SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Gabrieli Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FINGE, Aline, OLHER, Vanessa Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3707
Resumo: Zea mays é uma gramínea pertencente á família Poacea. Conhecida e comercializadas como milho, a Zea mays representa a segunda maior cultura agrícola brasileira, destacando-se o estado do Paraná como o segundo maior produtor de milho. Para o referido estado estima-se a produção de 3 milhões de toneladas para a safra 2018/2019, sendo que a maior parte da produção de milho é destinada a produção de alimentação animal. No entanto, a demanda mundial de milho vem crescendo exponencialmente, principalmente devido ao aumento da produção de carnes e combustíveis. Desta forma, a busca por compostos que possam aumentar a produção e diminuir o tempo de cultivo dessas culturas tem sido alvo de diversas áreas da ciência. Neste sentindo as hidrazonas e N-acilhidrazonas representam uma classe de compostos sintéticos com ampla versatilidade de aplicações. Atividades farmacológicas como a antitumoral, antiviral, antituberculose entre outras, já foram relatadas para estes compostos. Entretanto, o estudo sobre os efeitos dessa classe de compostos em plantas é escasso na literatura, porém, na década de 60 alguns efeitos de inseticida e estimulante de crescimento foram relatados. Nesse sentido, os objetivos desse trabalho são concentrados na síntese de hidrazonas e N-acilidrazonas derivadas dos aldeídos: vanilina, siringaldeído, furfuraldeído e benzaldeído e avaliação dos parâmetros biométricos e avaliação dos efeitos biológicos dos compostos sintetizados em plantas de Zea mays. Os compostos foram obtidos mediante a reação dos aldeídos com hidrato de hidrazina para a obtenção de hidrazonas e benzoidrazida para a síntese de N-acilhidrazonas.
id UNICESU -1_a2428d761a7e06acbe99b414f9db4a1e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3707
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYSCrescimentoCultivoEfeitos biológicosMilhoZea mays é uma gramínea pertencente á família Poacea. Conhecida e comercializadas como milho, a Zea mays representa a segunda maior cultura agrícola brasileira, destacando-se o estado do Paraná como o segundo maior produtor de milho. Para o referido estado estima-se a produção de 3 milhões de toneladas para a safra 2018/2019, sendo que a maior parte da produção de milho é destinada a produção de alimentação animal. No entanto, a demanda mundial de milho vem crescendo exponencialmente, principalmente devido ao aumento da produção de carnes e combustíveis. Desta forma, a busca por compostos que possam aumentar a produção e diminuir o tempo de cultivo dessas culturas tem sido alvo de diversas áreas da ciência. Neste sentindo as hidrazonas e N-acilhidrazonas representam uma classe de compostos sintéticos com ampla versatilidade de aplicações. Atividades farmacológicas como a antitumoral, antiviral, antituberculose entre outras, já foram relatadas para estes compostos. Entretanto, o estudo sobre os efeitos dessa classe de compostos em plantas é escasso na literatura, porém, na década de 60 alguns efeitos de inseticida e estimulante de crescimento foram relatados. Nesse sentido, os objetivos desse trabalho são concentrados na síntese de hidrazonas e N-acilidrazonas derivadas dos aldeídos: vanilina, siringaldeído, furfuraldeído e benzaldeído e avaliação dos parâmetros biométricos e avaliação dos efeitos biológicos dos compostos sintetizados em plantas de Zea mays. Os compostos foram obtidos mediante a reação dos aldeídos com hidrato de hidrazina para a obtenção de hidrazonas e benzoidrazida para a síntese de N-acilhidrazonas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-02T11:38:49Z2020-01-02T11:38:49Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3707porMOREIRA, Gabrieli AlmeidaFINGE, AlineOLHER, Vanessa Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:21:28ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
title SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
spellingShingle SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
MOREIRA, Gabrieli Almeida
Crescimento
Cultivo
Efeitos biológicos
Milho
title_short SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
title_full SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
title_fullStr SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
title_full_unstemmed SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
title_sort SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
author MOREIRA, Gabrieli Almeida
author_facet MOREIRA, Gabrieli Almeida
FINGE, Aline
OLHER, Vanessa Guimarães
author_role author
author2 FINGE, Aline
OLHER, Vanessa Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Gabrieli Almeida
FINGE, Aline
OLHER, Vanessa Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento
Cultivo
Efeitos biológicos
Milho
topic Crescimento
Cultivo
Efeitos biológicos
Milho
description Zea mays é uma gramínea pertencente á família Poacea. Conhecida e comercializadas como milho, a Zea mays representa a segunda maior cultura agrícola brasileira, destacando-se o estado do Paraná como o segundo maior produtor de milho. Para o referido estado estima-se a produção de 3 milhões de toneladas para a safra 2018/2019, sendo que a maior parte da produção de milho é destinada a produção de alimentação animal. No entanto, a demanda mundial de milho vem crescendo exponencialmente, principalmente devido ao aumento da produção de carnes e combustíveis. Desta forma, a busca por compostos que possam aumentar a produção e diminuir o tempo de cultivo dessas culturas tem sido alvo de diversas áreas da ciência. Neste sentindo as hidrazonas e N-acilhidrazonas representam uma classe de compostos sintéticos com ampla versatilidade de aplicações. Atividades farmacológicas como a antitumoral, antiviral, antituberculose entre outras, já foram relatadas para estes compostos. Entretanto, o estudo sobre os efeitos dessa classe de compostos em plantas é escasso na literatura, porém, na década de 60 alguns efeitos de inseticida e estimulante de crescimento foram relatados. Nesse sentido, os objetivos desse trabalho são concentrados na síntese de hidrazonas e N-acilidrazonas derivadas dos aldeídos: vanilina, siringaldeído, furfuraldeído e benzaldeído e avaliação dos parâmetros biométricos e avaliação dos efeitos biológicos dos compostos sintetizados em plantas de Zea mays. Os compostos foram obtidos mediante a reação dos aldeídos com hidrato de hidrazina para a obtenção de hidrazonas e benzoidrazida para a síntese de N-acilhidrazonas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T11:38:49Z
2020-01-02T11:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3707
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771947020713984