ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRANADO, Ilario Eing
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: VASCONCELOS, Fernanda Ferreti, MARTINS JUNIOR, Joaquim Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6629
Resumo: A escola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar muitas outras funções, além de sua carga horária, Tais como, fazer trabalhos administrativos, planejar, reciclar-se, investigar, orientar alunos e atender as visitas de pais. Também deve organizar atividades extra-escolares, participar de reuniões de coordenação, seminários, conselhos de classe, efetuar processos de recuperação, preenchimento de relatórios bimestrais e individuais relativos às dificuldades de aprendizagem de alunos e, muitas vezes, cuidar do patrimônio, material, recreios e locais de refeições. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnout é o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas.O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores do CESUMAR. Para tanto, serão utilizados procedimentos descritivos cuja população será composta por professores de educação física, psicologia, nutrição, fisioterapia, ciências biológicas, pedagogia e enfermagem que atuam no CESUMAR, comporão o presente estudo uma amostra de aproximadamente setenta sujeitos, trinta e cinco de cada gênero, escolhidos. Após a seleção dos professores será aplicado um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Este questionário será aplicado inicialmente na primeira semana do mês de setembro e, posteriormente, na última semana de novembro. Espera-se ao final deste trabalho, que os resultados obtidos venham a contribuir para constatar a incidência da síndrome de Burnout em professores do Cesumar
id UNICESU -1_ad8b852b5653bae39769aab959fc60f9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6629
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PRCesumarProfessores universitáriosSíndrome de burnoutA escola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar muitas outras funções, além de sua carga horária, Tais como, fazer trabalhos administrativos, planejar, reciclar-se, investigar, orientar alunos e atender as visitas de pais. Também deve organizar atividades extra-escolares, participar de reuniões de coordenação, seminários, conselhos de classe, efetuar processos de recuperação, preenchimento de relatórios bimestrais e individuais relativos às dificuldades de aprendizagem de alunos e, muitas vezes, cuidar do patrimônio, material, recreios e locais de refeições. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnout é o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas.O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores do CESUMAR. Para tanto, serão utilizados procedimentos descritivos cuja população será composta por professores de educação física, psicologia, nutrição, fisioterapia, ciências biológicas, pedagogia e enfermagem que atuam no CESUMAR, comporão o presente estudo uma amostra de aproximadamente setenta sujeitos, trinta e cinco de cada gênero, escolhidos. Após a seleção dos professores será aplicado um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Este questionário será aplicado inicialmente na primeira semana do mês de setembro e, posteriormente, na última semana de novembro. Espera-se ao final deste trabalho, que os resultados obtidos venham a contribuir para constatar a incidência da síndrome de Burnout em professores do CesumarUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T11:03:30Z2007-10-232021-01-22T11:03:30Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6629porGRANADO, Ilario EingVASCONCELOS, Fernanda FerretiMARTINS JUNIOR, Joaquim Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:01:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
title ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
spellingShingle ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
GRANADO, Ilario Eing
Cesumar
Professores universitários
Síndrome de burnout
title_short ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
title_full ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
title_fullStr ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
title_sort ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR
author GRANADO, Ilario Eing
author_facet GRANADO, Ilario Eing
VASCONCELOS, Fernanda Ferreti
MARTINS JUNIOR, Joaquim Martins
author_role author
author2 VASCONCELOS, Fernanda Ferreti
MARTINS JUNIOR, Joaquim Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRANADO, Ilario Eing
VASCONCELOS, Fernanda Ferreti
MARTINS JUNIOR, Joaquim Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Cesumar
Professores universitários
Síndrome de burnout
topic Cesumar
Professores universitários
Síndrome de burnout
description A escola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar muitas outras funções, além de sua carga horária, Tais como, fazer trabalhos administrativos, planejar, reciclar-se, investigar, orientar alunos e atender as visitas de pais. Também deve organizar atividades extra-escolares, participar de reuniões de coordenação, seminários, conselhos de classe, efetuar processos de recuperação, preenchimento de relatórios bimestrais e individuais relativos às dificuldades de aprendizagem de alunos e, muitas vezes, cuidar do patrimônio, material, recreios e locais de refeições. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnout é o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas.O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores do CESUMAR. Para tanto, serão utilizados procedimentos descritivos cuja população será composta por professores de educação física, psicologia, nutrição, fisioterapia, ciências biológicas, pedagogia e enfermagem que atuam no CESUMAR, comporão o presente estudo uma amostra de aproximadamente setenta sujeitos, trinta e cinco de cada gênero, escolhidos. Após a seleção dos professores será aplicado um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Este questionário será aplicado inicialmente na primeira semana do mês de setembro e, posteriormente, na última semana de novembro. Espera-se ao final deste trabalho, que os resultados obtidos venham a contribuir para constatar a incidência da síndrome de Burnout em professores do Cesumar
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T11:03:30Z
2021-01-22T11:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6629
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771955906347008