PERDA E INTEGRAÇÃO: UM OLHAR DA TEOLOGIA PÚBLICA AOS DESAFIOS DE REFUGIADOS E MIGRANTES INTERNACIONAIS A PARTIR DA CIDADE DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORTUÑO, Erick Alexander Pérez
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LUIZ, Roney de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3774
Resumo: Segundo dados da Polícia Federal de Maringá-PR na região moram hoje mais de 5.562 imigrantes. É de domínio geral que o modus vivendi acompanham o migrante para onde for, e está constituído por elementos importantes que não podem ser deixados de lado, tais elementos sofrem uma alteração ou perda quando o migrante abandona seu lar e chega num novo país. Para tanto, o objetivo principal é procurar responder: como a teologia pública entende a situação dos migrantes internacionais estabelecidos em Maringá-PR e qual sua proposta pública que contribua relevantemente na integração dos imigrantes e refugiados que chegam à cidade e região de Maringá. Como objetivos específicos buscar-se-á responder: quem são e quais são os perfis dos imigrantes internacionais domiciliados em Maringá? Em que medidas tais imigrantes encontram em suas convicções e cultura o apoio necessário para seu estabelecimento e integração em Maringá-PR? E, finalmente, confirmar quais são os elementos de perdas e como se dá a integração em Maringá? Além de buscar criar na sociedade de Maringá-PR um interesse pelo tema da integração de migrantes internacionais. Tal pesquisa justifica-se, justamente, pelo número exponencial de migrantes internacionais e solicitantes de refúgio em Maringá-PR, acentuados nos últimos meses pela migração venezuelana e em anos anteriores pela migração haitiana. Como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, hemerográfica e documental, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, com o intuito de fornecerem dados qualitativos para explicar a lógica dos elementos de perda, bem como quantitativos, a serem tabulados, como forma de construir indicadores para melhor compreensão do fenômeno.
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