AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUZELATO, Claudinei Moisés
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CAMARGO, Marlene Rodrigues Marcelino, MELLA, Sidney Edson, MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5613
Resumo: A Contracepção de Emergência (CE) é um método que pode ser usado após a falha na utilização de um método contraceptivo, após uma relação sexual desprotegida, ou em casos de violência sexual. A CE é indicada somente para casos especiais. Esse método jamais deve ser usado regularmente, pois após um ano completo de uso, o seu índice de falha seria mais elevado que os contraceptivos hormonais regulares e, além disso, pode causar sérios danos a saúde das usuárias. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar o consumo dos contraceptivos de emergência em duas farmácias de dispensação de Maringá, bem como verificar os aspectos relacionados ao uso. Os participantes do presente estudo foram 21 compradores da pílula do dia seguinte, que adquiriram a pílula nas sextas-feiras, sábados e domingos do mês de dezembro de 2008 em duas farmácias de Maringá. Para a obtenção dos dados sobre o uso da CE,confeccionou-se um questionário auto-preenchível. A CE mais adquirida foi a Pilen® 57%, e em nenhum caso houve prescrição médica, 46% dos usuários já usaram o método duas vezes durante o período de um ano, sendo que a faixa etária que mais fez o uso do método foi 21 a 29 anos (57%). Os dados obtidos, demonstram que o método de CE vem sendo usado sem indicação médica, cabendo ao profissional farmacêutico estar informando sobre a CE e indicando aos usuários a procurarem um médico para obterem a prescrição da CE.
id UNICESU -1_b85f246d449ca80ee348e94526a2fcd4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5613
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃOAnticoncepção pós-coitoUso de medicaçõesEtinilenostradiolA Contracepção de Emergência (CE) é um método que pode ser usado após a falha na utilização de um método contraceptivo, após uma relação sexual desprotegida, ou em casos de violência sexual. A CE é indicada somente para casos especiais. Esse método jamais deve ser usado regularmente, pois após um ano completo de uso, o seu índice de falha seria mais elevado que os contraceptivos hormonais regulares e, além disso, pode causar sérios danos a saúde das usuárias. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar o consumo dos contraceptivos de emergência em duas farmácias de dispensação de Maringá, bem como verificar os aspectos relacionados ao uso. Os participantes do presente estudo foram 21 compradores da pílula do dia seguinte, que adquiriram a pílula nas sextas-feiras, sábados e domingos do mês de dezembro de 2008 em duas farmácias de Maringá. Para a obtenção dos dados sobre o uso da CE,confeccionou-se um questionário auto-preenchível. A CE mais adquirida foi a Pilen® 57%, e em nenhum caso houve prescrição médica, 46% dos usuários já usaram o método duas vezes durante o período de um ano, sendo que a faixa etária que mais fez o uso do método foi 21 a 29 anos (57%). Os dados obtidos, demonstram que o método de CE vem sendo usado sem indicação médica, cabendo ao profissional farmacêutico estar informando sobre a CE e indicando aos usuários a procurarem um médico para obterem a prescrição da CE.UniCesumar2020-04-14T18:16:51Z2020-04-14T18:16:51Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5613otherBUZELATO, Claudinei MoisésCAMARGO, Marlene Rodrigues MarcelinoMELLA, Sidney EdsonMELLA, Eliane Aparecida Campesattoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:54.449Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
title AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
BUZELATO, Claudinei Moisés
Anticoncepção pós-coito
Uso de medicações
Etinilenostradiol
title_short AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
title_full AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
title_sort AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
author BUZELATO, Claudinei Moisés
author_facet BUZELATO, Claudinei Moisés
CAMARGO, Marlene Rodrigues Marcelino
MELLA, Sidney Edson
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
author_role author
author2 CAMARGO, Marlene Rodrigues Marcelino
MELLA, Sidney Edson
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BUZELATO, Claudinei Moisés
CAMARGO, Marlene Rodrigues Marcelino
MELLA, Sidney Edson
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
dc.subject.por.fl_str_mv Anticoncepção pós-coito
Uso de medicações
Etinilenostradiol
topic Anticoncepção pós-coito
Uso de medicações
Etinilenostradiol
dc.description.none.fl_txt_mv A Contracepção de Emergência (CE) é um método que pode ser usado após a falha na utilização de um método contraceptivo, após uma relação sexual desprotegida, ou em casos de violência sexual. A CE é indicada somente para casos especiais. Esse método jamais deve ser usado regularmente, pois após um ano completo de uso, o seu índice de falha seria mais elevado que os contraceptivos hormonais regulares e, além disso, pode causar sérios danos a saúde das usuárias. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar o consumo dos contraceptivos de emergência em duas farmácias de dispensação de Maringá, bem como verificar os aspectos relacionados ao uso. Os participantes do presente estudo foram 21 compradores da pílula do dia seguinte, que adquiriram a pílula nas sextas-feiras, sábados e domingos do mês de dezembro de 2008 em duas farmácias de Maringá. Para a obtenção dos dados sobre o uso da CE,confeccionou-se um questionário auto-preenchível. A CE mais adquirida foi a Pilen® 57%, e em nenhum caso houve prescrição médica, 46% dos usuários já usaram o método duas vezes durante o período de um ano, sendo que a faixa etária que mais fez o uso do método foi 21 a 29 anos (57%). Os dados obtidos, demonstram que o método de CE vem sendo usado sem indicação médica, cabendo ao profissional farmacêutico estar informando sobre a CE e indicando aos usuários a procurarem um médico para obterem a prescrição da CE.
description A Contracepção de Emergência (CE) é um método que pode ser usado após a falha na utilização de um método contraceptivo, após uma relação sexual desprotegida, ou em casos de violência sexual. A CE é indicada somente para casos especiais. Esse método jamais deve ser usado regularmente, pois após um ano completo de uso, o seu índice de falha seria mais elevado que os contraceptivos hormonais regulares e, além disso, pode causar sérios danos a saúde das usuárias. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar o consumo dos contraceptivos de emergência em duas farmácias de dispensação de Maringá, bem como verificar os aspectos relacionados ao uso. Os participantes do presente estudo foram 21 compradores da pílula do dia seguinte, que adquiriram a pílula nas sextas-feiras, sábados e domingos do mês de dezembro de 2008 em duas farmácias de Maringá. Para a obtenção dos dados sobre o uso da CE,confeccionou-se um questionário auto-preenchível. A CE mais adquirida foi a Pilen® 57%, e em nenhum caso houve prescrição médica, 46% dos usuários já usaram o método duas vezes durante o período de um ano, sendo que a faixa etária que mais fez o uso do método foi 21 a 29 anos (57%). Os dados obtidos, demonstram que o método de CE vem sendo usado sem indicação médica, cabendo ao profissional farmacêutico estar informando sobre a CE e indicando aos usuários a procurarem um médico para obterem a prescrição da CE.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-14T18:16:51Z
2020-04-14T18:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5613
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5613
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948633258131456