INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARIZOTTO, Angela Valderrama
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FOLETTO, Marcela de Paiva, BIDO, Graciene, FERRARESE FILHO, Osvaldo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4949
Resumo: A alelopatia é um fenômeno que ocorre amplamente na natureza como um dos mecanismos pelos quais algumas plantas podem interferir em suas vizinhas de diversas formas. O 2-Benzoxazolinone (BOA) é um aleloquímico presente em muitas monocotiledôneas e possui alta fitotoxicidade, interferindo na germinação, na divisão celular, no metabolismo e inibição do crescimento de plantas superiores, encontrado principalmente em cereais, atuando como fator de resistência a doenças microbianas, a insetos e como um potencial aleloquímico. Plantas de soja incubadas em sistemas de foto período, aeração e temperatura controlados foram expostas ao aleloquímico 2-Benzoxazolinone na concentração de 0,5 mM no 12º dia de cultivo. Em dias consecutivos (14º, 16º, 18º e 20º dias) foram feitas análises relacionadas à capacidade de fotossíntese da planta com um analisador de gás por infra- vermelho (IRGA) acoplado a um medidor de fluorescência da clorofila a. Ao final do experimento (22º dia), variáveis biométricas foram mensuradas (comprimento de raiz, caule e cálculo de área foliar). A partir destas análises, resultados demonstraram que BOA apresenta um efeito prejudicial para o desenvolvimento da soja, principalmente nos períodos iniciais de exposição. Sendo que a suspensão do uso promove a recuperação de alguns índices, o que permite inferir que a BOA pode ser usada como um herbicida natural com pequenos efeitos residuais.
id UNICESU -1_a7b4480d741b9f387160dc5c5541975a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4949
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)2-BenzoxazolinonaFitotoxicidadeFotossínteseA alelopatia é um fenômeno que ocorre amplamente na natureza como um dos mecanismos pelos quais algumas plantas podem interferir em suas vizinhas de diversas formas. O 2-Benzoxazolinone (BOA) é um aleloquímico presente em muitas monocotiledôneas e possui alta fitotoxicidade, interferindo na germinação, na divisão celular, no metabolismo e inibição do crescimento de plantas superiores, encontrado principalmente em cereais, atuando como fator de resistência a doenças microbianas, a insetos e como um potencial aleloquímico. Plantas de soja incubadas em sistemas de foto período, aeração e temperatura controlados foram expostas ao aleloquímico 2-Benzoxazolinone na concentração de 0,5 mM no 12º dia de cultivo. Em dias consecutivos (14º, 16º, 18º e 20º dias) foram feitas análises relacionadas à capacidade de fotossíntese da planta com um analisador de gás por infra- vermelho (IRGA) acoplado a um medidor de fluorescência da clorofila a. Ao final do experimento (22º dia), variáveis biométricas foram mensuradas (comprimento de raiz, caule e cálculo de área foliar). A partir destas análises, resultados demonstraram que BOA apresenta um efeito prejudicial para o desenvolvimento da soja, principalmente nos períodos iniciais de exposição. Sendo que a suspensão do uso promove a recuperação de alguns índices, o que permite inferir que a BOA pode ser usada como um herbicida natural com pequenos efeitos residuais.UniCesumar2020-02-07T19:37:29Z2020-02-07T19:37:29Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4949otherPARIZOTTO, Angela ValderramaFOLETTO, Marcela de PaivaBIDO, GracieneFERRARESE FILHO, Osvaldoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:00.093Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
title INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
spellingShingle INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
PARIZOTTO, Angela Valderrama
2-Benzoxazolinona
Fitotoxicidade
Fotossíntese
title_short INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
title_full INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
title_fullStr INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
title_sort INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
author PARIZOTTO, Angela Valderrama
author_facet PARIZOTTO, Angela Valderrama
FOLETTO, Marcela de Paiva
BIDO, Graciene
FERRARESE FILHO, Osvaldo
author_role author
author2 FOLETTO, Marcela de Paiva
BIDO, Graciene
FERRARESE FILHO, Osvaldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PARIZOTTO, Angela Valderrama
FOLETTO, Marcela de Paiva
BIDO, Graciene
FERRARESE FILHO, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv 2-Benzoxazolinona
Fitotoxicidade
Fotossíntese
topic 2-Benzoxazolinona
Fitotoxicidade
Fotossíntese
dc.description.none.fl_txt_mv A alelopatia é um fenômeno que ocorre amplamente na natureza como um dos mecanismos pelos quais algumas plantas podem interferir em suas vizinhas de diversas formas. O 2-Benzoxazolinone (BOA) é um aleloquímico presente em muitas monocotiledôneas e possui alta fitotoxicidade, interferindo na germinação, na divisão celular, no metabolismo e inibição do crescimento de plantas superiores, encontrado principalmente em cereais, atuando como fator de resistência a doenças microbianas, a insetos e como um potencial aleloquímico. Plantas de soja incubadas em sistemas de foto período, aeração e temperatura controlados foram expostas ao aleloquímico 2-Benzoxazolinone na concentração de 0,5 mM no 12º dia de cultivo. Em dias consecutivos (14º, 16º, 18º e 20º dias) foram feitas análises relacionadas à capacidade de fotossíntese da planta com um analisador de gás por infra- vermelho (IRGA) acoplado a um medidor de fluorescência da clorofila a. Ao final do experimento (22º dia), variáveis biométricas foram mensuradas (comprimento de raiz, caule e cálculo de área foliar). A partir destas análises, resultados demonstraram que BOA apresenta um efeito prejudicial para o desenvolvimento da soja, principalmente nos períodos iniciais de exposição. Sendo que a suspensão do uso promove a recuperação de alguns índices, o que permite inferir que a BOA pode ser usada como um herbicida natural com pequenos efeitos residuais.
description A alelopatia é um fenômeno que ocorre amplamente na natureza como um dos mecanismos pelos quais algumas plantas podem interferir em suas vizinhas de diversas formas. O 2-Benzoxazolinone (BOA) é um aleloquímico presente em muitas monocotiledôneas e possui alta fitotoxicidade, interferindo na germinação, na divisão celular, no metabolismo e inibição do crescimento de plantas superiores, encontrado principalmente em cereais, atuando como fator de resistência a doenças microbianas, a insetos e como um potencial aleloquímico. Plantas de soja incubadas em sistemas de foto período, aeração e temperatura controlados foram expostas ao aleloquímico 2-Benzoxazolinone na concentração de 0,5 mM no 12º dia de cultivo. Em dias consecutivos (14º, 16º, 18º e 20º dias) foram feitas análises relacionadas à capacidade de fotossíntese da planta com um analisador de gás por infra- vermelho (IRGA) acoplado a um medidor de fluorescência da clorofila a. Ao final do experimento (22º dia), variáveis biométricas foram mensuradas (comprimento de raiz, caule e cálculo de área foliar). A partir destas análises, resultados demonstraram que BOA apresenta um efeito prejudicial para o desenvolvimento da soja, principalmente nos períodos iniciais de exposição. Sendo que a suspensão do uso promove a recuperação de alguns índices, o que permite inferir que a BOA pode ser usada como um herbicida natural com pequenos efeitos residuais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-07T19:37:29Z
2020-02-07T19:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4949
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4949
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639262277632