CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZANELLA, André Felipe
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: VIOLIN, Ronan
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3254
Resumo: O concreto reforçado com fibras (CRF) é um material compósito, bastante conhecido e estudado, que pode ser utilizado como alternativa ao uso comum do concreto armado. Vem sendo utilizado desde 1960, com o propósito de melhorar algumas propriedades do concreto, geralmente associado a obras de infraestrutura com grande demanda social. Seu princípio se baseia em adicionar fibras descontínuas no processo de fabricação do concreto. Suas fibras podem ser destinadas a fins de reforço estrutural, como as de aço e poliméricas, denominadas macrofibras, ou não estrutural, denominadas microfibras, sendo poliméricas em geral. Devido a boa flexibilidade econômica o concreto com fibras é uma ótima opção de reforço estrutural, com bons aspectos econômicos e diversas aplicações em obras de infraestrutura, como saneamento e transportes. A falta de compreensão do real comportamento das fibras dentro do concreto e a falta de normas técnicas específicas, faz com que as fibras sejam pouco utilizadas em estruturas usuais de concreto armado. Com este âmbito em mente, este estudo tem por finalidade, proporcionar uma melhor compreensão sobre o papel das fibras no concreto, através de uma revisão sistematizada, visando avaliar o papel das fibras na melhoria do desempenho do concreto principalmente em relação a ductilidade. Pretende-se traçar um quadro comparativo com valores de resistência que cada tipo de fibra pode proporcionar, definindo assim a melhor aplicação para cada material. Para tal pretende-se avaliar as principais fibras disponíveis no mercado, são estas: fibras de polipropileno, sintéticas ou de vidro, e de aço.
id UNICESU -1_ad86721acd26a396011f3bc7ff79ee5b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3254
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕESFibrasConcretoDuctilidadeO concreto reforçado com fibras (CRF) é um material compósito, bastante conhecido e estudado, que pode ser utilizado como alternativa ao uso comum do concreto armado. Vem sendo utilizado desde 1960, com o propósito de melhorar algumas propriedades do concreto, geralmente associado a obras de infraestrutura com grande demanda social. Seu princípio se baseia em adicionar fibras descontínuas no processo de fabricação do concreto. Suas fibras podem ser destinadas a fins de reforço estrutural, como as de aço e poliméricas, denominadas macrofibras, ou não estrutural, denominadas microfibras, sendo poliméricas em geral. Devido a boa flexibilidade econômica o concreto com fibras é uma ótima opção de reforço estrutural, com bons aspectos econômicos e diversas aplicações em obras de infraestrutura, como saneamento e transportes. A falta de compreensão do real comportamento das fibras dentro do concreto e a falta de normas técnicas específicas, faz com que as fibras sejam pouco utilizadas em estruturas usuais de concreto armado. Com este âmbito em mente, este estudo tem por finalidade, proporcionar uma melhor compreensão sobre o papel das fibras no concreto, através de uma revisão sistematizada, visando avaliar o papel das fibras na melhoria do desempenho do concreto principalmente em relação a ductilidade. Pretende-se traçar um quadro comparativo com valores de resistência que cada tipo de fibra pode proporcionar, definindo assim a melhor aplicação para cada material. Para tal pretende-se avaliar as principais fibras disponíveis no mercado, são estas: fibras de polipropileno, sintéticas ou de vidro, e de aço.UniCesumar2019-11-28T17:21:04Z2019-11-28T17:21:04Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3254otherZANELLA, André FelipeVIOLIN, Ronanreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:30.25Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
title CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
spellingShingle CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
ZANELLA, André Felipe
Fibras
Concreto
Ductilidade
title_short CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
title_full CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
title_fullStr CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
title_full_unstemmed CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
title_sort CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS – LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES
author ZANELLA, André Felipe
author_facet ZANELLA, André Felipe
VIOLIN, Ronan
author_role author
author2 VIOLIN, Ronan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZANELLA, André Felipe
VIOLIN, Ronan
dc.subject.por.fl_str_mv Fibras
Concreto
Ductilidade
topic Fibras
Concreto
Ductilidade
dc.description.none.fl_txt_mv O concreto reforçado com fibras (CRF) é um material compósito, bastante conhecido e estudado, que pode ser utilizado como alternativa ao uso comum do concreto armado. Vem sendo utilizado desde 1960, com o propósito de melhorar algumas propriedades do concreto, geralmente associado a obras de infraestrutura com grande demanda social. Seu princípio se baseia em adicionar fibras descontínuas no processo de fabricação do concreto. Suas fibras podem ser destinadas a fins de reforço estrutural, como as de aço e poliméricas, denominadas macrofibras, ou não estrutural, denominadas microfibras, sendo poliméricas em geral. Devido a boa flexibilidade econômica o concreto com fibras é uma ótima opção de reforço estrutural, com bons aspectos econômicos e diversas aplicações em obras de infraestrutura, como saneamento e transportes. A falta de compreensão do real comportamento das fibras dentro do concreto e a falta de normas técnicas específicas, faz com que as fibras sejam pouco utilizadas em estruturas usuais de concreto armado. Com este âmbito em mente, este estudo tem por finalidade, proporcionar uma melhor compreensão sobre o papel das fibras no concreto, através de uma revisão sistematizada, visando avaliar o papel das fibras na melhoria do desempenho do concreto principalmente em relação a ductilidade. Pretende-se traçar um quadro comparativo com valores de resistência que cada tipo de fibra pode proporcionar, definindo assim a melhor aplicação para cada material. Para tal pretende-se avaliar as principais fibras disponíveis no mercado, são estas: fibras de polipropileno, sintéticas ou de vidro, e de aço.
description O concreto reforçado com fibras (CRF) é um material compósito, bastante conhecido e estudado, que pode ser utilizado como alternativa ao uso comum do concreto armado. Vem sendo utilizado desde 1960, com o propósito de melhorar algumas propriedades do concreto, geralmente associado a obras de infraestrutura com grande demanda social. Seu princípio se baseia em adicionar fibras descontínuas no processo de fabricação do concreto. Suas fibras podem ser destinadas a fins de reforço estrutural, como as de aço e poliméricas, denominadas macrofibras, ou não estrutural, denominadas microfibras, sendo poliméricas em geral. Devido a boa flexibilidade econômica o concreto com fibras é uma ótima opção de reforço estrutural, com bons aspectos econômicos e diversas aplicações em obras de infraestrutura, como saneamento e transportes. A falta de compreensão do real comportamento das fibras dentro do concreto e a falta de normas técnicas específicas, faz com que as fibras sejam pouco utilizadas em estruturas usuais de concreto armado. Com este âmbito em mente, este estudo tem por finalidade, proporcionar uma melhor compreensão sobre o papel das fibras no concreto, através de uma revisão sistematizada, visando avaliar o papel das fibras na melhoria do desempenho do concreto principalmente em relação a ductilidade. Pretende-se traçar um quadro comparativo com valores de resistência que cada tipo de fibra pode proporcionar, definindo assim a melhor aplicação para cada material. Para tal pretende-se avaliar as principais fibras disponíveis no mercado, são estas: fibras de polipropileno, sintéticas ou de vidro, e de aço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-28T17:21:04Z
2019-11-28T17:21:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3254
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3254
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948601624690688