O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GANEM, Keila Mary Gabriel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260
Resumo: Quando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades.
id UNICESU -1_a431b107d77db1875a12313e4b3f7c53
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7260
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIAStressAcadêmicos de odontologiaPsiconeuroimunologiaQuando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-05T13:13:21Z2005-10-192021-02-05T13:13:21Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260porGANEM, Keila Mary Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-06T06:01:51ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
spellingShingle O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
GANEM, Keila Mary Gabriel
Stress
Acadêmicos de odontologia
Psiconeuroimunologia
title_short O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_full O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_fullStr O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_full_unstemmed O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_sort O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
author GANEM, Keila Mary Gabriel
author_facet GANEM, Keila Mary Gabriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GANEM, Keila Mary Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
Acadêmicos de odontologia
Psiconeuroimunologia
topic Stress
Acadêmicos de odontologia
Psiconeuroimunologia
description Quando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-05T13:13:21Z
2021-02-05T13:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929042878464