquina de urdimento dos fio. Criação do sistema de acompahamento diário da produção pela adoção do cartão de produtividade ( kanbam ) Padronização das funções com a criação do programa " registre o que você faz" ojetivando a facilidade de treinar e capacitar futuros colaboradores nas mais difersas funções da tecelagem Criação do Painel dos avisos onde os supervisores e gerentes passariam a deixar por escrito as ordem e os assuntos mais significativos que fossem de interesse geral DENTRO DO PROCESSO MERCADOLÓGICO Adoção e fixação das cores que determinariam o " ser " da empresa Criação e distribuição de uniformes para os colaboradores Criação e registro de uma Logomarca definitiva Elaboração e implantação inicial do Plano de Marketing para o produto nesta nova fase da empresa Os resultados obtidos foram os mais significativos possíveis pois além de proporcionar uma nova concepção na gestão produtiva ainda colaborou infinitamente para a melhoria nas análises estratégicas de posicionamento do produto no mercado e redefinição de seu público alvo bem como nas relações interpessoais dentro da organização sem falar no benefício indireto da melhoria do clima organizacional. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-15T16:59:22Z 2021-02-15T16:59:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7489 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771959387619328 |