IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Adali Camila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caporali, Helena Munhoz da Rocha, Santos, Carolina Arnaut dos, Macuch, Regiane, Bernuci, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1833
Resumo: A imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está disponível no Brasil desde 2014 para a população feminina de 9 a 13 anos. A vacina quadrivalente cobre os subtipos virais 6,11, 16 e 18, responsáveis por algumas patologias, entre elas verrugas genitais e câncer do colo do útero. Ao refletir sobre o conhecimento do público alvo acerca do vírus, seus meios de contaminação e prevenção, foi realizado estudo descritivo, do tipo transversal, envolvendo 230 adolescentes do sexo feminino do 9º ano em 9 Escolas Estaduais no Município de Maringá. Realizou-se análise descritiva dos dados obtidos para avaliar as relações entre fatores sociodemográficos, conhecimento das jovens sobre os temas HPV, saúde pessoal e a adesão vacina. A maioria das adolescentes reconhece o HPV como um vírus e considera que sua transmissão ocorre durante a relação sexual sem preservativo. Das adolescentes que tomaram a vacina, 50% afirmou que o fez por ordem dos pais, o que demonstra a importância da influência parental na tomada de decisões quanto à imunização. Mesmo conhecendo a natureza viral do HPV e sua relação direta com o sexo desprotegido 48% das adolescentes acredita que somente mulheres podem se infectar com o HPV, o que levanta a preocupação quanto ao desconhecimento do papel do homem na transmissão viral. Diante dos resultados conclui-se que o conhecimento sobre o patógeno é de fundamental importância, no entanto, não é suficiente para que as adolescentes adotem a profilaxia adequada que reduziria a incidência de câncer de colo de útero e verrugas genitais.
id UNICESU -1_a349539c452dd3f674ca4f246e74ba96
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1833
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTEScâncer do colo do úteroconhecimentoimunizaçãopapiloma vírus humanovacinaçãoA imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está disponível no Brasil desde 2014 para a população feminina de 9 a 13 anos. A vacina quadrivalente cobre os subtipos virais 6,11, 16 e 18, responsáveis por algumas patologias, entre elas verrugas genitais e câncer do colo do útero. Ao refletir sobre o conhecimento do público alvo acerca do vírus, seus meios de contaminação e prevenção, foi realizado estudo descritivo, do tipo transversal, envolvendo 230 adolescentes do sexo feminino do 9º ano em 9 Escolas Estaduais no Município de Maringá. Realizou-se análise descritiva dos dados obtidos para avaliar as relações entre fatores sociodemográficos, conhecimento das jovens sobre os temas HPV, saúde pessoal e a adesão vacina. A maioria das adolescentes reconhece o HPV como um vírus e considera que sua transmissão ocorre durante a relação sexual sem preservativo. Das adolescentes que tomaram a vacina, 50% afirmou que o fez por ordem dos pais, o que demonstra a importância da influência parental na tomada de decisões quanto à imunização. Mesmo conhecendo a natureza viral do HPV e sua relação direta com o sexo desprotegido 48% das adolescentes acredita que somente mulheres podem se infectar com o HPV, o que levanta a preocupação quanto ao desconhecimento do papel do homem na transmissão viral. Diante dos resultados conclui-se que o conhecimento sobre o patógeno é de fundamental importância, no entanto, não é suficiente para que as adolescentes adotem a profilaxia adequada que reduziria a incidência de câncer de colo de útero e verrugas genitais.Unicesumar2019-08-19T16:31:52Z2019-08-19T16:31:52Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1833otherAlves, Adali CamilaCaporali, Helena Munhoz da RochaSantos, Carolina Arnaut dosMacuch, RegianeBernuci, Marcelo Picininreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:09.953Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
title IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
spellingShingle IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
Alves, Adali Camila
câncer do colo do útero
conhecimento
imunização
papiloma vírus humano
vacinação
title_short IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
title_full IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
title_fullStr IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
title_full_unstemmed IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
title_sort IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES ENVOLVIDOS NA ADESÃO DA VACINA CONTRA O HPV PELAS ADOLESCENTES
author Alves, Adali Camila
author_facet Alves, Adali Camila
Caporali, Helena Munhoz da Rocha
Santos, Carolina Arnaut dos
Macuch, Regiane
Bernuci, Marcelo Picinin
author_role author
author2 Caporali, Helena Munhoz da Rocha
Santos, Carolina Arnaut dos
Macuch, Regiane
Bernuci, Marcelo Picinin
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Adali Camila
Caporali, Helena Munhoz da Rocha
Santos, Carolina Arnaut dos
Macuch, Regiane
Bernuci, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv câncer do colo do útero
conhecimento
imunização
papiloma vírus humano
vacinação
topic câncer do colo do útero
conhecimento
imunização
papiloma vírus humano
vacinação
dc.description.none.fl_txt_mv A imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está disponível no Brasil desde 2014 para a população feminina de 9 a 13 anos. A vacina quadrivalente cobre os subtipos virais 6,11, 16 e 18, responsáveis por algumas patologias, entre elas verrugas genitais e câncer do colo do útero. Ao refletir sobre o conhecimento do público alvo acerca do vírus, seus meios de contaminação e prevenção, foi realizado estudo descritivo, do tipo transversal, envolvendo 230 adolescentes do sexo feminino do 9º ano em 9 Escolas Estaduais no Município de Maringá. Realizou-se análise descritiva dos dados obtidos para avaliar as relações entre fatores sociodemográficos, conhecimento das jovens sobre os temas HPV, saúde pessoal e a adesão vacina. A maioria das adolescentes reconhece o HPV como um vírus e considera que sua transmissão ocorre durante a relação sexual sem preservativo. Das adolescentes que tomaram a vacina, 50% afirmou que o fez por ordem dos pais, o que demonstra a importância da influência parental na tomada de decisões quanto à imunização. Mesmo conhecendo a natureza viral do HPV e sua relação direta com o sexo desprotegido 48% das adolescentes acredita que somente mulheres podem se infectar com o HPV, o que levanta a preocupação quanto ao desconhecimento do papel do homem na transmissão viral. Diante dos resultados conclui-se que o conhecimento sobre o patógeno é de fundamental importância, no entanto, não é suficiente para que as adolescentes adotem a profilaxia adequada que reduziria a incidência de câncer de colo de útero e verrugas genitais.
description A imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está disponível no Brasil desde 2014 para a população feminina de 9 a 13 anos. A vacina quadrivalente cobre os subtipos virais 6,11, 16 e 18, responsáveis por algumas patologias, entre elas verrugas genitais e câncer do colo do útero. Ao refletir sobre o conhecimento do público alvo acerca do vírus, seus meios de contaminação e prevenção, foi realizado estudo descritivo, do tipo transversal, envolvendo 230 adolescentes do sexo feminino do 9º ano em 9 Escolas Estaduais no Município de Maringá. Realizou-se análise descritiva dos dados obtidos para avaliar as relações entre fatores sociodemográficos, conhecimento das jovens sobre os temas HPV, saúde pessoal e a adesão vacina. A maioria das adolescentes reconhece o HPV como um vírus e considera que sua transmissão ocorre durante a relação sexual sem preservativo. Das adolescentes que tomaram a vacina, 50% afirmou que o fez por ordem dos pais, o que demonstra a importância da influência parental na tomada de decisões quanto à imunização. Mesmo conhecendo a natureza viral do HPV e sua relação direta com o sexo desprotegido 48% das adolescentes acredita que somente mulheres podem se infectar com o HPV, o que levanta a preocupação quanto ao desconhecimento do papel do homem na transmissão viral. Diante dos resultados conclui-se que o conhecimento sobre o patógeno é de fundamental importância, no entanto, não é suficiente para que as adolescentes adotem a profilaxia adequada que reduziria a incidência de câncer de colo de útero e verrugas genitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T16:31:52Z
2019-08-19T16:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1833
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1833
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639314706432