O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6909 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender o processo formativo dos professores que atuam no ensino médio nas disciplinas de Química, Física e Biologia na região de cobertura do Núcleo Regional de Educação da cidade de Cascavel, PR, e apresenta também a realidade de atuação destes professores. Teve, na sua pesquisa de campo, dois momentos distintos: uma aplicação de questionário a todos os professores das disciplinas discutidas, em todas as escolas sob a supervisão do Núcleo de Educação citado e, num segundo momento, uma entrevista com um professor de cada um dos 18 municípios que compreendem a região. Os resultados encontrados apresentam uma realidade de sérios problemas de formação destes professores assim como um complexo quadro de atuação, não condizente, em muitos casos, com a formação inicial. Tais situações apontam para a necessidade de que novas perspectivas sejam adotadas nos cursos de formação de professores das áreas abordadas pela pesquisa; que urgentes encaminhamentos sejam dados para suprir as deficiências de formação daqueles que hoje atuam em sala de aula na região nestas disciplinas, e que se busque adequar a atuação dos professores em conformidade com a sua área de formação ou, enquanto a realidade dos professores que atuam em áreas distintas daquela de sua formação se mantiver, sejam implementados cursos de capacitação para os mesmos. |
id |
UNICESU -1_a213c326058f2d17c9401dc9b21d78e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6909 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃOEnsino de ciênciasEnsino médioFormação de professoresPerfil profissionalO presente trabalho busca compreender o processo formativo dos professores que atuam no ensino médio nas disciplinas de Química, Física e Biologia na região de cobertura do Núcleo Regional de Educação da cidade de Cascavel, PR, e apresenta também a realidade de atuação destes professores. Teve, na sua pesquisa de campo, dois momentos distintos: uma aplicação de questionário a todos os professores das disciplinas discutidas, em todas as escolas sob a supervisão do Núcleo de Educação citado e, num segundo momento, uma entrevista com um professor de cada um dos 18 municípios que compreendem a região. Os resultados encontrados apresentam uma realidade de sérios problemas de formação destes professores assim como um complexo quadro de atuação, não condizente, em muitos casos, com a formação inicial. Tais situações apontam para a necessidade de que novas perspectivas sejam adotadas nos cursos de formação de professores das áreas abordadas pela pesquisa; que urgentes encaminhamentos sejam dados para suprir as deficiências de formação daqueles que hoje atuam em sala de aula na região nestas disciplinas, e que se busque adequar a atuação dos professores em conformidade com a sua área de formação ou, enquanto a realidade dos professores que atuam em áreas distintas daquela de sua formação se mantiver, sejam implementados cursos de capacitação para os mesmos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T18:34:35Z2007-09-232021-01-28T18:34:35Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6909porMALACARNE, Vilmar Malacarninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:11ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO |
title |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO |
spellingShingle |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO MALACARNE, Vilmar Malacarn Ensino de ciências Ensino médio Formação de professores Perfil profissional |
title_short |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO |
title_full |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO |
title_fullStr |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO |
title_sort |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO |
author |
MALACARNE, Vilmar Malacarn |
author_facet |
MALACARNE, Vilmar Malacarn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MALACARNE, Vilmar Malacarn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino médio Formação de professores Perfil profissional |
topic |
Ensino de ciências Ensino médio Formação de professores Perfil profissional |
description |
O presente trabalho busca compreender o processo formativo dos professores que atuam no ensino médio nas disciplinas de Química, Física e Biologia na região de cobertura do Núcleo Regional de Educação da cidade de Cascavel, PR, e apresenta também a realidade de atuação destes professores. Teve, na sua pesquisa de campo, dois momentos distintos: uma aplicação de questionário a todos os professores das disciplinas discutidas, em todas as escolas sob a supervisão do Núcleo de Educação citado e, num segundo momento, uma entrevista com um professor de cada um dos 18 municípios que compreendem a região. Os resultados encontrados apresentam uma realidade de sérios problemas de formação destes professores assim como um complexo quadro de atuação, não condizente, em muitos casos, com a formação inicial. Tais situações apontam para a necessidade de que novas perspectivas sejam adotadas nos cursos de formação de professores das áreas abordadas pela pesquisa; que urgentes encaminhamentos sejam dados para suprir as deficiências de formação daqueles que hoje atuam em sala de aula na região nestas disciplinas, e que se busque adequar a atuação dos professores em conformidade com a sua área de formação ou, enquanto a realidade dos professores que atuam em áreas distintas daquela de sua formação se mantiver, sejam implementados cursos de capacitação para os mesmos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-23 2007-10-23 2021-01-28T18:34:35Z 2021-01-28T18:34:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6909 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771968507084800 |