DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A ÓTICA DO ENFERMEIRO GESTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCAIN, Débora da Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DUARTE, Elaine Silva Almeida, SOUZA, Diego Floriano de, CERETTA, Luciane Bisognin, TOMASI, Cristiane Damiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3185
Resumo: O estudo teve como objetivos verificar o conhecimento dos enfermeiros gestores sobre Educação Permanente em Saúde (EPS); conhecer as propostas de EPS organizadas e identificar as facilidades e dificuldades para o seu desenvolvimento nas Unidades Básicas de Saúde, com o modelo de Estratégias de Saúde da Família implantado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratória. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com nove enfermeiros gestores de Unidades Básicas de Saúde da Família, em um Distrito de Saúde de um município do Sul de Santa Catarina. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo, estruturada em três momentos operativos: pré-análise, exploração do material; e, tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Aos sujeitos que aceitaram participar da pesquisa foi garantido por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, todos os aspectos necessários em relação à ética em pesquisa com seres humanos expressas na Resolução 466/12. Os resultados apresentam uma caracterização geral dos participantes, e a partir da análise estruturaram-se três grandes categorias temáticas, sendo elas: Temática 1: Concepção de Educação Permanente em Saúde; Temática 2: Práticas da Educação Permanente em Saúde; Temática 3: Avaliação da Educação Permanente em Saúde. Concluímos que os desafios estruturam-se na compreensão dos participantes de que todas as pessoas fazem Educação Permanente em Saúde em seus micro-espaços de atuação, mesmo muitas vezes não sabendo conceitualmente a diferença entre EPS e EC. Outro desafio é a implicação dos diferentes atores sociais com os processos de aprendizagem nos diferentes espaços, a fim de promover mudanças no cotidiano do trabalho. Como potencialidades, destacamos o comprometimento de alguns participantes com a EPS, promovendo ações no cotidiano dos serviços. O fato da Secretaria Municipal de Saúde já possuir um espaço de discussão e articulação da EPS, no entanto, esse pode ser fortalecido se pensarmos esse espaço dentro de uma lógica de gestão colegiada e dos pressupostos da co-gestão.
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