TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TRZASKOS, Jaciara Graciela Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TRZASKOS, Ester Caroline Dias, PINTO, Rodrigo Caetano, HERAI, Roberto Hirochi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4194
Resumo: A Síndrome do X Frágil é uma perturbação do desenvolvimento, hereditária, onde o gene FMR1 sofre uma mutação, ele é responsável pela instrução para a produção da proteína FMRP, a qual fornece informações para a regulação da produção de outras proteínas responsáveis pelas sinapses. Atualmente a compreensão neurobiológica da Síndrome do X Frágil abriu portas para inúmeros tratamentos, porém, ainda continua sem uma cura definitiva, a direção do tratamento vai ao encontro dos sintomas comportamentais e médicos. Esta pesquisa tem como principal finalidade centrar- se sobre os diferentes tratamentos farmacológicos associados a hiperatividade desenvolvida na SXF, bem como a recomendação de acompanhamento e vigilância dos portadores. Pra isso, será executado um protocolo de revisão sistemática da literatura na qual descrevemos os principais sintomas da SXF e quais fármacos são utilizados para trata- lo. Além disso, também descrevemos brevemente sintomas da SXF que ainda não apresentam fármacos específicos para seu tratamento.
id UNICESU -1_b5356ab4e1765da80f9ba6d71181ed4e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4194
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGILFármacosGeneSintomasA Síndrome do X Frágil é uma perturbação do desenvolvimento, hereditária, onde o gene FMR1 sofre uma mutação, ele é responsável pela instrução para a produção da proteína FMRP, a qual fornece informações para a regulação da produção de outras proteínas responsáveis pelas sinapses. Atualmente a compreensão neurobiológica da Síndrome do X Frágil abriu portas para inúmeros tratamentos, porém, ainda continua sem uma cura definitiva, a direção do tratamento vai ao encontro dos sintomas comportamentais e médicos. Esta pesquisa tem como principal finalidade centrar- se sobre os diferentes tratamentos farmacológicos associados a hiperatividade desenvolvida na SXF, bem como a recomendação de acompanhamento e vigilância dos portadores. Pra isso, será executado um protocolo de revisão sistemática da literatura na qual descrevemos os principais sintomas da SXF e quais fármacos são utilizados para trata- lo. Além disso, também descrevemos brevemente sintomas da SXF que ainda não apresentam fármacos específicos para seu tratamento.UniCesumar2020-01-13T17:33:25Z2020-01-13T17:33:25Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4194otherTRZASKOS, Jaciara Graciela DiasTRZASKOS, Ester Caroline DiasPINTO, Rodrigo CaetanoHERAI, Roberto Hirochireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:13.591Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
title TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
spellingShingle TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
TRZASKOS, Jaciara Graciela Dias
Fármacos
Gene
Sintomas
title_short TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
title_full TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
title_fullStr TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
title_full_unstemmed TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
title_sort TRATAMENTO DE HIPERATIVIDADE EM SÍNDROME DO X FRÁGIL
author TRZASKOS, Jaciara Graciela Dias
author_facet TRZASKOS, Jaciara Graciela Dias
TRZASKOS, Ester Caroline Dias
PINTO, Rodrigo Caetano
HERAI, Roberto Hirochi
author_role author
author2 TRZASKOS, Ester Caroline Dias
PINTO, Rodrigo Caetano
HERAI, Roberto Hirochi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TRZASKOS, Jaciara Graciela Dias
TRZASKOS, Ester Caroline Dias
PINTO, Rodrigo Caetano
HERAI, Roberto Hirochi
dc.subject.por.fl_str_mv Fármacos
Gene
Sintomas
topic Fármacos
Gene
Sintomas
dc.description.none.fl_txt_mv A Síndrome do X Frágil é uma perturbação do desenvolvimento, hereditária, onde o gene FMR1 sofre uma mutação, ele é responsável pela instrução para a produção da proteína FMRP, a qual fornece informações para a regulação da produção de outras proteínas responsáveis pelas sinapses. Atualmente a compreensão neurobiológica da Síndrome do X Frágil abriu portas para inúmeros tratamentos, porém, ainda continua sem uma cura definitiva, a direção do tratamento vai ao encontro dos sintomas comportamentais e médicos. Esta pesquisa tem como principal finalidade centrar- se sobre os diferentes tratamentos farmacológicos associados a hiperatividade desenvolvida na SXF, bem como a recomendação de acompanhamento e vigilância dos portadores. Pra isso, será executado um protocolo de revisão sistemática da literatura na qual descrevemos os principais sintomas da SXF e quais fármacos são utilizados para trata- lo. Além disso, também descrevemos brevemente sintomas da SXF que ainda não apresentam fármacos específicos para seu tratamento.
description A Síndrome do X Frágil é uma perturbação do desenvolvimento, hereditária, onde o gene FMR1 sofre uma mutação, ele é responsável pela instrução para a produção da proteína FMRP, a qual fornece informações para a regulação da produção de outras proteínas responsáveis pelas sinapses. Atualmente a compreensão neurobiológica da Síndrome do X Frágil abriu portas para inúmeros tratamentos, porém, ainda continua sem uma cura definitiva, a direção do tratamento vai ao encontro dos sintomas comportamentais e médicos. Esta pesquisa tem como principal finalidade centrar- se sobre os diferentes tratamentos farmacológicos associados a hiperatividade desenvolvida na SXF, bem como a recomendação de acompanhamento e vigilância dos portadores. Pra isso, será executado um protocolo de revisão sistemática da literatura na qual descrevemos os principais sintomas da SXF e quais fármacos são utilizados para trata- lo. Além disso, também descrevemos brevemente sintomas da SXF que ainda não apresentam fármacos específicos para seu tratamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-13T17:33:25Z
2020-01-13T17:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4194
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4194
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948624622059520