Saúde na escola: uma análise de conteúdo dos projetos político-pedagógicos das escolas municipais de Maringá - PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/510 |
Resumo: | Saúde e Educação acompanham todo o processo de desenvolvimento do ser humano. A escola, sendo um lugar privilegiado de socialização e de formação de sujeitos produtores de conhecimentos, deve apresentar em seus planejamentos, também, iniciativas de promoção da saúde, isto é, deve possibilitar que práticas educativas sejam discutidas em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), propondo ações que estimulam qualidade de vida. Nesse sentido, este estudo propõe a apresentar: quantos indivíduos, em fase de escolarização, possuem seu direito assegurado de constituir-se como sujeito e atuar na sociedade como cidadão crítico e reflexivo? Será que as escolas estão estruturadas para tal por meio de seus Projetos Políticos-Pedagógicos? As questões de promoção da saúde estão presentes nestes documentos norteadores das escolas que atuam com turmas de 1° ao 5° ano do ensino fundamental? Nesta perspectiva o objetivo deste estudo é traçar um panorama de como as informações do contexto promoção da saúde aparecem em 13 Projetos Político-Pedagógicos das escolas municipais da cidade de Maringá-PR. A metodologia utilizada foi à análise de conteúdo nos Tópicos Norteadores que estruturam os PPP. Para realizar uma abordagem quantitativa foram definidas categorias de busca para proporcionar melhor entendimento e interpretação do que as escolas indicavam para trabalhar o tema saúde no processo educativo. As categorias de busca definidas foram: saúde, alimentação, higiene, prevenção, doença, álcool, sexualidade/sexo, drogas, violência, esporte e meio ambiente. Os resultados da análise de conteúdo mostraram que, quando se cita estas categorias nos Tópicos Norteadores dos Projetos Político-Pedagógicos das 13 escolas estudadas, não se centraliza, especificamente, ações que possam efetivamente redundar em melhor qualidade de vida dos estudantes e da comunidade. |
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