RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COMO ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL LONDRINA PARANÁ
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1736 |
Resumo: | Apesar dos avanços nas diversas áreas que envolvem a saúde, como, a descoberta de novos medicamentos, novas tecnologias e tantos outros, infelizmente no cenário atual, ainda há uma defasagem na qualidade da assistência prestada nos ambientes de saúde, onde pacientes estão expostos a diferentes riscos quando submetidas aos procedimentos, principalmente nos ambientes hospitalares devido à complexidade das ações realizadas. Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o projeto Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, cujo objetivo fundamental é prevenir danos aos pacientes. Diante da preocupação atual em reduzir os índices de problemas evitáveis nos ambientes de saúde, foi instituído no Brasil em 2013 a portaria que trata da criação do Núcleo de Segurança do Paciente. O objetivo deste estudo é relatar a experiência da integração ensino-serviço como estratégia para implantação e manutenção do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital Londrina Paraná. Caracteriza-se como um projeto de pesquisa com ações de extensão, que envolve professores e alunos do Instituto Federal do Paraná, dos Cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A projeto encontra-se cadastrado no Comitê de Pesquisa e Extensão e desenvolve suas ações desde 05 de dezembro de 2016. Até o momento foram desenvolvidas ações de extensão, que resultou na elaboração de um vídeo institucional. Conclui-se que a estratégia encontrada tem se revelado como uma ferramenta importante no processo de comunicação serviço-paciente, tornando o serviço mais organizado e os usuários mais esclarecidos, condição imperante na assistência à saúde. |
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