ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, Maisa Martins Quirilos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ASSIS, Hemir Martins Quirilos, TOSTES, Raimundo Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6732
Resumo: As alterações testiculares em cães constituem um amplo grupo de desordens com impacto sobre a fertilidade e o comportamento sexual dos animais acometidos. No âmbito da clínica médica e reprodução de pequenos animais as alterações testiculares compreendem um grupo dos mais importantes. O conhecimento da prevalência destas alterações bem como de suas características morfológicas é capital para desenvolver estratégias de abordagem de diagnóstico em cães com desordens testiculares e também para estabelecer um perfil epidemiológico destas alterações. É importante que sejam observadas e pesquisadas as alterações testiculares em cães da região de Maringá a fim de reconhecer a sua prevalência e a freqüência. No presente estudo, foram avaliados 106 cães para o estudo de alterações testiculares. Os testículos foram colhidos a partir de amostras encaminhadas ao Laboratório de Anatomia Patológica do CESUMAR. A média de idade dos animais afetados foi de 06 anos de idade. As raças mais acometidas foram Rottweiler, S.R.D. e Pastor alemão. As alterações foram agrupadas em congênitas e adquiridas. Nas adquiridas, agrupadas em alterações degenerativas, inflamatórias, vasculares e neoplásicas. As alterações degenerativas exibiram a maior prevalência 52,8% das alterações adquiridas. As alterações inflamatórias corresponderam a 31,2% das adquiridas e as alterações neoplásicas corresponderam a 14,34%. Dentre as neoplasias, foram encontrados 13 casos de seminoma, 12 casos de sertolioma e 07 casos de leydigocitoma. Os resultados indicam uma alta prevalência de alterações testiculares em cães, afetando, mormente cães adultos a idosos, e em muitos casos, sem evidência clínica e/ou morfológica de disfunção reprodutiva.
id UNICESU -1_9eb672e70cb1b5afb91bd6bac67c160b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6732
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃESTestículoDegeneraçãoNeoplasiaAs alterações testiculares em cães constituem um amplo grupo de desordens com impacto sobre a fertilidade e o comportamento sexual dos animais acometidos. No âmbito da clínica médica e reprodução de pequenos animais as alterações testiculares compreendem um grupo dos mais importantes. O conhecimento da prevalência destas alterações bem como de suas características morfológicas é capital para desenvolver estratégias de abordagem de diagnóstico em cães com desordens testiculares e também para estabelecer um perfil epidemiológico destas alterações. É importante que sejam observadas e pesquisadas as alterações testiculares em cães da região de Maringá a fim de reconhecer a sua prevalência e a freqüência. No presente estudo, foram avaliados 106 cães para o estudo de alterações testiculares. Os testículos foram colhidos a partir de amostras encaminhadas ao Laboratório de Anatomia Patológica do CESUMAR. A média de idade dos animais afetados foi de 06 anos de idade. As raças mais acometidas foram Rottweiler, S.R.D. e Pastor alemão. As alterações foram agrupadas em congênitas e adquiridas. Nas adquiridas, agrupadas em alterações degenerativas, inflamatórias, vasculares e neoplásicas. As alterações degenerativas exibiram a maior prevalência 52,8% das alterações adquiridas. As alterações inflamatórias corresponderam a 31,2% das adquiridas e as alterações neoplásicas corresponderam a 14,34%. Dentre as neoplasias, foram encontrados 13 casos de seminoma, 12 casos de sertolioma e 07 casos de leydigocitoma. Os resultados indicam uma alta prevalência de alterações testiculares em cães, afetando, mormente cães adultos a idosos, e em muitos casos, sem evidência clínica e/ou morfológica de disfunção reprodutiva.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T11:12:50Z2007-10-232021-01-26T11:12:50Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6732porASSIS, Maisa Martins QuirilosASSIS, Hemir Martins QuirilosTOSTES, Raimundo Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-27T06:01:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
title ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
spellingShingle ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
ASSIS, Maisa Martins Quirilos
Testículo
Degeneração
Neoplasia
title_short ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
title_full ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
title_fullStr ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
title_full_unstemmed ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
title_sort ASPECTOS MORFOLÓGICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ALTERAÇÕES TESTICULARES EM CÃES
author ASSIS, Maisa Martins Quirilos
author_facet ASSIS, Maisa Martins Quirilos
ASSIS, Hemir Martins Quirilos
TOSTES, Raimundo Alberto
author_role author
author2 ASSIS, Hemir Martins Quirilos
TOSTES, Raimundo Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSIS, Maisa Martins Quirilos
ASSIS, Hemir Martins Quirilos
TOSTES, Raimundo Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Testículo
Degeneração
Neoplasia
topic Testículo
Degeneração
Neoplasia
description As alterações testiculares em cães constituem um amplo grupo de desordens com impacto sobre a fertilidade e o comportamento sexual dos animais acometidos. No âmbito da clínica médica e reprodução de pequenos animais as alterações testiculares compreendem um grupo dos mais importantes. O conhecimento da prevalência destas alterações bem como de suas características morfológicas é capital para desenvolver estratégias de abordagem de diagnóstico em cães com desordens testiculares e também para estabelecer um perfil epidemiológico destas alterações. É importante que sejam observadas e pesquisadas as alterações testiculares em cães da região de Maringá a fim de reconhecer a sua prevalência e a freqüência. No presente estudo, foram avaliados 106 cães para o estudo de alterações testiculares. Os testículos foram colhidos a partir de amostras encaminhadas ao Laboratório de Anatomia Patológica do CESUMAR. A média de idade dos animais afetados foi de 06 anos de idade. As raças mais acometidas foram Rottweiler, S.R.D. e Pastor alemão. As alterações foram agrupadas em congênitas e adquiridas. Nas adquiridas, agrupadas em alterações degenerativas, inflamatórias, vasculares e neoplásicas. As alterações degenerativas exibiram a maior prevalência 52,8% das alterações adquiridas. As alterações inflamatórias corresponderam a 31,2% das adquiridas e as alterações neoplásicas corresponderam a 14,34%. Dentre as neoplasias, foram encontrados 13 casos de seminoma, 12 casos de sertolioma e 07 casos de leydigocitoma. Os resultados indicam uma alta prevalência de alterações testiculares em cães, afetando, mormente cães adultos a idosos, e em muitos casos, sem evidência clínica e/ou morfológica de disfunção reprodutiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T11:12:50Z
2021-01-26T11:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6732
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771945138520064