FREI ULRICO GOEVERT: PRÁTICAS RELIGIOSAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1659 |
Resumo: | Este trabalho objetiva tecer algumas considerações acerca de como se estruturou a Ordem dos Carmelitas Calçados na cidade de Paranavaí PR. Nossa proposta para entender esse processo consiste em partir da figura paradigmática de Frei Ulrico Goevert, frei, carmelita, alemão que chegou ao Brasil, especificamente a Pernambuco em 1936 e posteriormente a cidade de Paranavaí- PR em 1951. Dessa maneira nos propomos a analisar o discurso religioso deste, a partir de cartas enviadas pelo mesmo a sua Ordem religiosa na Alemanha, a partir do conceito de escrita hagiográfica de Michel de Certeau. Para assim entendermos como o discurso do Frei que esta materializado nas cartas, são de alguma maneira uma produção de significados, a partir da leitura efetuada pelo nomeado religioso da sociedade em questão. As ideias aqui apresentadas complementam os estudos até o momento desenvolvido e não concluído. Seu conteúdo justifica a sua importância, comprovando assim sua função de abrir novos focos de estudo. |
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FREI ULRICO GOEVERT: PRÁTICAS RELIGIOSASCarmelitasDiscursoEscrita HagiográficaEste trabalho objetiva tecer algumas considerações acerca de como se estruturou a Ordem dos Carmelitas Calçados na cidade de Paranavaí PR. Nossa proposta para entender esse processo consiste em partir da figura paradigmática de Frei Ulrico Goevert, frei, carmelita, alemão que chegou ao Brasil, especificamente a Pernambuco em 1936 e posteriormente a cidade de Paranavaí- PR em 1951. Dessa maneira nos propomos a analisar o discurso religioso deste, a partir de cartas enviadas pelo mesmo a sua Ordem religiosa na Alemanha, a partir do conceito de escrita hagiográfica de Michel de Certeau. Para assim entendermos como o discurso do Frei que esta materializado nas cartas, são de alguma maneira uma produção de significados, a partir da leitura efetuada pelo nomeado religioso da sociedade em questão. As ideias aqui apresentadas complementam os estudos até o momento desenvolvido e não concluído. Seu conteúdo justifica a sua importância, comprovando assim sua função de abrir novos focos de estudo.Unicesumar2019-08-14T19:57:51Z2019-08-14T19:57:51Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1659otherSchuelter, Leide Barbosa Rochareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:11:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:11:33.222Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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Este trabalho objetiva tecer algumas considerações acerca de como se estruturou a Ordem dos Carmelitas Calçados na cidade de Paranavaí PR. Nossa proposta para entender esse processo consiste em partir da figura paradigmática de Frei Ulrico Goevert, frei, carmelita, alemão que chegou ao Brasil, especificamente a Pernambuco em 1936 e posteriormente a cidade de Paranavaí- PR em 1951. Dessa maneira nos propomos a analisar o discurso religioso deste, a partir de cartas enviadas pelo mesmo a sua Ordem religiosa na Alemanha, a partir do conceito de escrita hagiográfica de Michel de Certeau. Para assim entendermos como o discurso do Frei que esta materializado nas cartas, são de alguma maneira uma produção de significados, a partir da leitura efetuada pelo nomeado religioso da sociedade em questão. As ideias aqui apresentadas complementam os estudos até o momento desenvolvido e não concluído. Seu conteúdo justifica a sua importância, comprovando assim sua função de abrir novos focos de estudo. |
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