ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Carolina Paganunci da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3761
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a viabilidade de se adotar a castração química como um direito aos condenados por crimes sexuais. Existe hoje, no Brasil, acentuada discussão sobre a aplicabilidade desse tipo de pena aos autores de delitos sexuais ensejando a propositura de Projetos de Lei que inserissem esse tipo de sanção no presente arcabouço penal como solução para a diminuição da pratica e da reincidência em crimes de natureza sexual. Sendo assim, a castração química possui efeitos temporários, o qual consiste na aplicação de medicamentos e hormônios que atuam no organismo como inibidores da libido. Historicamente a castração foi utilizada com o fim de atingir o criminoso na mesma proporção de dano que ele causou na vítima. As primeiras menções da origem da castração podem ser remetidas ao tempo da Lei de Talião, em que se aplicava a castração física. A partir do desenvolvimento da sociedade, as penas cruéis deixaram de ser aplicadas. Hoje a aplicação da castração química voltou a ganhar força, sendo esta utilizada para que o criminoso voluntariamente a adote para que tenha progressão de regime e livramento condicional, sendo esta adotada em outros países onde tem-se obtido índices satisfatórios quanto ao número de reincidência nos crimes sexuais.
id UNICESU -1_b2356114a6cc520753aad5a4be966539
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3761
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAISCastração químicaCrimes sexuaisLegalidadeProjeto de leiA presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a viabilidade de se adotar a castração química como um direito aos condenados por crimes sexuais. Existe hoje, no Brasil, acentuada discussão sobre a aplicabilidade desse tipo de pena aos autores de delitos sexuais ensejando a propositura de Projetos de Lei que inserissem esse tipo de sanção no presente arcabouço penal como solução para a diminuição da pratica e da reincidência em crimes de natureza sexual. Sendo assim, a castração química possui efeitos temporários, o qual consiste na aplicação de medicamentos e hormônios que atuam no organismo como inibidores da libido. Historicamente a castração foi utilizada com o fim de atingir o criminoso na mesma proporção de dano que ele causou na vítima. As primeiras menções da origem da castração podem ser remetidas ao tempo da Lei de Talião, em que se aplicava a castração física. A partir do desenvolvimento da sociedade, as penas cruéis deixaram de ser aplicadas. Hoje a aplicação da castração química voltou a ganhar força, sendo esta utilizada para que o criminoso voluntariamente a adote para que tenha progressão de regime e livramento condicional, sendo esta adotada em outros países onde tem-se obtido índices satisfatórios quanto ao número de reincidência nos crimes sexuais.UniCesumar2020-01-02T19:53:26Z2020-01-02T19:53:26Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3761otherCUNHA, Carolina Paganunci daPOMIN, Andryelle Vanessa Camiloreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:36.803Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
title ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
spellingShingle ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
CUNHA, Carolina Paganunci da
Castração química
Crimes sexuais
Legalidade
Projeto de lei
title_short ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
title_full ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
title_fullStr ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
title_full_unstemmed ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
title_sort ANÁLISE DA LEGALIDADE E DA VIABILIDADE DA CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA CONDENADOS POR CRIMES SEXUAIS
author CUNHA, Carolina Paganunci da
author_facet CUNHA, Carolina Paganunci da
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
author_role author
author2 POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Carolina Paganunci da
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Castração química
Crimes sexuais
Legalidade
Projeto de lei
topic Castração química
Crimes sexuais
Legalidade
Projeto de lei
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a viabilidade de se adotar a castração química como um direito aos condenados por crimes sexuais. Existe hoje, no Brasil, acentuada discussão sobre a aplicabilidade desse tipo de pena aos autores de delitos sexuais ensejando a propositura de Projetos de Lei que inserissem esse tipo de sanção no presente arcabouço penal como solução para a diminuição da pratica e da reincidência em crimes de natureza sexual. Sendo assim, a castração química possui efeitos temporários, o qual consiste na aplicação de medicamentos e hormônios que atuam no organismo como inibidores da libido. Historicamente a castração foi utilizada com o fim de atingir o criminoso na mesma proporção de dano que ele causou na vítima. As primeiras menções da origem da castração podem ser remetidas ao tempo da Lei de Talião, em que se aplicava a castração física. A partir do desenvolvimento da sociedade, as penas cruéis deixaram de ser aplicadas. Hoje a aplicação da castração química voltou a ganhar força, sendo esta utilizada para que o criminoso voluntariamente a adote para que tenha progressão de regime e livramento condicional, sendo esta adotada em outros países onde tem-se obtido índices satisfatórios quanto ao número de reincidência nos crimes sexuais.
description A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a viabilidade de se adotar a castração química como um direito aos condenados por crimes sexuais. Existe hoje, no Brasil, acentuada discussão sobre a aplicabilidade desse tipo de pena aos autores de delitos sexuais ensejando a propositura de Projetos de Lei que inserissem esse tipo de sanção no presente arcabouço penal como solução para a diminuição da pratica e da reincidência em crimes de natureza sexual. Sendo assim, a castração química possui efeitos temporários, o qual consiste na aplicação de medicamentos e hormônios que atuam no organismo como inibidores da libido. Historicamente a castração foi utilizada com o fim de atingir o criminoso na mesma proporção de dano que ele causou na vítima. As primeiras menções da origem da castração podem ser remetidas ao tempo da Lei de Talião, em que se aplicava a castração física. A partir do desenvolvimento da sociedade, as penas cruéis deixaram de ser aplicadas. Hoje a aplicação da castração química voltou a ganhar força, sendo esta utilizada para que o criminoso voluntariamente a adote para que tenha progressão de regime e livramento condicional, sendo esta adotada em outros países onde tem-se obtido índices satisfatórios quanto ao número de reincidência nos crimes sexuais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T19:53:26Z
2020-01-02T19:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3761
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3761
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583463354368