INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MUNHÓZ, Adrielle de Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FERNANDES, Marcelo da Silva Pereira, ARAÚJO, Rafael Faversani de, MURAD, Ivan, BENALIA, Hugo Rafael da Costa, MENECHINI, Pedro Victor Lazaretti
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3017
Resumo: No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso - um salto em relação a 1980, quando o número chegava a 875 milhões. Diante disso, muitos são os tratamentos buscados pelos que se encontram nessa condição e dentre eles está o tratamento cirúrgico, por meio da cirurgia bariátrica. As cirurgias de gastroplastia redutora com gastroenteroanastomose em Y de Roux são as mais utilizadas, pois partem de uma técnica combinada, com a associação de dois mecanismos para a perda ponderal -um restritivo e um disabsortivo. As alterações anatômicas decorrentes dessa técnica cirúrgica podem trazer complicações precoces ou tardias ao paciente submetido ao tratamento. Dentre elas, podemos destacar a obstrução do intestino delgado, que ocorre em cerca de 1,3 a 5% dos casos, notadamente nos pacientes submetidos à videolaparoscopia. As principais causas são hérnia interna, brida e estenose da anastomose enteroentérica, podendo ocorrer também secundária à hérnia de parede abdominal encarcerada ou mesmo à intussuscepção no local da enteroanastomose, podendo levar à necrose de segmento intestinal e/ou distensão da alça biliopancreática e consequente dilatação retrógrada do estômago excluso, com ruptura da linha de grampos e peritonite, sendo esta a causa de morte em alguns pacientes. Este trabalho relata um desses casos de complicação tardia, com intussuscepção, resultando em óbito de uma paciente atendida no Hospital Universitário Regional de Maringá.
id UNICESU -1_a5a09122a8b44613794835d3fc8edd02
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3017
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUXObesidadeGastroplastiaComplicaçõesIntussuscepçãoNo mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso - um salto em relação a 1980, quando o número chegava a 875 milhões. Diante disso, muitos são os tratamentos buscados pelos que se encontram nessa condição e dentre eles está o tratamento cirúrgico, por meio da cirurgia bariátrica. As cirurgias de gastroplastia redutora com gastroenteroanastomose em Y de Roux são as mais utilizadas, pois partem de uma técnica combinada, com a associação de dois mecanismos para a perda ponderal -um restritivo e um disabsortivo. As alterações anatômicas decorrentes dessa técnica cirúrgica podem trazer complicações precoces ou tardias ao paciente submetido ao tratamento. Dentre elas, podemos destacar a obstrução do intestino delgado, que ocorre em cerca de 1,3 a 5% dos casos, notadamente nos pacientes submetidos à videolaparoscopia. As principais causas são hérnia interna, brida e estenose da anastomose enteroentérica, podendo ocorrer também secundária à hérnia de parede abdominal encarcerada ou mesmo à intussuscepção no local da enteroanastomose, podendo levar à necrose de segmento intestinal e/ou distensão da alça biliopancreática e consequente dilatação retrógrada do estômago excluso, com ruptura da linha de grampos e peritonite, sendo esta a causa de morte em alguns pacientes. Este trabalho relata um desses casos de complicação tardia, com intussuscepção, resultando em óbito de uma paciente atendida no Hospital Universitário Regional de Maringá.UniCesumar2019-11-25T13:44:16Z2019-11-25T13:44:16Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3017otherMUNHÓZ, Adrielle de LimaFERNANDES, Marcelo da Silva PereiraARAÚJO, Rafael Faversani deMURAD, IvanBENALIA, Hugo Rafael da CostaMENECHINI, Pedro Victor Lazarettireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:22.531Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
title INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
spellingShingle INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
MUNHÓZ, Adrielle de Lima
Obesidade
Gastroplastia
Complicações
Intussuscepção
title_short INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
title_full INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
title_fullStr INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
title_full_unstemmed INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
title_sort INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
author MUNHÓZ, Adrielle de Lima
author_facet MUNHÓZ, Adrielle de Lima
FERNANDES, Marcelo da Silva Pereira
ARAÚJO, Rafael Faversani de
MURAD, Ivan
BENALIA, Hugo Rafael da Costa
MENECHINI, Pedro Victor Lazaretti
author_role author
author2 FERNANDES, Marcelo da Silva Pereira
ARAÚJO, Rafael Faversani de
MURAD, Ivan
BENALIA, Hugo Rafael da Costa
MENECHINI, Pedro Victor Lazaretti
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MUNHÓZ, Adrielle de Lima
FERNANDES, Marcelo da Silva Pereira
ARAÚJO, Rafael Faversani de
MURAD, Ivan
BENALIA, Hugo Rafael da Costa
MENECHINI, Pedro Victor Lazaretti
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Gastroplastia
Complicações
Intussuscepção
topic Obesidade
Gastroplastia
Complicações
Intussuscepção
dc.description.none.fl_txt_mv No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso - um salto em relação a 1980, quando o número chegava a 875 milhões. Diante disso, muitos são os tratamentos buscados pelos que se encontram nessa condição e dentre eles está o tratamento cirúrgico, por meio da cirurgia bariátrica. As cirurgias de gastroplastia redutora com gastroenteroanastomose em Y de Roux são as mais utilizadas, pois partem de uma técnica combinada, com a associação de dois mecanismos para a perda ponderal -um restritivo e um disabsortivo. As alterações anatômicas decorrentes dessa técnica cirúrgica podem trazer complicações precoces ou tardias ao paciente submetido ao tratamento. Dentre elas, podemos destacar a obstrução do intestino delgado, que ocorre em cerca de 1,3 a 5% dos casos, notadamente nos pacientes submetidos à videolaparoscopia. As principais causas são hérnia interna, brida e estenose da anastomose enteroentérica, podendo ocorrer também secundária à hérnia de parede abdominal encarcerada ou mesmo à intussuscepção no local da enteroanastomose, podendo levar à necrose de segmento intestinal e/ou distensão da alça biliopancreática e consequente dilatação retrógrada do estômago excluso, com ruptura da linha de grampos e peritonite, sendo esta a causa de morte em alguns pacientes. Este trabalho relata um desses casos de complicação tardia, com intussuscepção, resultando em óbito de uma paciente atendida no Hospital Universitário Regional de Maringá.
description No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso - um salto em relação a 1980, quando o número chegava a 875 milhões. Diante disso, muitos são os tratamentos buscados pelos que se encontram nessa condição e dentre eles está o tratamento cirúrgico, por meio da cirurgia bariátrica. As cirurgias de gastroplastia redutora com gastroenteroanastomose em Y de Roux são as mais utilizadas, pois partem de uma técnica combinada, com a associação de dois mecanismos para a perda ponderal -um restritivo e um disabsortivo. As alterações anatômicas decorrentes dessa técnica cirúrgica podem trazer complicações precoces ou tardias ao paciente submetido ao tratamento. Dentre elas, podemos destacar a obstrução do intestino delgado, que ocorre em cerca de 1,3 a 5% dos casos, notadamente nos pacientes submetidos à videolaparoscopia. As principais causas são hérnia interna, brida e estenose da anastomose enteroentérica, podendo ocorrer também secundária à hérnia de parede abdominal encarcerada ou mesmo à intussuscepção no local da enteroanastomose, podendo levar à necrose de segmento intestinal e/ou distensão da alça biliopancreática e consequente dilatação retrógrada do estômago excluso, com ruptura da linha de grampos e peritonite, sendo esta a causa de morte em alguns pacientes. Este trabalho relata um desses casos de complicação tardia, com intussuscepção, resultando em óbito de uma paciente atendida no Hospital Universitário Regional de Maringá.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-25T13:44:16Z
2019-11-25T13:44:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3017
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3017
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948613009080320