LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Lívia Maria de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BORNIA, Elaine Campana Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1853
Resumo: O objetivo do trabalho é verificar, através de levantamento dos dados descritos pela literatura, o mecanismo pelo qual a latanoprosta atua no crescimento capilar, bem como determinar as concentrações e o tempo de uso descrito como eficazes no controle da alopecia androgenética. A latanoprosta é um análogo da prostaglandina F2α (PGF2α) a qual é utilizada no tratamento do glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular. A utilização da latanoprosta como agente anti-glaucomatoso pode estar relacionada com o aparecimento de alguns efeitos colaterais como aumento da espessura e comprimento dos cílios, crescimento de novos cílios, entre outros efeitos. Apenas dois agentes terapêuticos foram aprovados até agora pela Federal Drug Administration e pela Agência de Medicamentos para o tratamento da alopécia androgenética, a finasterida oral (homens) e minoxidil tópico (mulheres e homens), porém têm eficácia limitada e podem envolver vários efeitos adversos que restringem o uso. Resultados obtidos nos artigos estudados, demonstram que o Latanoprosta é eficaz em produzir crescimento capilar nas doses de 0,005% a 0,05%, também foi verificado que a aplicação tópica da latanoprosta em caudas de macacos com alopecia nas doses de 50 μg/ml e 500 μg/ml, induziu um aumento dose dependente no crescimento capilar. A aplicação tópica da latanoprosta 0,1% em jovens voluntários com alopecia androgenética, demonstrou que após 24 semanas de tratamento houve crescimento e pigmentação capilar. Nesse sentido, a utilização tópica da latanoprosta vem se destacando como um promissor agente capaz de contribuir para o crescimento capilar em alguns casos de alopecia, principalmente na androgenética.
id UNICESU -1_b1d055e0b0085db88626531276eacd3f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1853
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICAalopeciaanálogo de prostaglandina F2αcrescimento capilarcalvícielatanoprostaO objetivo do trabalho é verificar, através de levantamento dos dados descritos pela literatura, o mecanismo pelo qual a latanoprosta atua no crescimento capilar, bem como determinar as concentrações e o tempo de uso descrito como eficazes no controle da alopecia androgenética. A latanoprosta é um análogo da prostaglandina F2α (PGF2α) a qual é utilizada no tratamento do glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular. A utilização da latanoprosta como agente anti-glaucomatoso pode estar relacionada com o aparecimento de alguns efeitos colaterais como aumento da espessura e comprimento dos cílios, crescimento de novos cílios, entre outros efeitos. Apenas dois agentes terapêuticos foram aprovados até agora pela Federal Drug Administration e pela Agência de Medicamentos para o tratamento da alopécia androgenética, a finasterida oral (homens) e minoxidil tópico (mulheres e homens), porém têm eficácia limitada e podem envolver vários efeitos adversos que restringem o uso. Resultados obtidos nos artigos estudados, demonstram que o Latanoprosta é eficaz em produzir crescimento capilar nas doses de 0,005% a 0,05%, também foi verificado que a aplicação tópica da latanoprosta em caudas de macacos com alopecia nas doses de 50 μg/ml e 500 μg/ml, induziu um aumento dose dependente no crescimento capilar. A aplicação tópica da latanoprosta 0,1% em jovens voluntários com alopecia androgenética, demonstrou que após 24 semanas de tratamento houve crescimento e pigmentação capilar. Nesse sentido, a utilização tópica da latanoprosta vem se destacando como um promissor agente capaz de contribuir para o crescimento capilar em alguns casos de alopecia, principalmente na androgenética.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T18:08:36Z2019-08-19T18:08:36Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1853porABREU, Lívia Maria deBORNIA, Elaine Campana Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:30:33ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
title LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
spellingShingle LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
ABREU, Lívia Maria de
alopecia
análogo de prostaglandina F2α
crescimento capilar
calvície
latanoprosta
title_short LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
title_full LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
title_fullStr LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
title_full_unstemmed LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
title_sort LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
author ABREU, Lívia Maria de
author_facet ABREU, Lívia Maria de
BORNIA, Elaine Campana Sanches
author_role author
author2 BORNIA, Elaine Campana Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Lívia Maria de
BORNIA, Elaine Campana Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv alopecia
análogo de prostaglandina F2α
crescimento capilar
calvície
latanoprosta
topic alopecia
análogo de prostaglandina F2α
crescimento capilar
calvície
latanoprosta
description O objetivo do trabalho é verificar, através de levantamento dos dados descritos pela literatura, o mecanismo pelo qual a latanoprosta atua no crescimento capilar, bem como determinar as concentrações e o tempo de uso descrito como eficazes no controle da alopecia androgenética. A latanoprosta é um análogo da prostaglandina F2α (PGF2α) a qual é utilizada no tratamento do glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular. A utilização da latanoprosta como agente anti-glaucomatoso pode estar relacionada com o aparecimento de alguns efeitos colaterais como aumento da espessura e comprimento dos cílios, crescimento de novos cílios, entre outros efeitos. Apenas dois agentes terapêuticos foram aprovados até agora pela Federal Drug Administration e pela Agência de Medicamentos para o tratamento da alopécia androgenética, a finasterida oral (homens) e minoxidil tópico (mulheres e homens), porém têm eficácia limitada e podem envolver vários efeitos adversos que restringem o uso. Resultados obtidos nos artigos estudados, demonstram que o Latanoprosta é eficaz em produzir crescimento capilar nas doses de 0,005% a 0,05%, também foi verificado que a aplicação tópica da latanoprosta em caudas de macacos com alopecia nas doses de 50 μg/ml e 500 μg/ml, induziu um aumento dose dependente no crescimento capilar. A aplicação tópica da latanoprosta 0,1% em jovens voluntários com alopecia androgenética, demonstrou que após 24 semanas de tratamento houve crescimento e pigmentação capilar. Nesse sentido, a utilização tópica da latanoprosta vem se destacando como um promissor agente capaz de contribuir para o crescimento capilar em alguns casos de alopecia, principalmente na androgenética.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T18:08:36Z
2019-08-19T18:08:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1853
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928450433024