CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Alexandre Adler Viana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CORRÊA, Marcelo Fonseca, BRITO, Karin Juliane Pelizzaro Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9011
Resumo: O adenocarcinoma pancreático é uma condição letal com incidência crescente em todo o mundo. Muitas vezes se apresenta em estágio avançado, o que contribui para taxas de sobrevivência de cinco anos para os pacientes. Assim, um melhor entendimento dos fatores de risco e sintomas associados a esta doença é essencial para informar profissionais de saúde e a população em geral sobre prevenção e/ou medidas de detecção precoce. A identificação de pacientes de alto risco poderia beneficiar a triagem para detectar condições pré-malignas, como neoplasia pancreáticas intraepitelial, neoplasias mucinosa papilar intraductal e neoplasias císticas mucinosas, no entanto, um teste de triagem aceitável ainda deve ser identificado. Por outro lado, o manejo do adenocarcinoma de pâncreas está evoluindo, com a introdução de novas técnicas cirúrgicas e terapias médicas, tais como, técnicas laparoscópicas e neoadjuvantes quimiorradioterápicos, no entanto, isso só levou a uma modesta melhoria nos resultados de sobrevida. A identificação de biomarcadores e o desenvolvimento de novos agentes e sistemas de entrega, são outras situações desejáveis. No geral, um progresso considerável tem sido observado para reduzir a carga associada com o câncer de pâncreas. Esta revisão tem como objetivo delinear, por meio de uma revisão integrativa, o conhecimento mais atualizado sobre o risco de adenocarcinoma pancreático, diagnóstico e tratamento, enquanto identifica lacunas que visam estimular novas pesquisas sobre esta malignidade pouco estudada.
id UNICESU -1_b504be65351367136b8ffcaf8a6dd374
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9011
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTONeoplasiaPâncreasSemiologiaO adenocarcinoma pancreático é uma condição letal com incidência crescente em todo o mundo. Muitas vezes se apresenta em estágio avançado, o que contribui para taxas de sobrevivência de cinco anos para os pacientes. Assim, um melhor entendimento dos fatores de risco e sintomas associados a esta doença é essencial para informar profissionais de saúde e a população em geral sobre prevenção e/ou medidas de detecção precoce. A identificação de pacientes de alto risco poderia beneficiar a triagem para detectar condições pré-malignas, como neoplasia pancreáticas intraepitelial, neoplasias mucinosa papilar intraductal e neoplasias císticas mucinosas, no entanto, um teste de triagem aceitável ainda deve ser identificado. Por outro lado, o manejo do adenocarcinoma de pâncreas está evoluindo, com a introdução de novas técnicas cirúrgicas e terapias médicas, tais como, técnicas laparoscópicas e neoadjuvantes quimiorradioterápicos, no entanto, isso só levou a uma modesta melhoria nos resultados de sobrevida. A identificação de biomarcadores e o desenvolvimento de novos agentes e sistemas de entrega, são outras situações desejáveis. No geral, um progresso considerável tem sido observado para reduzir a carga associada com o câncer de pâncreas. Esta revisão tem como objetivo delinear, por meio de uma revisão integrativa, o conhecimento mais atualizado sobre o risco de adenocarcinoma pancreático, diagnóstico e tratamento, enquanto identifica lacunas que visam estimular novas pesquisas sobre esta malignidade pouco estudada.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-25T12:29:19Z2021-11-25T12:29:19Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991EADhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9011porLIMA, Alexandre Adler VianaCORRÊA, Marcelo FonsecaBRITO, Karin Juliane Pelizzaro Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-26T06:01:38ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
title CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
spellingShingle CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
LIMA, Alexandre Adler Viana
Neoplasia
Pâncreas
Semiologia
title_short CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
title_full CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
title_fullStr CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
title_full_unstemmed CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
title_sort CÂNCER DE PÂNCREAS: UMA REVISÃO DA EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
author LIMA, Alexandre Adler Viana
author_facet LIMA, Alexandre Adler Viana
CORRÊA, Marcelo Fonseca
BRITO, Karin Juliane Pelizzaro Rocha
author_role author
author2 CORRÊA, Marcelo Fonseca
BRITO, Karin Juliane Pelizzaro Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Alexandre Adler Viana
CORRÊA, Marcelo Fonseca
BRITO, Karin Juliane Pelizzaro Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasia
Pâncreas
Semiologia
topic Neoplasia
Pâncreas
Semiologia
description O adenocarcinoma pancreático é uma condição letal com incidência crescente em todo o mundo. Muitas vezes se apresenta em estágio avançado, o que contribui para taxas de sobrevivência de cinco anos para os pacientes. Assim, um melhor entendimento dos fatores de risco e sintomas associados a esta doença é essencial para informar profissionais de saúde e a população em geral sobre prevenção e/ou medidas de detecção precoce. A identificação de pacientes de alto risco poderia beneficiar a triagem para detectar condições pré-malignas, como neoplasia pancreáticas intraepitelial, neoplasias mucinosa papilar intraductal e neoplasias císticas mucinosas, no entanto, um teste de triagem aceitável ainda deve ser identificado. Por outro lado, o manejo do adenocarcinoma de pâncreas está evoluindo, com a introdução de novas técnicas cirúrgicas e terapias médicas, tais como, técnicas laparoscópicas e neoadjuvantes quimiorradioterápicos, no entanto, isso só levou a uma modesta melhoria nos resultados de sobrevida. A identificação de biomarcadores e o desenvolvimento de novos agentes e sistemas de entrega, são outras situações desejáveis. No geral, um progresso considerável tem sido observado para reduzir a carga associada com o câncer de pâncreas. Esta revisão tem como objetivo delinear, por meio de uma revisão integrativa, o conhecimento mais atualizado sobre o risco de adenocarcinoma pancreático, diagnóstico e tratamento, enquanto identifica lacunas que visam estimular novas pesquisas sobre esta malignidade pouco estudada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25T12:29:19Z
2021-11-25T12:29:19Z
2021-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
EAD
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9011
identifier_str_mv 2594-4991
EAD
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771927605280768