A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri, Rafaela Arienti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Solange Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1642
Resumo: O trabalho em questão foi desenvolvido compreendo a película O bebê de Rosemary, lançado pela Paramount Pictures em 1968 e dirigido por Roman Polanski, enquanto um documento passível de análise histórica, bem como enquanto portador de representações de uma determinada realidade social permeada por suas visões de mundo. Em função de tal percepção utilizou-se as análises de Roger Chartier (2002a, 2002b) e Marcos Napolitano (2008). O filme em questão, do gênero do terror, narra a história do casal Rosemary (Mia Farrow) e Guy (John Cassavetes) Woodhouse que se muda para um apartamento no edifício Bramford e tem contato com uma seita satânica que faz de Rosemary a mortal que carregou no ventre o filho de Satã. Para a compreensão das especificidades técnicas que envolvem tal documento e, portanto, enquanto aportes metodológicos, partiu-se de Jean-Claude Carrièrre (2006) e Anne Goliot-Lété e Francis Vanoye (1994). Por sua vez, para a análise das representações visualizadas na narrativa e em prol de sua percepção dentro do âmbito da História das Religiões, partiu-se de Mircea Eliade (1992, 1999) e suas definições de “sagrado” e “profano”, bem como de Jean Delumeau (1989), Robert Mandrou (1979), Margaret Murray (2009) e Keith Thomas (1991).
id UNICESU -1_a1946ce1b5892c9bceadc5a9f781e442
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1642
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)RepresentaçãoHistória das ReligiõesCinemaO trabalho em questão foi desenvolvido compreendo a película O bebê de Rosemary, lançado pela Paramount Pictures em 1968 e dirigido por Roman Polanski, enquanto um documento passível de análise histórica, bem como enquanto portador de representações de uma determinada realidade social permeada por suas visões de mundo. Em função de tal percepção utilizou-se as análises de Roger Chartier (2002a, 2002b) e Marcos Napolitano (2008). O filme em questão, do gênero do terror, narra a história do casal Rosemary (Mia Farrow) e Guy (John Cassavetes) Woodhouse que se muda para um apartamento no edifício Bramford e tem contato com uma seita satânica que faz de Rosemary a mortal que carregou no ventre o filho de Satã. Para a compreensão das especificidades técnicas que envolvem tal documento e, portanto, enquanto aportes metodológicos, partiu-se de Jean-Claude Carrièrre (2006) e Anne Goliot-Lété e Francis Vanoye (1994). Por sua vez, para a análise das representações visualizadas na narrativa e em prol de sua percepção dentro do âmbito da História das Religiões, partiu-se de Mircea Eliade (1992, 1999) e suas definições de “sagrado” e “profano”, bem como de Jean Delumeau (1989), Robert Mandrou (1979), Margaret Murray (2009) e Keith Thomas (1991).Unicesumar2019-08-14T18:13:19Z2019-08-14T18:13:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1642otherBarbieri, Rafaela ArientiAndrade, Solange Ramos dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:34Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:38.503Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
title A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
spellingShingle A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
Barbieri, Rafaela Arienti
Representação
História das Religiões
Cinema
title_short A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
title_full A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
title_fullStr A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
title_full_unstemmed A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
title_sort A FIGURA DO ANTICRISTO NA DÉCADA DE 1960 POR MEIO DO FILME O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
author Barbieri, Rafaela Arienti
author_facet Barbieri, Rafaela Arienti
Andrade, Solange Ramos de
author_role author
author2 Andrade, Solange Ramos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri, Rafaela Arienti
Andrade, Solange Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
História das Religiões
Cinema
topic Representação
História das Religiões
Cinema
dc.description.none.fl_txt_mv O trabalho em questão foi desenvolvido compreendo a película O bebê de Rosemary, lançado pela Paramount Pictures em 1968 e dirigido por Roman Polanski, enquanto um documento passível de análise histórica, bem como enquanto portador de representações de uma determinada realidade social permeada por suas visões de mundo. Em função de tal percepção utilizou-se as análises de Roger Chartier (2002a, 2002b) e Marcos Napolitano (2008). O filme em questão, do gênero do terror, narra a história do casal Rosemary (Mia Farrow) e Guy (John Cassavetes) Woodhouse que se muda para um apartamento no edifício Bramford e tem contato com uma seita satânica que faz de Rosemary a mortal que carregou no ventre o filho de Satã. Para a compreensão das especificidades técnicas que envolvem tal documento e, portanto, enquanto aportes metodológicos, partiu-se de Jean-Claude Carrièrre (2006) e Anne Goliot-Lété e Francis Vanoye (1994). Por sua vez, para a análise das representações visualizadas na narrativa e em prol de sua percepção dentro do âmbito da História das Religiões, partiu-se de Mircea Eliade (1992, 1999) e suas definições de “sagrado” e “profano”, bem como de Jean Delumeau (1989), Robert Mandrou (1979), Margaret Murray (2009) e Keith Thomas (1991).
description O trabalho em questão foi desenvolvido compreendo a película O bebê de Rosemary, lançado pela Paramount Pictures em 1968 e dirigido por Roman Polanski, enquanto um documento passível de análise histórica, bem como enquanto portador de representações de uma determinada realidade social permeada por suas visões de mundo. Em função de tal percepção utilizou-se as análises de Roger Chartier (2002a, 2002b) e Marcos Napolitano (2008). O filme em questão, do gênero do terror, narra a história do casal Rosemary (Mia Farrow) e Guy (John Cassavetes) Woodhouse que se muda para um apartamento no edifício Bramford e tem contato com uma seita satânica que faz de Rosemary a mortal que carregou no ventre o filho de Satã. Para a compreensão das especificidades técnicas que envolvem tal documento e, portanto, enquanto aportes metodológicos, partiu-se de Jean-Claude Carrièrre (2006) e Anne Goliot-Lété e Francis Vanoye (1994). Por sua vez, para a análise das representações visualizadas na narrativa e em prol de sua percepção dentro do âmbito da História das Religiões, partiu-se de Mircea Eliade (1992, 1999) e suas definições de “sagrado” e “profano”, bem como de Jean Delumeau (1989), Robert Mandrou (1979), Margaret Murray (2009) e Keith Thomas (1991).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T18:13:19Z
2019-08-14T18:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1642
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1642
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948594331844608