DOMINAÇÃO SIMBÓLICA E VIOLÊNCIA DE GÊNERO: O PAPEL DOS DISCURSOS RELIGIOSOS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2544 |
Resumo: | O presente texto aborda a vinculação entre a violência de gênero e a produção e disseminação de discursos religiosos. Neste sentido, na primeira parte, aborda a violência de gênero um fenômeno atual e persistente, que está profundamente vinculado à estruturação de desigualdades que se expressam nas mais diversas áreas da vida humana, sendo, portanto, culturais, históricos, normativos, institucionais e religiosos, e que expressam relações de poder e dominação do homem sobre a mulher, ou sobre o polo feminino ou feminilizado de uma relação. No segundo momento, aborda o espaço central ocupado pelo discurso religioso, especialmente o cristão na produção e reprodução destas desigualdades e, consequentemente, na produção das violências que dela decorrem, principalmente, o discurso fundamentalista. Por fim, no mesmo sentido, apresenta possibilidades e que o discurso religiosos, mediante novas formas de interpretação do texto bíblico, como aquela proposto pela teologia inclusiva, possa ocupar lugar igualmente central na produção de novas formas de sociabilidades permeadas pela igualdade e que conduzam, assim, ao fim da violência de gênero. |
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O presente texto aborda a vinculação entre a violência de gênero e a produção e disseminação de discursos religiosos. Neste sentido, na primeira parte, aborda a violência de gênero um fenômeno atual e persistente, que está profundamente vinculado à estruturação de desigualdades que se expressam nas mais diversas áreas da vida humana, sendo, portanto, culturais, históricos, normativos, institucionais e religiosos, e que expressam relações de poder e dominação do homem sobre a mulher, ou sobre o polo feminino ou feminilizado de uma relação. No segundo momento, aborda o espaço central ocupado pelo discurso religioso, especialmente o cristão na produção e reprodução destas desigualdades e, consequentemente, na produção das violências que dela decorrem, principalmente, o discurso fundamentalista. Por fim, no mesmo sentido, apresenta possibilidades e que o discurso religiosos, mediante novas formas de interpretação do texto bíblico, como aquela proposto pela teologia inclusiva, possa ocupar lugar igualmente central na produção de novas formas de sociabilidades permeadas pela igualdade e que conduzam, assim, ao fim da violência de gênero. |
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