FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Gislaine
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Valéria, Cagni, Gilsemara dos Santos, Takemoto, Ricardo Massato, Lizama, Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1273
Resumo: Ecossistemas aquáticos tropicais são um dos ambientes mais vulneráveis da Terra, enfrentando crescentes pressões advindas das atividades antropogênicas cada vez mais significativas, que resultam em poluição e degradação ambiental. Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto gerado por defensivos depositados no rio pela ação antrópica, por meio da utilização de peixes como bioindicadores. O estudo será realizado no rio Pirapó, que abastece, entre outras cidades, o município de Maringá no Estado do Paraná, no qual possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.096,86 km². Serão utilizados espécimes de Astyanax lacustres, conhecido popularmente como lambari. Os espécimes serão coletados ao longo da bacia do rio Pirapó que passa pelo município de Maringá, desde a nascente até a cidade de Santa Fé, utilizando-se de diversos artefatos de pesca, com a periodicidade trimestral. Para o estudo da relação parasita- hospedeiro, bem como desta relação com os diferentes locais de amostragem, serão utilizadas analises estatísticas não paramétricas. Análises físico-químicas da água serão realizadas para auxiliar no estudo destas relações e para tornar possível o monitoramento da contaminação por agrotóxicos no local.
id UNICESU -1_a4da89cf4e263e0c3a89f19ce646ca87
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1273
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASILPeixesbioindicadoresparasitasdefensivos agrícolasEcossistemas aquáticos tropicais são um dos ambientes mais vulneráveis da Terra, enfrentando crescentes pressões advindas das atividades antropogênicas cada vez mais significativas, que resultam em poluição e degradação ambiental. Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto gerado por defensivos depositados no rio pela ação antrópica, por meio da utilização de peixes como bioindicadores. O estudo será realizado no rio Pirapó, que abastece, entre outras cidades, o município de Maringá no Estado do Paraná, no qual possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.096,86 km². Serão utilizados espécimes de Astyanax lacustres, conhecido popularmente como lambari. Os espécimes serão coletados ao longo da bacia do rio Pirapó que passa pelo município de Maringá, desde a nascente até a cidade de Santa Fé, utilizando-se de diversos artefatos de pesca, com a periodicidade trimestral. Para o estudo da relação parasita- hospedeiro, bem como desta relação com os diferentes locais de amostragem, serão utilizadas analises estatísticas não paramétricas. Análises físico-químicas da água serão realizadas para auxiliar no estudo destas relações e para tornar possível o monitoramento da contaminação por agrotóxicos no local.Unicesumar2019-08-09T19:01:51Z2019-08-09T19:01:51Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1273otherMendes, GislaineCarvalho, ValériaCagni, Gilsemara dos SantosTakemoto, Ricardo MassatoLizama, Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:09.156Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
title FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
spellingShingle FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
Mendes, Gislaine
Peixes
bioindicadores
parasitas
defensivos agrícolas
title_short FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
title_full FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
title_fullStr FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
title_full_unstemmed FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
title_sort FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
author Mendes, Gislaine
author_facet Mendes, Gislaine
Carvalho, Valéria
Cagni, Gilsemara dos Santos
Takemoto, Ricardo Massato
Lizama, Maria
author_role author
author2 Carvalho, Valéria
Cagni, Gilsemara dos Santos
Takemoto, Ricardo Massato
Lizama, Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Gislaine
Carvalho, Valéria
Cagni, Gilsemara dos Santos
Takemoto, Ricardo Massato
Lizama, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Peixes
bioindicadores
parasitas
defensivos agrícolas
topic Peixes
bioindicadores
parasitas
defensivos agrícolas
dc.description.none.fl_txt_mv Ecossistemas aquáticos tropicais são um dos ambientes mais vulneráveis da Terra, enfrentando crescentes pressões advindas das atividades antropogênicas cada vez mais significativas, que resultam em poluição e degradação ambiental. Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto gerado por defensivos depositados no rio pela ação antrópica, por meio da utilização de peixes como bioindicadores. O estudo será realizado no rio Pirapó, que abastece, entre outras cidades, o município de Maringá no Estado do Paraná, no qual possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.096,86 km². Serão utilizados espécimes de Astyanax lacustres, conhecido popularmente como lambari. Os espécimes serão coletados ao longo da bacia do rio Pirapó que passa pelo município de Maringá, desde a nascente até a cidade de Santa Fé, utilizando-se de diversos artefatos de pesca, com a periodicidade trimestral. Para o estudo da relação parasita- hospedeiro, bem como desta relação com os diferentes locais de amostragem, serão utilizadas analises estatísticas não paramétricas. Análises físico-químicas da água serão realizadas para auxiliar no estudo destas relações e para tornar possível o monitoramento da contaminação por agrotóxicos no local.
description Ecossistemas aquáticos tropicais são um dos ambientes mais vulneráveis da Terra, enfrentando crescentes pressões advindas das atividades antropogênicas cada vez mais significativas, que resultam em poluição e degradação ambiental. Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto gerado por defensivos depositados no rio pela ação antrópica, por meio da utilização de peixes como bioindicadores. O estudo será realizado no rio Pirapó, que abastece, entre outras cidades, o município de Maringá no Estado do Paraná, no qual possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.096,86 km². Serão utilizados espécimes de Astyanax lacustres, conhecido popularmente como lambari. Os espécimes serão coletados ao longo da bacia do rio Pirapó que passa pelo município de Maringá, desde a nascente até a cidade de Santa Fé, utilizando-se de diversos artefatos de pesca, com a periodicidade trimestral. Para o estudo da relação parasita- hospedeiro, bem como desta relação com os diferentes locais de amostragem, serão utilizadas analises estatísticas não paramétricas. Análises físico-químicas da água serão realizadas para auxiliar no estudo destas relações e para tornar possível o monitoramento da contaminação por agrotóxicos no local.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-09T19:01:51Z
2019-08-09T19:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1273
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1273
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585633906688