O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260 |
Resumo: | Quando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades. |
id |
UNICESU -1_a431b107d77db1875a12313e4b3f7c53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7260 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIAStressAcadêmicos de odontologiaPsiconeuroimunologiaQuando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-05T13:13:21Z2005-10-192021-02-05T13:13:21Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260porGANEM, Keila Mary Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-06T06:01:51ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
spellingShingle |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA GANEM, Keila Mary Gabriel Stress Acadêmicos de odontologia Psiconeuroimunologia |
title_short |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_full |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_fullStr |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_full_unstemmed |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_sort |
O STRESS E O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
author |
GANEM, Keila Mary Gabriel |
author_facet |
GANEM, Keila Mary Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GANEM, Keila Mary Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stress Acadêmicos de odontologia Psiconeuroimunologia |
topic |
Stress Acadêmicos de odontologia Psiconeuroimunologia |
description |
Quando o homem se depara com as conseqüências desagradáveis ao ultrapassar os limites físicos e psíquicos do organismo até a completa exaustão, ele é capaz de escolher de que forma agirá diante desta situação, dependendo de sua capacidade em entender os revezes da vida. Quando esta compreensão não é alcançada, o homem pode vivenciar episódios de stress. A proposta deste trabalho, é verificar as diferenças de níveis de stress que apresentam os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Odontologia, que estejam atendendo pacientes ambulatoriais de uma instituição de ensino superior de uma grande cidade do Estado do Paraná. Com o suporte teórico obtido da revisão de literatura, procedeu-se à aplicação dos instrumentos, Questionário Sócio-demográfico e o LSS/VAS – Lista de Sintomas do Stress, para a população alvo, que foi submetido a uma avaliação estatística. Esta análise procurou verificar o nível geral de stress da amostra total de 166 acadêmicos do curso de Odontologia; verificar o nível de stress dos acadêmicos do ano letivo de 2003 com o ano letivo de 2004; comparar o nível de stress dos acadêmicos da 3ª série com os da 4ª série, analisar a relação entre os níveis de stress da amostra total e dos grupos específicos com as variáveis sócio demográficas; identificar os sintomas mais e menos freqüentes de stress na amostra total e nos subgrupos; verificar em quais dimensões (fisiológica, emocional, cognitiva e social), se concentra o maior nível de stress dos acadêmicos, na perspectiva da amostra total e nos subgrupos. Os resultados apontaram que, não houve diferença significativa nos níveis de stress no ano letivo de 2003, porém houve diferença significativa dos níveis de stress para o ano letivo de 2004, quando ocorreram mudanças nos procedimentos educacionais no curso de Odontologia. A 3ª série de 2004 apresentou os maiores níveis de stress. A dimensão do stress que foi considerada mais significativa foi a emocional e na seqüência a cognitiva. A emoção pode estar dissociada do dia a dia das pessoas, deve sim, ser compreendida e trabalhada individual e coletivamente, para que sejam desenvolvidas ações que encontrem em si soluções plausíveis para situações de conflito, seja ele interno, seja externo. Estudos mais aprofundados, são essenciais, para a compreensão do stress nas comunidades. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-05T13:13:21Z 2021-02-05T13:13:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771929042878464 |