DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de, ELER, Gabrielle Jacklin, SILVA, Karina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1966
Resumo: O objetivo deste é reconhecer na literatura como a doença de chagas está relacionada com a enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura acerca do tema proposto. Foram utilizadas como Bases de Dados Scielo, Lillacs com as palavras-chave; Doença de Chagas, Enfermagem, Assistência. Os dados mostram que nos vertebrados o Trypanosoma Cruzi circula no sangue e multiplica-se nos tecidos. Nos barbeiros, o parasita multiplica-se no tubo digestivo e as formas infectantes são eliminadas junto com as fezes e urina do inseto. A transmissão da infecção ocorre, principalmente, pela deposição de fezes do vetor sobre os tecidos cutâneos e mucosas do homem. Embora, existam campanhas de combate ao inseto transmissor, a doença permanece ainda sendo transmitida por métodos alternativos como a transmissão congênita, por transplantes e transmissão oral, constituindo assim, um dos mais graves problemas de saúde em todo o continente. A Doença de Chagas não tem cura, mais tem tratamento com medicações específico para auxiliar nos sintomas. A assistência da enfermagem contribui para melhor qualidade de vida do doente, contribuindo por meio dos cuidados paliativos, educação e orientação paciente no uso da medicação além de, atuar na prevenção com campanhas e movimentos a eliminar o foco do hospedeiro. Este estudo possibilita a reflexão da doença e perceber que ainda existem focos da mesma e a enfermagem pode contribuir muito desde prevenção a assistência da mesma, além disso, percebeu-se uma literatura antiga e escassa que ainda se tem muito a avançar no que tange a referida doença.
id UNICESU -1_bef25bb440db96411a879f723c277077
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1966
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEMDoença de ChagasEnfermagemAssistênciaO objetivo deste é reconhecer na literatura como a doença de chagas está relacionada com a enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura acerca do tema proposto. Foram utilizadas como Bases de Dados Scielo, Lillacs com as palavras-chave; Doença de Chagas, Enfermagem, Assistência. Os dados mostram que nos vertebrados o Trypanosoma Cruzi circula no sangue e multiplica-se nos tecidos. Nos barbeiros, o parasita multiplica-se no tubo digestivo e as formas infectantes são eliminadas junto com as fezes e urina do inseto. A transmissão da infecção ocorre, principalmente, pela deposição de fezes do vetor sobre os tecidos cutâneos e mucosas do homem. Embora, existam campanhas de combate ao inseto transmissor, a doença permanece ainda sendo transmitida por métodos alternativos como a transmissão congênita, por transplantes e transmissão oral, constituindo assim, um dos mais graves problemas de saúde em todo o continente. A Doença de Chagas não tem cura, mais tem tratamento com medicações específico para auxiliar nos sintomas. A assistência da enfermagem contribui para melhor qualidade de vida do doente, contribuindo por meio dos cuidados paliativos, educação e orientação paciente no uso da medicação além de, atuar na prevenção com campanhas e movimentos a eliminar o foco do hospedeiro. Este estudo possibilita a reflexão da doença e perceber que ainda existem focos da mesma e a enfermagem pode contribuir muito desde prevenção a assistência da mesma, além disso, percebeu-se uma literatura antiga e escassa que ainda se tem muito a avançar no que tange a referida doença.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-20T16:49:27Z2019-08-20T16:49:27Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1966porCARVALHO, Cesar Junior Aparecido deASSUNÇÃO, Rosana Claudia deELER, Gabrielle JacklinSILVA, Karina dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:31:13ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
title DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
spellingShingle DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Doença de Chagas
Enfermagem
Assistência
title_short DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
title_full DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
title_fullStr DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
title_full_unstemmed DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
title_sort DOENÇA DE CHAGAS E SUA RELAÇÃO COM A ENFERMAGEM
author CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
author_facet CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ELER, Gabrielle Jacklin
SILVA, Karina da
author_role author
author2 ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ELER, Gabrielle Jacklin
SILVA, Karina da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ELER, Gabrielle Jacklin
SILVA, Karina da
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Chagas
Enfermagem
Assistência
topic Doença de Chagas
Enfermagem
Assistência
description O objetivo deste é reconhecer na literatura como a doença de chagas está relacionada com a enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura acerca do tema proposto. Foram utilizadas como Bases de Dados Scielo, Lillacs com as palavras-chave; Doença de Chagas, Enfermagem, Assistência. Os dados mostram que nos vertebrados o Trypanosoma Cruzi circula no sangue e multiplica-se nos tecidos. Nos barbeiros, o parasita multiplica-se no tubo digestivo e as formas infectantes são eliminadas junto com as fezes e urina do inseto. A transmissão da infecção ocorre, principalmente, pela deposição de fezes do vetor sobre os tecidos cutâneos e mucosas do homem. Embora, existam campanhas de combate ao inseto transmissor, a doença permanece ainda sendo transmitida por métodos alternativos como a transmissão congênita, por transplantes e transmissão oral, constituindo assim, um dos mais graves problemas de saúde em todo o continente. A Doença de Chagas não tem cura, mais tem tratamento com medicações específico para auxiliar nos sintomas. A assistência da enfermagem contribui para melhor qualidade de vida do doente, contribuindo por meio dos cuidados paliativos, educação e orientação paciente no uso da medicação além de, atuar na prevenção com campanhas e movimentos a eliminar o foco do hospedeiro. Este estudo possibilita a reflexão da doença e perceber que ainda existem focos da mesma e a enfermagem pode contribuir muito desde prevenção a assistência da mesma, além disso, percebeu-se uma literatura antiga e escassa que ainda se tem muito a avançar no que tange a referida doença.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T16:49:27Z
2019-08-20T16:49:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1966
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928024711168