ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Letícia Machado de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sartori, Rejane, Menegassi, Cláudia Herrero Martins
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais.
id UNICESU -1_bf8b4479d8ca77ea3571c3a6fa02ec86
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2024
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)Coleta SeletivaResíduos sólidosMaterial reciclávelO objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais.Unicesumar2019-08-21T11:49:30Z2019-08-21T11:49:30Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024otherSouza, Letícia Machado deSartori, RejaneMenegassi, Cláudia Herrero Martinsreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:06.423Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
title ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
Souza, Letícia Machado de
Coleta Seletiva
Resíduos sólidos
Material reciclável
title_short ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
title_full ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
title_sort ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
author Souza, Letícia Machado de
author_facet Souza, Letícia Machado de
Sartori, Rejane
Menegassi, Cláudia Herrero Martins
author_role author
author2 Sartori, Rejane
Menegassi, Cláudia Herrero Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Letícia Machado de
Sartori, Rejane
Menegassi, Cláudia Herrero Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Coleta Seletiva
Resíduos sólidos
Material reciclável
topic Coleta Seletiva
Resíduos sólidos
Material reciclável
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais.
description O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T11:49:30Z
2019-08-21T11:49:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948604055289856