UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESTES, Vivian Rafaella
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LIMA, Nayara Korchak de, OLIVEIRA, Alessandra Possobon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6274
Resumo: Quando a criança perde uma pessoa querida de sua família ela fica triste, confusa. Ocorre que esta mesma morte é sofrida por seus familiares que, doloridos, estão sem condições de manter a intensidade de cuidado e atenção que antes dirigiam a ela. O importante é que, passado este momento de crise, ela volte a sentir-se segura e bem cuidada. Até mesmo a criança que não sofreu perdas necessita do adulto para falar sobre a morte e esclarecer suas dúvidas. O presente projeto tem por objetivo identificar as reações psicológicas manifestadas em uma criança enlutada. Será feita uma revisão de literatura acerca de como acontece o processo de luto na criança, bem como assuntos relacionados às perdas precoces. Em seguida, serão estudadas as alterações psíquicas sofridas por uma determinada criança, através de um questionário aplicado ao responsável da mesma, atividades aplicadas na criança como o instrumento Hora do jogo diagnóstica. A escolha da criança será realizada de maneira aleatória, desde que seja de 4 a 10 anos de idade, tenha passado por alguma situação de perda por morte de algum parente do primeiro grau e que seja da cidade de Maringá, Paraná. Será feita uma análise qualitativa dos dados, através de interpretações segundo o referencial psicanalítico, e espera-se comprovar a hipótese de que a criança enlutada sofre implicações psíquicas intensas com o luto familiar, tornando-se mais acentuada quando é de um parente de primeiro grau. Pretende-se auxiliar a família/responsável do papel de ajudar e apoiar a criança na elaboração do luto.
id UNICESU -1_be22afce84aa5ea6f1e273b9e2d0d678
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6274
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTILCriançaLutoPerdas precocesQuando a criança perde uma pessoa querida de sua família ela fica triste, confusa. Ocorre que esta mesma morte é sofrida por seus familiares que, doloridos, estão sem condições de manter a intensidade de cuidado e atenção que antes dirigiam a ela. O importante é que, passado este momento de crise, ela volte a sentir-se segura e bem cuidada. Até mesmo a criança que não sofreu perdas necessita do adulto para falar sobre a morte e esclarecer suas dúvidas. O presente projeto tem por objetivo identificar as reações psicológicas manifestadas em uma criança enlutada. Será feita uma revisão de literatura acerca de como acontece o processo de luto na criança, bem como assuntos relacionados às perdas precoces. Em seguida, serão estudadas as alterações psíquicas sofridas por uma determinada criança, através de um questionário aplicado ao responsável da mesma, atividades aplicadas na criança como o instrumento Hora do jogo diagnóstica. A escolha da criança será realizada de maneira aleatória, desde que seja de 4 a 10 anos de idade, tenha passado por alguma situação de perda por morte de algum parente do primeiro grau e que seja da cidade de Maringá, Paraná. Será feita uma análise qualitativa dos dados, através de interpretações segundo o referencial psicanalítico, e espera-se comprovar a hipótese de que a criança enlutada sofre implicações psíquicas intensas com o luto familiar, tornando-se mais acentuada quando é de um parente de primeiro grau. Pretende-se auxiliar a família/responsável do papel de ajudar e apoiar a criança na elaboração do luto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T18:54:11Z2020-10-06T18:54:11Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6274porPESTES, Vivian RafaellaLIMA, Nayara Korchak deOLIVEIRA, Alessandra Possoboninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
title UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
spellingShingle UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
PESTES, Vivian Rafaella
Criança
Luto
Perdas precoces
title_short UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
title_full UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
title_fullStr UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
title_sort UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
author PESTES, Vivian Rafaella
author_facet PESTES, Vivian Rafaella
LIMA, Nayara Korchak de
OLIVEIRA, Alessandra Possobon
author_role author
author2 LIMA, Nayara Korchak de
OLIVEIRA, Alessandra Possobon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESTES, Vivian Rafaella
LIMA, Nayara Korchak de
OLIVEIRA, Alessandra Possobon
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Luto
Perdas precoces
topic Criança
Luto
Perdas precoces
description Quando a criança perde uma pessoa querida de sua família ela fica triste, confusa. Ocorre que esta mesma morte é sofrida por seus familiares que, doloridos, estão sem condições de manter a intensidade de cuidado e atenção que antes dirigiam a ela. O importante é que, passado este momento de crise, ela volte a sentir-se segura e bem cuidada. Até mesmo a criança que não sofreu perdas necessita do adulto para falar sobre a morte e esclarecer suas dúvidas. O presente projeto tem por objetivo identificar as reações psicológicas manifestadas em uma criança enlutada. Será feita uma revisão de literatura acerca de como acontece o processo de luto na criança, bem como assuntos relacionados às perdas precoces. Em seguida, serão estudadas as alterações psíquicas sofridas por uma determinada criança, através de um questionário aplicado ao responsável da mesma, atividades aplicadas na criança como o instrumento Hora do jogo diagnóstica. A escolha da criança será realizada de maneira aleatória, desde que seja de 4 a 10 anos de idade, tenha passado por alguma situação de perda por morte de algum parente do primeiro grau e que seja da cidade de Maringá, Paraná. Será feita uma análise qualitativa dos dados, através de interpretações segundo o referencial psicanalítico, e espera-se comprovar a hipótese de que a criança enlutada sofre implicações psíquicas intensas com o luto familiar, tornando-se mais acentuada quando é de um parente de primeiro grau. Pretende-se auxiliar a família/responsável do papel de ajudar e apoiar a criança na elaboração do luto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T18:54:11Z
2020-10-06T18:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6274
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943710359552