ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Amanda Carriço
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TURUTA, Giovana Tiemi Paião, SANTOS, Aliny de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9025
Resumo: O processo de acolhimento da população idosa em instituições de longa permanência, tem se tornado uma constante por parte das famílias, em especial ao observarmos o panorama de intolerância vivido por nossa sociedade. Dessa forma, seja pela falta de condições emocionais ou pela simples praticidade em fornecer o apoio necessário por meio terceirizado, inúmeros idosos são obrigados a se adaptar àquele novo ambiente, rotina e pessoas de seu convívio. Com essa realidade, se faz clara a percepção de inúmeras dificuldades por parte destes indivíduos em lidar não apenas com os obstáculos inerentes ao processo fisiológico do envelhecimento, mas também com a tempestade de sentimentos advindos do abandono e da incapacidade. Além disso, por se tratar de uma porção esquecida da população brasileira, faz-se importante trazer à tona a visão destes idosos a respeito de sua percepção de saúde e da forma como se sentem quanto a convivência neste espaço e com suas famílias, se ainda se faz presente. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar e relatar os indicativos de saúde mental e fatores associados em idosos residentes em uma instituição de longa permanência do município de Maringá (PR), Brasil. De forma a facilitar a proposição de futuras estratégias simples de intervenção para melhorar sua qualidade de vida. Sendo este um estudo transversal, realizado por meio da aplicação de um questionário associado a uma livre entrevista com os idosos, no decorrer dos anos de 2021 e 2022.
id UNICESU -1_bdd0fe850879c20e6a54161a86fa1417
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9025
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOSEstado emocionalInstituição de longa permanênciaPopulação idosaO processo de acolhimento da população idosa em instituições de longa permanência, tem se tornado uma constante por parte das famílias, em especial ao observarmos o panorama de intolerância vivido por nossa sociedade. Dessa forma, seja pela falta de condições emocionais ou pela simples praticidade em fornecer o apoio necessário por meio terceirizado, inúmeros idosos são obrigados a se adaptar àquele novo ambiente, rotina e pessoas de seu convívio. Com essa realidade, se faz clara a percepção de inúmeras dificuldades por parte destes indivíduos em lidar não apenas com os obstáculos inerentes ao processo fisiológico do envelhecimento, mas também com a tempestade de sentimentos advindos do abandono e da incapacidade. Além disso, por se tratar de uma porção esquecida da população brasileira, faz-se importante trazer à tona a visão destes idosos a respeito de sua percepção de saúde e da forma como se sentem quanto a convivência neste espaço e com suas famílias, se ainda se faz presente. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar e relatar os indicativos de saúde mental e fatores associados em idosos residentes em uma instituição de longa permanência do município de Maringá (PR), Brasil. De forma a facilitar a proposição de futuras estratégias simples de intervenção para melhorar sua qualidade de vida. Sendo este um estudo transversal, realizado por meio da aplicação de um questionário associado a uma livre entrevista com os idosos, no decorrer dos anos de 2021 e 2022.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-26T18:13:19Z2021-11-26T18:13:19Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991EADhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9025porRODRIGUES, Amanda CarriçoTURUTA, Giovana Tiemi PaiãoSANTOS, Aliny de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-27T06:02:05ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
spellingShingle ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
RODRIGUES, Amanda Carriço
Estado emocional
Instituição de longa permanência
População idosa
title_short ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_full ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_fullStr ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_full_unstemmed ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
title_sort ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL E ASPECTOS RELACIONAIS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
author RODRIGUES, Amanda Carriço
author_facet RODRIGUES, Amanda Carriço
TURUTA, Giovana Tiemi Paião
SANTOS, Aliny de Lima
author_role author
author2 TURUTA, Giovana Tiemi Paião
SANTOS, Aliny de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Amanda Carriço
TURUTA, Giovana Tiemi Paião
SANTOS, Aliny de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Estado emocional
Instituição de longa permanência
População idosa
topic Estado emocional
Instituição de longa permanência
População idosa
description O processo de acolhimento da população idosa em instituições de longa permanência, tem se tornado uma constante por parte das famílias, em especial ao observarmos o panorama de intolerância vivido por nossa sociedade. Dessa forma, seja pela falta de condições emocionais ou pela simples praticidade em fornecer o apoio necessário por meio terceirizado, inúmeros idosos são obrigados a se adaptar àquele novo ambiente, rotina e pessoas de seu convívio. Com essa realidade, se faz clara a percepção de inúmeras dificuldades por parte destes indivíduos em lidar não apenas com os obstáculos inerentes ao processo fisiológico do envelhecimento, mas também com a tempestade de sentimentos advindos do abandono e da incapacidade. Além disso, por se tratar de uma porção esquecida da população brasileira, faz-se importante trazer à tona a visão destes idosos a respeito de sua percepção de saúde e da forma como se sentem quanto a convivência neste espaço e com suas famílias, se ainda se faz presente. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar e relatar os indicativos de saúde mental e fatores associados em idosos residentes em uma instituição de longa permanência do município de Maringá (PR), Brasil. De forma a facilitar a proposição de futuras estratégias simples de intervenção para melhorar sua qualidade de vida. Sendo este um estudo transversal, realizado por meio da aplicação de um questionário associado a uma livre entrevista com os idosos, no decorrer dos anos de 2021 e 2022.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26T18:13:19Z
2021-11-26T18:13:19Z
2021-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
EAD
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9025
identifier_str_mv 2594-4991
EAD
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965053075456