BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Mariana Dias de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kohatsu, Giovanna Lyka, Yamaguchi, Mirian Ueda, Massuda, Ely Mitie
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2070
Resumo: O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma política pública da assistência social que garante às pessoas com deficiência e aos idosos acima de 65 anos, a concessão de um salário mínimo. Para obter o benefício é necessária comprovação de renda mensal bruta familiar per capita abaixo de ¹/4 de um salário mínimo e, no caso de pessoas com deficiência, sua condição atestada por meio de avaliação médico pericial e assistencial. O BPC deficientes é um recurso importante aos beneficiários, pois visa melhora da qualidade de vida dos indivíduos nessa condição e de suas famílias. O objetivo deste estudo é analisar o perfil da demanda e das concessões do Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência, na categoria menores de 16 anos. Através de um estudo exploratório, de caráter transversal e retrospectivo estudou-se uma população composta por 332 requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com deficiência e menores de 16 anos, por meio da coleta de dados junto ao Instituto Nacional de Seguro Social – Agência Maringá (PR). Para avaliar a função do corpo dos menores deficientes, foram estabelecidos grupos homogêneos de classes de disfunções, determinados a partir da Análise de Cluster. Os resultados evidenciaram predomínio de benefícios a menores escolares, masculinos, com diagnóstico de transtornos mentais e do comportamento, além de doenças do sistema nervoso e malformações congênitas.
id UNICESU -1_b4a780312d3451060cfa12ba92da94d4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2070
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIABenefício de Prestação ContinuadaPessoas com deficiênciaPopulações vulneráveisO Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma política pública da assistência social que garante às pessoas com deficiência e aos idosos acima de 65 anos, a concessão de um salário mínimo. Para obter o benefício é necessária comprovação de renda mensal bruta familiar per capita abaixo de ¹/4 de um salário mínimo e, no caso de pessoas com deficiência, sua condição atestada por meio de avaliação médico pericial e assistencial. O BPC deficientes é um recurso importante aos beneficiários, pois visa melhora da qualidade de vida dos indivíduos nessa condição e de suas famílias. O objetivo deste estudo é analisar o perfil da demanda e das concessões do Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência, na categoria menores de 16 anos. Através de um estudo exploratório, de caráter transversal e retrospectivo estudou-se uma população composta por 332 requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com deficiência e menores de 16 anos, por meio da coleta de dados junto ao Instituto Nacional de Seguro Social – Agência Maringá (PR). Para avaliar a função do corpo dos menores deficientes, foram estabelecidos grupos homogêneos de classes de disfunções, determinados a partir da Análise de Cluster. Os resultados evidenciaram predomínio de benefícios a menores escolares, masculinos, com diagnóstico de transtornos mentais e do comportamento, além de doenças do sistema nervoso e malformações congênitas.Unicesumar2019-08-21T19:41:18Z2019-08-21T19:41:18Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2070otherCampos, Mariana Dias deKohatsu, Giovanna LykaYamaguchi, Mirian UedaMassuda, Ely Mitiereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:50.229Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
spellingShingle BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Campos, Mariana Dias de
Benefício de Prestação Continuada
Pessoas com deficiência
Populações vulneráveis
title_short BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_full BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_fullStr BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_sort BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
author Campos, Mariana Dias de
author_facet Campos, Mariana Dias de
Kohatsu, Giovanna Lyka
Yamaguchi, Mirian Ueda
Massuda, Ely Mitie
author_role author
author2 Kohatsu, Giovanna Lyka
Yamaguchi, Mirian Ueda
Massuda, Ely Mitie
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Mariana Dias de
Kohatsu, Giovanna Lyka
Yamaguchi, Mirian Ueda
Massuda, Ely Mitie
dc.subject.por.fl_str_mv Benefício de Prestação Continuada
Pessoas com deficiência
Populações vulneráveis
topic Benefício de Prestação Continuada
Pessoas com deficiência
Populações vulneráveis
dc.description.none.fl_txt_mv O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma política pública da assistência social que garante às pessoas com deficiência e aos idosos acima de 65 anos, a concessão de um salário mínimo. Para obter o benefício é necessária comprovação de renda mensal bruta familiar per capita abaixo de ¹/4 de um salário mínimo e, no caso de pessoas com deficiência, sua condição atestada por meio de avaliação médico pericial e assistencial. O BPC deficientes é um recurso importante aos beneficiários, pois visa melhora da qualidade de vida dos indivíduos nessa condição e de suas famílias. O objetivo deste estudo é analisar o perfil da demanda e das concessões do Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência, na categoria menores de 16 anos. Através de um estudo exploratório, de caráter transversal e retrospectivo estudou-se uma população composta por 332 requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com deficiência e menores de 16 anos, por meio da coleta de dados junto ao Instituto Nacional de Seguro Social – Agência Maringá (PR). Para avaliar a função do corpo dos menores deficientes, foram estabelecidos grupos homogêneos de classes de disfunções, determinados a partir da Análise de Cluster. Os resultados evidenciaram predomínio de benefícios a menores escolares, masculinos, com diagnóstico de transtornos mentais e do comportamento, além de doenças do sistema nervoso e malformações congênitas.
description O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma política pública da assistência social que garante às pessoas com deficiência e aos idosos acima de 65 anos, a concessão de um salário mínimo. Para obter o benefício é necessária comprovação de renda mensal bruta familiar per capita abaixo de ¹/4 de um salário mínimo e, no caso de pessoas com deficiência, sua condição atestada por meio de avaliação médico pericial e assistencial. O BPC deficientes é um recurso importante aos beneficiários, pois visa melhora da qualidade de vida dos indivíduos nessa condição e de suas famílias. O objetivo deste estudo é analisar o perfil da demanda e das concessões do Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência, na categoria menores de 16 anos. Através de um estudo exploratório, de caráter transversal e retrospectivo estudou-se uma população composta por 332 requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com deficiência e menores de 16 anos, por meio da coleta de dados junto ao Instituto Nacional de Seguro Social – Agência Maringá (PR). Para avaliar a função do corpo dos menores deficientes, foram estabelecidos grupos homogêneos de classes de disfunções, determinados a partir da Análise de Cluster. Os resultados evidenciaram predomínio de benefícios a menores escolares, masculinos, com diagnóstico de transtornos mentais e do comportamento, além de doenças do sistema nervoso e malformações congênitas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T19:41:18Z
2019-08-21T19:41:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2070
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2070
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948620986646528