ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamarino, Luana Constantinov
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Seregati, Michele Darlin, Ferrari, Ariana
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2034
Resumo: O envelhecimento é uma condição natural dos humanos, nela são evidenciadas transformações em diversas faces do indivíduo. Além da parte psicológica e social, há grandes mudanças no aspecto físico e também no estado nutricional (Cendron et al. 2003). Este trabalho tem por objetivo analisar o estado nutricional dos idosos hospitalizados no Hospital Municipal de Maringá-PR, através do Índice de Massa Corporal, da prega cutânea tricipital, da circunferência, da circunferência muscular e da área muscular do braço. Para avaliar o estado nutricional do idoso hospitalizado serão utilizados dados como o peso, que será medido utilizando uma balança de plataforma digital e quando não for possível a realização da medida nos pacientes acamados, será estimado pela equação proposta por Chumlea et al.(1988). Quando não for possível a realização da medida da estatura dos pacientes por estarem acamados, a mesma será estimada pela equação proposta por Chumlea et al.(1987). Com base na altura e peso será calculado o IMC, e depois será classificada através da tabela de classificação dos idosos segundo percentis, assim como a prega cutânea tricipital e a circunferência do braço. A circunferência muscular do braço será calculada pela fórmula proposta por Gurney e Jelliffe (1973) e para o calculo da AMBc será utilizado as fórmulas propostas por Heymsfield et al.(1982) e depois seus valores classificados segundo percentis, sexo e grupo etário. Participaram da pesquisa 130 pacientes e como resultado parcial pode-se verificar que a maior parte deles estão com baixo peso e capacidade funcional reduzida.
id UNICESU -1_bd802d71f8b3c394a0ec13a278de39ac
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2034
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOSEstado NutricionalIdosoHospitaisO envelhecimento é uma condição natural dos humanos, nela são evidenciadas transformações em diversas faces do indivíduo. Além da parte psicológica e social, há grandes mudanças no aspecto físico e também no estado nutricional (Cendron et al. 2003). Este trabalho tem por objetivo analisar o estado nutricional dos idosos hospitalizados no Hospital Municipal de Maringá-PR, através do Índice de Massa Corporal, da prega cutânea tricipital, da circunferência, da circunferência muscular e da área muscular do braço. Para avaliar o estado nutricional do idoso hospitalizado serão utilizados dados como o peso, que será medido utilizando uma balança de plataforma digital e quando não for possível a realização da medida nos pacientes acamados, será estimado pela equação proposta por Chumlea et al.(1988). Quando não for possível a realização da medida da estatura dos pacientes por estarem acamados, a mesma será estimada pela equação proposta por Chumlea et al.(1987). Com base na altura e peso será calculado o IMC, e depois será classificada através da tabela de classificação dos idosos segundo percentis, assim como a prega cutânea tricipital e a circunferência do braço. A circunferência muscular do braço será calculada pela fórmula proposta por Gurney e Jelliffe (1973) e para o calculo da AMBc será utilizado as fórmulas propostas por Heymsfield et al.(1982) e depois seus valores classificados segundo percentis, sexo e grupo etário. Participaram da pesquisa 130 pacientes e como resultado parcial pode-se verificar que a maior parte deles estão com baixo peso e capacidade funcional reduzida.Unicesumar2019-08-21T12:54:55Z2019-08-21T12:54:55Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2034otherJamarino, Luana ConstantinovSeregati, Michele DarlinFerrari, Arianareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:50.029Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
title ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
spellingShingle ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
Jamarino, Luana Constantinov
Estado Nutricional
Idoso
Hospitais
title_short ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
title_full ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
title_fullStr ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
title_full_unstemmed ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
title_sort ESTADO NUTRICIONAL, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS
author Jamarino, Luana Constantinov
author_facet Jamarino, Luana Constantinov
Seregati, Michele Darlin
Ferrari, Ariana
author_role author
author2 Seregati, Michele Darlin
Ferrari, Ariana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jamarino, Luana Constantinov
Seregati, Michele Darlin
Ferrari, Ariana
dc.subject.por.fl_str_mv Estado Nutricional
Idoso
Hospitais
topic Estado Nutricional
Idoso
Hospitais
dc.description.none.fl_txt_mv O envelhecimento é uma condição natural dos humanos, nela são evidenciadas transformações em diversas faces do indivíduo. Além da parte psicológica e social, há grandes mudanças no aspecto físico e também no estado nutricional (Cendron et al. 2003). Este trabalho tem por objetivo analisar o estado nutricional dos idosos hospitalizados no Hospital Municipal de Maringá-PR, através do Índice de Massa Corporal, da prega cutânea tricipital, da circunferência, da circunferência muscular e da área muscular do braço. Para avaliar o estado nutricional do idoso hospitalizado serão utilizados dados como o peso, que será medido utilizando uma balança de plataforma digital e quando não for possível a realização da medida nos pacientes acamados, será estimado pela equação proposta por Chumlea et al.(1988). Quando não for possível a realização da medida da estatura dos pacientes por estarem acamados, a mesma será estimada pela equação proposta por Chumlea et al.(1987). Com base na altura e peso será calculado o IMC, e depois será classificada através da tabela de classificação dos idosos segundo percentis, assim como a prega cutânea tricipital e a circunferência do braço. A circunferência muscular do braço será calculada pela fórmula proposta por Gurney e Jelliffe (1973) e para o calculo da AMBc será utilizado as fórmulas propostas por Heymsfield et al.(1982) e depois seus valores classificados segundo percentis, sexo e grupo etário. Participaram da pesquisa 130 pacientes e como resultado parcial pode-se verificar que a maior parte deles estão com baixo peso e capacidade funcional reduzida.
description O envelhecimento é uma condição natural dos humanos, nela são evidenciadas transformações em diversas faces do indivíduo. Além da parte psicológica e social, há grandes mudanças no aspecto físico e também no estado nutricional (Cendron et al. 2003). Este trabalho tem por objetivo analisar o estado nutricional dos idosos hospitalizados no Hospital Municipal de Maringá-PR, através do Índice de Massa Corporal, da prega cutânea tricipital, da circunferência, da circunferência muscular e da área muscular do braço. Para avaliar o estado nutricional do idoso hospitalizado serão utilizados dados como o peso, que será medido utilizando uma balança de plataforma digital e quando não for possível a realização da medida nos pacientes acamados, será estimado pela equação proposta por Chumlea et al.(1988). Quando não for possível a realização da medida da estatura dos pacientes por estarem acamados, a mesma será estimada pela equação proposta por Chumlea et al.(1987). Com base na altura e peso será calculado o IMC, e depois será classificada através da tabela de classificação dos idosos segundo percentis, assim como a prega cutânea tricipital e a circunferência do braço. A circunferência muscular do braço será calculada pela fórmula proposta por Gurney e Jelliffe (1973) e para o calculo da AMBc será utilizado as fórmulas propostas por Heymsfield et al.(1982) e depois seus valores classificados segundo percentis, sexo e grupo etário. Participaram da pesquisa 130 pacientes e como resultado parcial pode-se verificar que a maior parte deles estão com baixo peso e capacidade funcional reduzida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T12:54:55Z
2019-08-21T12:54:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2034
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2034
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948602833698816