EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO ÁS PESSOAS QUE VIVENCIAM O CÂNCER: O LAZER COMO ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4781 |
Resumo: | Considerando o impacto da doença oncológica na qualidade de vida, o objetivo deste estudo é conhecer as mudanças que ocorreram na vida das pessoas após a descoberta do câncer e propor atividades educativas de lazer para impactar de forma positiva no enfrentamento da doença e qualidade de vida. Este estudo trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa- ação, o qual os participantes serão convidados a participar do estudo e todas as informações de esclarecimento serão oferecidas para posterior obtenção do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Faz parte do projeto de pesquisa docente Projeto de Educação para a Saúde, está vinculado ao grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Integralidade e Saúde e será executado como trabalho de conclusão de curso. Será utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi- estruturada composta por 5 perguntas relativas aos dados de identificação e 5 perguntas sobre a vivência com a doença e após esta entrevista será conduzida uma entrevista estruturada por meio do formulário de Qualidade de Vida – SF 36. Posteriormente, serão elencados os temas geradores propostos por Freire (1987), permitindo a elaboração da ação educativa, que será conduzida pela dialogicidade (FREIRE, 1996), através de dinâmicas e técnicas adequadas para esse fim. Espera-se identificar a qualidade de vida das pessoas que vivenciam o câncer e a relação com o lazer, permitindo executar ações educativas e de lazer. |
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