A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CATANIO, Raiza Eloa Brambilla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PAULICHI, Jaqueline da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1497
Resumo: Por muito tempo a violência contra a mulher foi invisibilizada pelo Direito Brasileiro. A influência da sociedade patriarcal vivida durante séculos em todo o mundo refletiu no papel da mulher no meio em que vivia, e a forma como era vista por todos. O esforço tido para preservar a ideia de superioridade do homem, elevou os níveis de desigualdade entre os sexos, sendo o feminino associado ao conceito de fragilidade, submissão, vulnerabilidade e incapacidade para sobressair-se nos mais variados meios. Diante de tal realidade, era comum ver inúmeras brechas no Direito que viabilizavam a legitimação de crimes contra o sexo feminino. Desde a década de 80, nota-se a atuação de movimentos que buscam igualar os gêneros e dar visibilidade a mulher, podendo esta ter a dignidade humana que lhe é prevista e buscar seus direitos. Como exemplo máximo de conquista desses movimentos, tem-se a Lei Maria da Penha, destinada a proteção da mulher no âmbito doméstico e nas relações afetivas, bem como a Lei Carolina Dieckman, que visa preservar a integridade feminina contra a violência virtual, atualmente comum, visto o fácil acesso à internet e redes sociais. Objetivando expor a atual realidade feminina, o presente trabalho surge, por meio de pesquisas, consultas às leis e outros dados relevantes.
id UNICESU -1_a3979b0e2a76160a42a5dce9b3d96eb2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1497
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITOCiberviolênciaPor muito tempo a violência contra a mulher foi invisibilizada pelo Direito Brasileiro. A influência da sociedade patriarcal vivida durante séculos em todo o mundo refletiu no papel da mulher no meio em que vivia, e a forma como era vista por todos. O esforço tido para preservar a ideia de superioridade do homem, elevou os níveis de desigualdade entre os sexos, sendo o feminino associado ao conceito de fragilidade, submissão, vulnerabilidade e incapacidade para sobressair-se nos mais variados meios. Diante de tal realidade, era comum ver inúmeras brechas no Direito que viabilizavam a legitimação de crimes contra o sexo feminino. Desde a década de 80, nota-se a atuação de movimentos que buscam igualar os gêneros e dar visibilidade a mulher, podendo esta ter a dignidade humana que lhe é prevista e buscar seus direitos. Como exemplo máximo de conquista desses movimentos, tem-se a Lei Maria da Penha, destinada a proteção da mulher no âmbito doméstico e nas relações afetivas, bem como a Lei Carolina Dieckman, que visa preservar a integridade feminina contra a violência virtual, atualmente comum, visto o fácil acesso à internet e redes sociais. Objetivando expor a atual realidade feminina, o presente trabalho surge, por meio de pesquisas, consultas às leis e outros dados relevantes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T17:48:21Z2019-08-13T17:48:21Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1497porCATANIO, Raiza Eloa BrambillaPAULICHI, Jaqueline da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:24:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
title A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
spellingShingle A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
CATANIO, Raiza Eloa Brambilla
Ciberviolência
title_short A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
title_full A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
title_fullStr A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
title_full_unstemmed A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
title_sort A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO
author CATANIO, Raiza Eloa Brambilla
author_facet CATANIO, Raiza Eloa Brambilla
PAULICHI, Jaqueline da Silva
author_role author
author2 PAULICHI, Jaqueline da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CATANIO, Raiza Eloa Brambilla
PAULICHI, Jaqueline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberviolência
topic Ciberviolência
description Por muito tempo a violência contra a mulher foi invisibilizada pelo Direito Brasileiro. A influência da sociedade patriarcal vivida durante séculos em todo o mundo refletiu no papel da mulher no meio em que vivia, e a forma como era vista por todos. O esforço tido para preservar a ideia de superioridade do homem, elevou os níveis de desigualdade entre os sexos, sendo o feminino associado ao conceito de fragilidade, submissão, vulnerabilidade e incapacidade para sobressair-se nos mais variados meios. Diante de tal realidade, era comum ver inúmeras brechas no Direito que viabilizavam a legitimação de crimes contra o sexo feminino. Desde a década de 80, nota-se a atuação de movimentos que buscam igualar os gêneros e dar visibilidade a mulher, podendo esta ter a dignidade humana que lhe é prevista e buscar seus direitos. Como exemplo máximo de conquista desses movimentos, tem-se a Lei Maria da Penha, destinada a proteção da mulher no âmbito doméstico e nas relações afetivas, bem como a Lei Carolina Dieckman, que visa preservar a integridade feminina contra a violência virtual, atualmente comum, visto o fácil acesso à internet e redes sociais. Objetivando expor a atual realidade feminina, o presente trabalho surge, por meio de pesquisas, consultas às leis e outros dados relevantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T17:48:21Z
2019-08-13T17:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1497
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771952610672640