A CONSTITUIÇÃO DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO RESUMO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGAGNOLLO, Rubia Mara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MENEGASSI, Renilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6200
Resumo: Esta pesquisa apresenta um relato de experiência acerca da constituição da escrita por meio do gênero textual resumo acadêmico, na formação docente inicial de acadêmicos do 1º ano de Letras (Português Única) da Universidade Estadual de Maringá, na disciplina Linguística I. A partir das concepções de linguagem e de escrita como trabalho abordadas por Vygostky (1988), Bakhtin/Volochinov (1992) e Bakhtin (2003), inseridas na perspectiva sócio-interacionista de linguagem, também da noção de gêneros textuais, realizou-se um estudo comparativo com a produção do gênero escolhido, observando o processo de escrita de um aluno, como mostra representativa do todo, analisando as produções e mostrando as interferências do mediador em sala de aula na correção e as modificações realizadas pelo aluno após receber seu texto com anotações. Com o emprego da abordagem de natureza qualitativa-interpretativa, as produções foram analisadas, comparando-se a versão original do texto produzido pelo aluno com a versão corrigida e entregue à professora, a fim de observar a importância da revisão, da correção e da reescrita na produção textual em sala de aula. Com as análises, demonstramos as diferenças existentes na constituição da escrita, no processo de formação docente, expondo as etapas que permearam a produção do gênero e percebendo como a mediação interfere. O mediador, neste processo, teve um papel fundamental, pois, percebeu-se que, com as considerações e correções realizadas por ele, o texto do aluno sofreu modificações significativas não apenas no quesito estrutural, mas também composicional, contribuindo para o resultado final da escrita. Acredita-se ser necessário o trabalho em parceria entre professor e aluno para que haja um diálogo por meio do texto e para que o aluno consiga se tornar autor da própria produção. A pesquisa é conduzida junto ao Grupo de Pesquisa “Interação e Escrita” (UEM/CNPq).
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