ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERNARDI, Elaine Seemann
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: TESCH, Clério, MAINARDES, Sandra Cristina Catelan, CRUZ, Paulo Rogério de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7075
Resumo: Diante da realidade dos tempos modernos, nas últimas décadas o termo estresse tem se tornado muito popular, tornando-se parte do senso comum ao ser utilizado para se referir tanto a sua condição, causa ou efeito. Por ser o estresse a quebra da homeostase interna, onde o sistema nervoso e os hormônios que são os principais sistemas de coordenação do corpo são afetados diretamente. O presente trabalho tem por objetivo informar o que cientificamente significa estresse. Esclarecer que a quebra da homeostase interna, os agentes estressores, as fases do estresse (alerta, resistência e exaustão). Relacionar as doenças que podem se desenvolver caso o indivíduo tenha uma predisposição para tal. O estresse tem atingido todas as camadas da sociedade, demonstrado que ninguém está livre de desenvolver este sintoma, assim justifica-se, a relevância do tema. O método utilizado foi um apanhado geral sobre teorias cientificas de diversos autores sobre o assunto. A literatura revela que a estimulação mental e a psicoterapia podem induzir o desenvolvimento de células essenciais e a inervação de novos alvos terapêuticos por meio de fatores neurotróficos para alterar emoções e comportamentos. O trabalho de prevenção que pode ser desenvolvido tanto para prevenir como para controlar o desencadeamento ou agravamento do estresse e de doenças psicossomáticas por meio de estimulação mental e psicoterapia. Sendo assim, o estresse pode ser diminuído e prevenido se houver uma canalização das forças estressoras, por meio de psicoterapias.
id UNICESU -1_adb4277ddd84c2753e956fa895471ea7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7075
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICASEstresseDoenças psicossomáticasPrevençãoDiante da realidade dos tempos modernos, nas últimas décadas o termo estresse tem se tornado muito popular, tornando-se parte do senso comum ao ser utilizado para se referir tanto a sua condição, causa ou efeito. Por ser o estresse a quebra da homeostase interna, onde o sistema nervoso e os hormônios que são os principais sistemas de coordenação do corpo são afetados diretamente. O presente trabalho tem por objetivo informar o que cientificamente significa estresse. Esclarecer que a quebra da homeostase interna, os agentes estressores, as fases do estresse (alerta, resistência e exaustão). Relacionar as doenças que podem se desenvolver caso o indivíduo tenha uma predisposição para tal. O estresse tem atingido todas as camadas da sociedade, demonstrado que ninguém está livre de desenvolver este sintoma, assim justifica-se, a relevância do tema. O método utilizado foi um apanhado geral sobre teorias cientificas de diversos autores sobre o assunto. A literatura revela que a estimulação mental e a psicoterapia podem induzir o desenvolvimento de células essenciais e a inervação de novos alvos terapêuticos por meio de fatores neurotróficos para alterar emoções e comportamentos. O trabalho de prevenção que pode ser desenvolvido tanto para prevenir como para controlar o desencadeamento ou agravamento do estresse e de doenças psicossomáticas por meio de estimulação mental e psicoterapia. Sendo assim, o estresse pode ser diminuído e prevenido se houver uma canalização das forças estressoras, por meio de psicoterapias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-02T17:30:34Z2005-10-192021-02-02T17:30:34Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7075porBERNARDI, Elaine SeemannTESCH, ClérioMAINARDES, Sandra Cristina CatelanCRUZ, Paulo Rogério de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-03T06:01:21ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
title ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
spellingShingle ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
BERNARDI, Elaine Seemann
Estresse
Doenças psicossomáticas
Prevenção
title_short ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
title_full ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
title_fullStr ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
title_full_unstemmed ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
title_sort ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
author BERNARDI, Elaine Seemann
author_facet BERNARDI, Elaine Seemann
TESCH, Clério
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
CRUZ, Paulo Rogério de Oliveira
author_role author
author2 TESCH, Clério
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
CRUZ, Paulo Rogério de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERNARDI, Elaine Seemann
TESCH, Clério
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
CRUZ, Paulo Rogério de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Doenças psicossomáticas
Prevenção
topic Estresse
Doenças psicossomáticas
Prevenção
description Diante da realidade dos tempos modernos, nas últimas décadas o termo estresse tem se tornado muito popular, tornando-se parte do senso comum ao ser utilizado para se referir tanto a sua condição, causa ou efeito. Por ser o estresse a quebra da homeostase interna, onde o sistema nervoso e os hormônios que são os principais sistemas de coordenação do corpo são afetados diretamente. O presente trabalho tem por objetivo informar o que cientificamente significa estresse. Esclarecer que a quebra da homeostase interna, os agentes estressores, as fases do estresse (alerta, resistência e exaustão). Relacionar as doenças que podem se desenvolver caso o indivíduo tenha uma predisposição para tal. O estresse tem atingido todas as camadas da sociedade, demonstrado que ninguém está livre de desenvolver este sintoma, assim justifica-se, a relevância do tema. O método utilizado foi um apanhado geral sobre teorias cientificas de diversos autores sobre o assunto. A literatura revela que a estimulação mental e a psicoterapia podem induzir o desenvolvimento de células essenciais e a inervação de novos alvos terapêuticos por meio de fatores neurotróficos para alterar emoções e comportamentos. O trabalho de prevenção que pode ser desenvolvido tanto para prevenir como para controlar o desencadeamento ou agravamento do estresse e de doenças psicossomáticas por meio de estimulação mental e psicoterapia. Sendo assim, o estresse pode ser diminuído e prevenido se houver uma canalização das forças estressoras, por meio de psicoterapias.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-02T17:30:34Z
2021-02-02T17:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7075
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943622279168