ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARAMELA, Patrícia Mateus
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MIOTTO, Aline Maria Malachini
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5512
Resumo: Atualmente, o processo de análise de manuscritos é realizado pela perícia através de métodos manuais (aparelhamento ótico) e/ou químicos. No entanto, a extração manual de características de manuscritos é tediosa e sujeita a erros (SHEIKHOLESMANI et al., 1996). Umas das alternativas para auxiliar os grafologistas a superarem estes problemas é a automatização de todo ou parte do processo de extração e análise das características. A manipulação de documentos manuscritos envolve um processo computacional extremamente complexo e que várias etapas compõem tal processo, a saber: captura, préprocessamento, segmentação, e reconhecimento. Neste trabalho foram estudadas técnicas para segmentação de imagens e como conseqüência desse estudo foi implementado o algoritmo OTSU que tem como objetivo binarizar imagens digitalizadas, ou seja, converter documentos com tons de cinza para preto e branco e assim torná-los melhor identificáveis por meio da eliminação de resíduos não relevantes na imagem digitalizada. Os resultados obtidos com tal implementação foram satisfatórios, uma vez que experimentos para validação de tal implementação foram realizados e as imagens resultantes apresentaram as características esperadas.
id UNICESU -1_b2b80568a6dcfe405b175d310dda5bdc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5512
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSESSegmentação de imagensOTSUBinarização de imagensAtualmente, o processo de análise de manuscritos é realizado pela perícia através de métodos manuais (aparelhamento ótico) e/ou químicos. No entanto, a extração manual de características de manuscritos é tediosa e sujeita a erros (SHEIKHOLESMANI et al., 1996). Umas das alternativas para auxiliar os grafologistas a superarem estes problemas é a automatização de todo ou parte do processo de extração e análise das características. A manipulação de documentos manuscritos envolve um processo computacional extremamente complexo e que várias etapas compõem tal processo, a saber: captura, préprocessamento, segmentação, e reconhecimento. Neste trabalho foram estudadas técnicas para segmentação de imagens e como conseqüência desse estudo foi implementado o algoritmo OTSU que tem como objetivo binarizar imagens digitalizadas, ou seja, converter documentos com tons de cinza para preto e branco e assim torná-los melhor identificáveis por meio da eliminação de resíduos não relevantes na imagem digitalizada. Os resultados obtidos com tal implementação foram satisfatórios, uma vez que experimentos para validação de tal implementação foram realizados e as imagens resultantes apresentaram as características esperadas.UniCesumar2020-03-31T13:10:33Z2020-03-31T13:10:33Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5512otherSARAMELA, Patrícia MateusMIOTTO, Aline Maria Malachinireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:55.33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
title ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
spellingShingle ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
SARAMELA, Patrícia Mateus
Segmentação de imagens
OTSU
Binarização de imagens
title_short ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
title_full ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
title_fullStr ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
title_full_unstemmed ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
title_sort ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
author SARAMELA, Patrícia Mateus
author_facet SARAMELA, Patrícia Mateus
MIOTTO, Aline Maria Malachini
author_role author
author2 MIOTTO, Aline Maria Malachini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SARAMELA, Patrícia Mateus
MIOTTO, Aline Maria Malachini
dc.subject.por.fl_str_mv Segmentação de imagens
OTSU
Binarização de imagens
topic Segmentação de imagens
OTSU
Binarização de imagens
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente, o processo de análise de manuscritos é realizado pela perícia através de métodos manuais (aparelhamento ótico) e/ou químicos. No entanto, a extração manual de características de manuscritos é tediosa e sujeita a erros (SHEIKHOLESMANI et al., 1996). Umas das alternativas para auxiliar os grafologistas a superarem estes problemas é a automatização de todo ou parte do processo de extração e análise das características. A manipulação de documentos manuscritos envolve um processo computacional extremamente complexo e que várias etapas compõem tal processo, a saber: captura, préprocessamento, segmentação, e reconhecimento. Neste trabalho foram estudadas técnicas para segmentação de imagens e como conseqüência desse estudo foi implementado o algoritmo OTSU que tem como objetivo binarizar imagens digitalizadas, ou seja, converter documentos com tons de cinza para preto e branco e assim torná-los melhor identificáveis por meio da eliminação de resíduos não relevantes na imagem digitalizada. Os resultados obtidos com tal implementação foram satisfatórios, uma vez que experimentos para validação de tal implementação foram realizados e as imagens resultantes apresentaram as características esperadas.
description Atualmente, o processo de análise de manuscritos é realizado pela perícia através de métodos manuais (aparelhamento ótico) e/ou químicos. No entanto, a extração manual de características de manuscritos é tediosa e sujeita a erros (SHEIKHOLESMANI et al., 1996). Umas das alternativas para auxiliar os grafologistas a superarem estes problemas é a automatização de todo ou parte do processo de extração e análise das características. A manipulação de documentos manuscritos envolve um processo computacional extremamente complexo e que várias etapas compõem tal processo, a saber: captura, préprocessamento, segmentação, e reconhecimento. Neste trabalho foram estudadas técnicas para segmentação de imagens e como conseqüência desse estudo foi implementado o algoritmo OTSU que tem como objetivo binarizar imagens digitalizadas, ou seja, converter documentos com tons de cinza para preto e branco e assim torná-los melhor identificáveis por meio da eliminação de resíduos não relevantes na imagem digitalizada. Os resultados obtidos com tal implementação foram satisfatórios, uma vez que experimentos para validação de tal implementação foram realizados e as imagens resultantes apresentaram as características esperadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-31T13:10:33Z
2020-03-31T13:10:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5512
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5512
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948578684993536