PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Beatriz Lucas de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BOHM, Franciele Zanardo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9396
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi identificar as espécies de plantas medicinais mais consumidas na cidade de Cruzeiro do Sul (PR), comparando-se as espécies consumidas nas zonas urbana e rural. Foi verificado se o conhecimento acerca da finalidade, das dosagens e métodos de preparo são as que trazem benefícios para a saúde. Método: Para a pesquisa de campo foi elaborado um questionário do tipo quantitativo-qualitativo semi-estruturado, com questões sócio-demográficas e questões sobre utilização e consumo de plantas medicinais. O questionário foi aplicado em novembro de 2020 após os participantes assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. As plantas de uso recorrente foram estudadas e uma cartilha informativa foi organizada para ser distribuída aos participantes da pesquisa. Resultados: Dentre os 44 participantes da pesquisa, 26 residem na zona urbana e 18 residem na zona rural. Foram citadas 25 espécies de plantas, preparadas principalmente por infusão para uso interno. Os moradores da zona rural utilizam 36% mais plantas medicinais em comparação com os moradores da zona urbana. Este estudo mostrou que o consumo de plantas medicinais é hierárquico e tradicional, mas que a população investigada não considera que as plantas medicinais por serem naturais apresentem toxicidade.
id UNICESU -1_be19e166fc0950b4546b589f5fede674
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9396
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASILEtnobotânicaInfusãoSaúde PúblicaO objetivo da presente pesquisa foi identificar as espécies de plantas medicinais mais consumidas na cidade de Cruzeiro do Sul (PR), comparando-se as espécies consumidas nas zonas urbana e rural. Foi verificado se o conhecimento acerca da finalidade, das dosagens e métodos de preparo são as que trazem benefícios para a saúde. Método: Para a pesquisa de campo foi elaborado um questionário do tipo quantitativo-qualitativo semi-estruturado, com questões sócio-demográficas e questões sobre utilização e consumo de plantas medicinais. O questionário foi aplicado em novembro de 2020 após os participantes assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. As plantas de uso recorrente foram estudadas e uma cartilha informativa foi organizada para ser distribuída aos participantes da pesquisa. Resultados: Dentre os 44 participantes da pesquisa, 26 residem na zona urbana e 18 residem na zona rural. Foram citadas 25 espécies de plantas, preparadas principalmente por infusão para uso interno. Os moradores da zona rural utilizam 36% mais plantas medicinais em comparação com os moradores da zona urbana. Este estudo mostrou que o consumo de plantas medicinais é hierárquico e tradicional, mas que a população investigada não considera que as plantas medicinais por serem naturais apresentem toxicidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-01T12:17:48Z2022-04-01T12:17:48Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9396porEncontro Internacional de Produção CientíficaAMORIM, Beatriz Lucas deBOHM, Franciele Zanardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-02T06:00:48ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
title PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
spellingShingle PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
AMORIM, Beatriz Lucas de
Etnobotânica
Infusão
Saúde Pública
title_short PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
title_full PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
title_fullStr PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
title_full_unstemmed PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
title_sort PLANTAS MEDICINAIS CONSUMIDAS EM CRUZEIRO DO SUL, PARANÁ, BRASIL
author AMORIM, Beatriz Lucas de
author_facet AMORIM, Beatriz Lucas de
BOHM, Franciele Zanardo
author_role author
author2 BOHM, Franciele Zanardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AMORIM, Beatriz Lucas de
BOHM, Franciele Zanardo
dc.subject.por.fl_str_mv Etnobotânica
Infusão
Saúde Pública
topic Etnobotânica
Infusão
Saúde Pública
description O objetivo da presente pesquisa foi identificar as espécies de plantas medicinais mais consumidas na cidade de Cruzeiro do Sul (PR), comparando-se as espécies consumidas nas zonas urbana e rural. Foi verificado se o conhecimento acerca da finalidade, das dosagens e métodos de preparo são as que trazem benefícios para a saúde. Método: Para a pesquisa de campo foi elaborado um questionário do tipo quantitativo-qualitativo semi-estruturado, com questões sócio-demográficas e questões sobre utilização e consumo de plantas medicinais. O questionário foi aplicado em novembro de 2020 após os participantes assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. As plantas de uso recorrente foram estudadas e uma cartilha informativa foi organizada para ser distribuída aos participantes da pesquisa. Resultados: Dentre os 44 participantes da pesquisa, 26 residem na zona urbana e 18 residem na zona rural. Foram citadas 25 espécies de plantas, preparadas principalmente por infusão para uso interno. Os moradores da zona rural utilizam 36% mais plantas medicinais em comparação com os moradores da zona urbana. Este estudo mostrou que o consumo de plantas medicinais é hierárquico e tradicional, mas que a população investigada não considera que as plantas medicinais por serem naturais apresentem toxicidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-01T12:17:48Z
2022-04-01T12:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9396
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959899324416