AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAUTH, Ângela Mari
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SAMPAIO, Arlinda Jesus, AVANZI, Flávia Eloisa, KLOSTER, Sandra Regina, AGUIAR, Joana Ercilia Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6478
Resumo: Os transtornos depressivos apresentam significativa prevalência entre indivíduos idosos da comunidade, variando entre 4,8 e 14,6%. Quando os estudos de prevalência referem-se a idosos hospitalizados ou institucionalizados, os resultados são ainda maiores, atingindo 22,0%. A depressão é talvez a causa mais freqüente de sofrimento emocional e piora da qualidade de vida nos idosos. Para diagnosticar a depressão é necessário que esteja presente um elenco de sintomas, dentre eles: humor deprimido, perda de interesse, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, perda de energia, sentimento de culpa ou inutilidade e pensamentos de morte recorrentes. O objetivo do projeto visa Identificar a ocorrência de depressão em idosos institucionalizados. Realizado através de pesquisa quantitativa, tendo como sujeitos do estudo 10 idosos entre 67 e 88 anos. O levantamento de dados foi obtido através de entrevista, utilizando para a classificação dos dados o inventário de depressão de Beck. Os resultados revelam que levando em consideração os sintomas e atitudes depressivos 40% não apresentam depressão, 20% apresentam um leve grau de depressão, 20% depressão moderada e 20% depressão grave. Dentre todos os entrevistados o principal foco da queixa foi a afastamento dos familiares, o que resulta em sintomas depressivos como tristeza e crises de choro, agravando o quadro de depressão. Muitas vezes a depressão passa despercebido pelos cuidadores e familiares, isso faz com que diminua muito a qualidade de vida da pessoa depressiva.
id UNICESU -1_bd7837545b76c8e9932c9712972b668c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6478
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.DepressãoIdosoInstituiçãoOs transtornos depressivos apresentam significativa prevalência entre indivíduos idosos da comunidade, variando entre 4,8 e 14,6%. Quando os estudos de prevalência referem-se a idosos hospitalizados ou institucionalizados, os resultados são ainda maiores, atingindo 22,0%. A depressão é talvez a causa mais freqüente de sofrimento emocional e piora da qualidade de vida nos idosos. Para diagnosticar a depressão é necessário que esteja presente um elenco de sintomas, dentre eles: humor deprimido, perda de interesse, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, perda de energia, sentimento de culpa ou inutilidade e pensamentos de morte recorrentes. O objetivo do projeto visa Identificar a ocorrência de depressão em idosos institucionalizados. Realizado através de pesquisa quantitativa, tendo como sujeitos do estudo 10 idosos entre 67 e 88 anos. O levantamento de dados foi obtido através de entrevista, utilizando para a classificação dos dados o inventário de depressão de Beck. Os resultados revelam que levando em consideração os sintomas e atitudes depressivos 40% não apresentam depressão, 20% apresentam um leve grau de depressão, 20% depressão moderada e 20% depressão grave. Dentre todos os entrevistados o principal foco da queixa foi a afastamento dos familiares, o que resulta em sintomas depressivos como tristeza e crises de choro, agravando o quadro de depressão. Muitas vezes a depressão passa despercebido pelos cuidadores e familiares, isso faz com que diminua muito a qualidade de vida da pessoa depressiva.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T12:14:09Z2007-10-232021-01-20T12:14:09Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6478porRAUTH, Ângela MariSAMPAIO, Arlinda JesusAVANZI, Flávia EloisaKLOSTER, Sandra ReginaAGUIAR, Joana Ercilia Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:02:14ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
title AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
spellingShingle AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
RAUTH, Ângela Mari
Depressão
Idoso
Instituição
title_short AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
title_full AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
title_fullStr AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
title_sort AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.
author RAUTH, Ângela Mari
author_facet RAUTH, Ângela Mari
SAMPAIO, Arlinda Jesus
AVANZI, Flávia Eloisa
KLOSTER, Sandra Regina
AGUIAR, Joana Ercilia Aguiar
author_role author
author2 SAMPAIO, Arlinda Jesus
AVANZI, Flávia Eloisa
KLOSTER, Sandra Regina
AGUIAR, Joana Ercilia Aguiar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAUTH, Ângela Mari
SAMPAIO, Arlinda Jesus
AVANZI, Flávia Eloisa
KLOSTER, Sandra Regina
AGUIAR, Joana Ercilia Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Idoso
Instituição
topic Depressão
Idoso
Instituição
description Os transtornos depressivos apresentam significativa prevalência entre indivíduos idosos da comunidade, variando entre 4,8 e 14,6%. Quando os estudos de prevalência referem-se a idosos hospitalizados ou institucionalizados, os resultados são ainda maiores, atingindo 22,0%. A depressão é talvez a causa mais freqüente de sofrimento emocional e piora da qualidade de vida nos idosos. Para diagnosticar a depressão é necessário que esteja presente um elenco de sintomas, dentre eles: humor deprimido, perda de interesse, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, perda de energia, sentimento de culpa ou inutilidade e pensamentos de morte recorrentes. O objetivo do projeto visa Identificar a ocorrência de depressão em idosos institucionalizados. Realizado através de pesquisa quantitativa, tendo como sujeitos do estudo 10 idosos entre 67 e 88 anos. O levantamento de dados foi obtido através de entrevista, utilizando para a classificação dos dados o inventário de depressão de Beck. Os resultados revelam que levando em consideração os sintomas e atitudes depressivos 40% não apresentam depressão, 20% apresentam um leve grau de depressão, 20% depressão moderada e 20% depressão grave. Dentre todos os entrevistados o principal foco da queixa foi a afastamento dos familiares, o que resulta em sintomas depressivos como tristeza e crises de choro, agravando o quadro de depressão. Muitas vezes a depressão passa despercebido pelos cuidadores e familiares, isso faz com que diminua muito a qualidade de vida da pessoa depressiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T12:14:09Z
2021-01-20T12:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6478
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963169832960