PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORALES, Juliana Camilla
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FACC, Ligia Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5915
Resumo: A postura sentada, geralmente a mais utilizada nas atividades atuais, implica no surgimento de alterações posturais e dores na coluna. Identificar padrões posturais, acompanhar a progressão das alterações, bem como transmitir informações quanto ao modo correto de sentar-se, é extremante importante para a promoção da melhor qualidade de vida e melhor desempenho das atividades escolares e ergonômicas. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de dor lombar em discentes do curso de fisioterapia e sua possível relação com a postura sentada adotada em sala de aula. Foram investigados 146 alunos, sendo 63 pertencentes ao primeiro ano, 55 ao segundo e 28 ao terceiro ano, todos matriculados no curso de fisioterapia do CESUMAR no ano de 2009. Destes, 120 eram do gênero feminino e 26 do masculino, com média de idade variando de 16 a 36 anos, sendo que apenas 31 eram praticantes de atividade física regular. Com relação ao tempo de permanência na postura sentada, verificou-se uma média de 5,6 horas por dia, sendo maior nos alunos do segundo ano integral. Neste trabalho encontrou-se maior desconforto em alunos sedentários, que permaneciam maior tempo na postura sentada e naqueles que optavam por posturas incorretas ao sentar. Dentre os alunos que apresentaram queixas de dor na postura sentada, 63,75% foi em região lombar e, embora o desconforto seja maior em alunos sedentários, com posturas inadequadas ao sentar, e com permanência maior nesta postura, não houve relação estatisticamente significante entre estas variáveis.
id UNICESU -1_ae840a0a73866d29e4717ec457870b90
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5915
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADADor lombarErgonomiaPosturaPrevençãoA postura sentada, geralmente a mais utilizada nas atividades atuais, implica no surgimento de alterações posturais e dores na coluna. Identificar padrões posturais, acompanhar a progressão das alterações, bem como transmitir informações quanto ao modo correto de sentar-se, é extremante importante para a promoção da melhor qualidade de vida e melhor desempenho das atividades escolares e ergonômicas. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de dor lombar em discentes do curso de fisioterapia e sua possível relação com a postura sentada adotada em sala de aula. Foram investigados 146 alunos, sendo 63 pertencentes ao primeiro ano, 55 ao segundo e 28 ao terceiro ano, todos matriculados no curso de fisioterapia do CESUMAR no ano de 2009. Destes, 120 eram do gênero feminino e 26 do masculino, com média de idade variando de 16 a 36 anos, sendo que apenas 31 eram praticantes de atividade física regular. Com relação ao tempo de permanência na postura sentada, verificou-se uma média de 5,6 horas por dia, sendo maior nos alunos do segundo ano integral. Neste trabalho encontrou-se maior desconforto em alunos sedentários, que permaneciam maior tempo na postura sentada e naqueles que optavam por posturas incorretas ao sentar. Dentre os alunos que apresentaram queixas de dor na postura sentada, 63,75% foi em região lombar e, embora o desconforto seja maior em alunos sedentários, com posturas inadequadas ao sentar, e com permanência maior nesta postura, não houve relação estatisticamente significante entre estas variáveis.UniCesumar2020-06-01T18:19:22Z2020-06-01T18:19:22Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5915otherMORALES, Juliana CamillaFACC, Ligia Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:52Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:03.818Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
title PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
spellingShingle PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
MORALES, Juliana Camilla
Dor lombar
Ergonomia
Postura
Prevenção
title_short PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
title_full PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
title_fullStr PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
title_sort PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA
author MORALES, Juliana Camilla
author_facet MORALES, Juliana Camilla
FACC, Ligia Maria
author_role author
author2 FACC, Ligia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORALES, Juliana Camilla
FACC, Ligia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Dor lombar
Ergonomia
Postura
Prevenção
topic Dor lombar
Ergonomia
Postura
Prevenção
dc.description.none.fl_txt_mv A postura sentada, geralmente a mais utilizada nas atividades atuais, implica no surgimento de alterações posturais e dores na coluna. Identificar padrões posturais, acompanhar a progressão das alterações, bem como transmitir informações quanto ao modo correto de sentar-se, é extremante importante para a promoção da melhor qualidade de vida e melhor desempenho das atividades escolares e ergonômicas. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de dor lombar em discentes do curso de fisioterapia e sua possível relação com a postura sentada adotada em sala de aula. Foram investigados 146 alunos, sendo 63 pertencentes ao primeiro ano, 55 ao segundo e 28 ao terceiro ano, todos matriculados no curso de fisioterapia do CESUMAR no ano de 2009. Destes, 120 eram do gênero feminino e 26 do masculino, com média de idade variando de 16 a 36 anos, sendo que apenas 31 eram praticantes de atividade física regular. Com relação ao tempo de permanência na postura sentada, verificou-se uma média de 5,6 horas por dia, sendo maior nos alunos do segundo ano integral. Neste trabalho encontrou-se maior desconforto em alunos sedentários, que permaneciam maior tempo na postura sentada e naqueles que optavam por posturas incorretas ao sentar. Dentre os alunos que apresentaram queixas de dor na postura sentada, 63,75% foi em região lombar e, embora o desconforto seja maior em alunos sedentários, com posturas inadequadas ao sentar, e com permanência maior nesta postura, não houve relação estatisticamente significante entre estas variáveis.
description A postura sentada, geralmente a mais utilizada nas atividades atuais, implica no surgimento de alterações posturais e dores na coluna. Identificar padrões posturais, acompanhar a progressão das alterações, bem como transmitir informações quanto ao modo correto de sentar-se, é extremante importante para a promoção da melhor qualidade de vida e melhor desempenho das atividades escolares e ergonômicas. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de dor lombar em discentes do curso de fisioterapia e sua possível relação com a postura sentada adotada em sala de aula. Foram investigados 146 alunos, sendo 63 pertencentes ao primeiro ano, 55 ao segundo e 28 ao terceiro ano, todos matriculados no curso de fisioterapia do CESUMAR no ano de 2009. Destes, 120 eram do gênero feminino e 26 do masculino, com média de idade variando de 16 a 36 anos, sendo que apenas 31 eram praticantes de atividade física regular. Com relação ao tempo de permanência na postura sentada, verificou-se uma média de 5,6 horas por dia, sendo maior nos alunos do segundo ano integral. Neste trabalho encontrou-se maior desconforto em alunos sedentários, que permaneciam maior tempo na postura sentada e naqueles que optavam por posturas incorretas ao sentar. Dentre os alunos que apresentaram queixas de dor na postura sentada, 63,75% foi em região lombar e, embora o desconforto seja maior em alunos sedentários, com posturas inadequadas ao sentar, e com permanência maior nesta postura, não houve relação estatisticamente significante entre estas variáveis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-06-01T18:19:22Z
2020-06-01T18:19:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5915
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5915
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948636819095552