ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: AGUIAR NETO, Ayrton Pereira de, CARDOSO, Jane Laner
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3801
Resumo: O objetivo desse estudo foi descrever e analisar o estado nutricional e a relação com a atividade física de escolares entre 6 e 14 anos de uma escola em Maringá -PR. Trata- se de em estudo do tipo transversal e intencional. Foi apresentado o projeto a todos os escolares e enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, sendo incluídos todos aqueles que aceitaram participar do estudo. Foram coletados dados antropométricos (peso, estatura e circunferência abdominal) de crianças de 6 a 14 anos de idade, que frequentam contra turno no Educandário Somos Todos Irmãos. Os dados coletados foram transportados para o programa ANTRHO da OMS e obtida classificação do estado nutricional, em escores z, o peso (zP); a estatura (zE); o índice de massa corpórea (zIMC) para idade e a circunferência abdominal (CA), bem como foi obtida a razão da circunferência abdominal pela estatura (RCA/E). Classificou- se em eutrofia, sobrepeso, obesidade e obesidade grave.Quanto à avaliação da atividade física foi utilizado o instrumento QUADA, sendo possível classificar as crianças e adolescentes em inativos, ativo insuficiente, ativo suficiente e muito ativo. Foi verificado um total de 52% de crianças eutróficas e 48% com IMC elevado. Já com relação a atividade física, 7% foram classificados como inativos, 39% ativos insuficientes, 42% ativos suficientes e 12% muito ativos.
id UNICESU -1_b635ac8273ac4c87822cb8012f31fc1a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3801
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PRCriançasIMCObesidadeO objetivo desse estudo foi descrever e analisar o estado nutricional e a relação com a atividade física de escolares entre 6 e 14 anos de uma escola em Maringá -PR. Trata- se de em estudo do tipo transversal e intencional. Foi apresentado o projeto a todos os escolares e enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, sendo incluídos todos aqueles que aceitaram participar do estudo. Foram coletados dados antropométricos (peso, estatura e circunferência abdominal) de crianças de 6 a 14 anos de idade, que frequentam contra turno no Educandário Somos Todos Irmãos. Os dados coletados foram transportados para o programa ANTRHO da OMS e obtida classificação do estado nutricional, em escores z, o peso (zP); a estatura (zE); o índice de massa corpórea (zIMC) para idade e a circunferência abdominal (CA), bem como foi obtida a razão da circunferência abdominal pela estatura (RCA/E). Classificou- se em eutrofia, sobrepeso, obesidade e obesidade grave.Quanto à avaliação da atividade física foi utilizado o instrumento QUADA, sendo possível classificar as crianças e adolescentes em inativos, ativo insuficiente, ativo suficiente e muito ativo. Foi verificado um total de 52% de crianças eutróficas e 48% com IMC elevado. Já com relação a atividade física, 7% foram classificados como inativos, 39% ativos insuficientes, 42% ativos suficientes e 12% muito ativos.UniCesumar2020-01-06T12:52:05Z2020-01-06T12:52:05Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3801otherPEREIRA, Gabriela da SilvaAGUIAR NETO, Ayrton Pereira deCARDOSO, Jane Lanerreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:47.348Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
title ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
spellingShingle ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
PEREIRA, Gabriela da Silva
Crianças
IMC
Obesidade
title_short ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
title_full ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
title_fullStr ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
title_full_unstemmed ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
title_sort ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
author PEREIRA, Gabriela da Silva
author_facet PEREIRA, Gabriela da Silva
AGUIAR NETO, Ayrton Pereira de
CARDOSO, Jane Laner
author_role author
author2 AGUIAR NETO, Ayrton Pereira de
CARDOSO, Jane Laner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Gabriela da Silva
AGUIAR NETO, Ayrton Pereira de
CARDOSO, Jane Laner
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
IMC
Obesidade
topic Crianças
IMC
Obesidade
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desse estudo foi descrever e analisar o estado nutricional e a relação com a atividade física de escolares entre 6 e 14 anos de uma escola em Maringá -PR. Trata- se de em estudo do tipo transversal e intencional. Foi apresentado o projeto a todos os escolares e enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, sendo incluídos todos aqueles que aceitaram participar do estudo. Foram coletados dados antropométricos (peso, estatura e circunferência abdominal) de crianças de 6 a 14 anos de idade, que frequentam contra turno no Educandário Somos Todos Irmãos. Os dados coletados foram transportados para o programa ANTRHO da OMS e obtida classificação do estado nutricional, em escores z, o peso (zP); a estatura (zE); o índice de massa corpórea (zIMC) para idade e a circunferência abdominal (CA), bem como foi obtida a razão da circunferência abdominal pela estatura (RCA/E). Classificou- se em eutrofia, sobrepeso, obesidade e obesidade grave.Quanto à avaliação da atividade física foi utilizado o instrumento QUADA, sendo possível classificar as crianças e adolescentes em inativos, ativo insuficiente, ativo suficiente e muito ativo. Foi verificado um total de 52% de crianças eutróficas e 48% com IMC elevado. Já com relação a atividade física, 7% foram classificados como inativos, 39% ativos insuficientes, 42% ativos suficientes e 12% muito ativos.
description O objetivo desse estudo foi descrever e analisar o estado nutricional e a relação com a atividade física de escolares entre 6 e 14 anos de uma escola em Maringá -PR. Trata- se de em estudo do tipo transversal e intencional. Foi apresentado o projeto a todos os escolares e enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, sendo incluídos todos aqueles que aceitaram participar do estudo. Foram coletados dados antropométricos (peso, estatura e circunferência abdominal) de crianças de 6 a 14 anos de idade, que frequentam contra turno no Educandário Somos Todos Irmãos. Os dados coletados foram transportados para o programa ANTRHO da OMS e obtida classificação do estado nutricional, em escores z, o peso (zP); a estatura (zE); o índice de massa corpórea (zIMC) para idade e a circunferência abdominal (CA), bem como foi obtida a razão da circunferência abdominal pela estatura (RCA/E). Classificou- se em eutrofia, sobrepeso, obesidade e obesidade grave.Quanto à avaliação da atividade física foi utilizado o instrumento QUADA, sendo possível classificar as crianças e adolescentes em inativos, ativo insuficiente, ativo suficiente e muito ativo. Foi verificado um total de 52% de crianças eutróficas e 48% com IMC elevado. Já com relação a atividade física, 7% foram classificados como inativos, 39% ativos insuficientes, 42% ativos suficientes e 12% muito ativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T12:52:05Z
2020-01-06T12:52:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3801
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3801
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583582892032