ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais. |
id |
UNICESU -1_bf8b4479d8ca77ea3571c3a6fa02ec86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2024 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG)Coleta SeletivaResíduos sólidosMaterial reciclávelO objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais.Unicesumar2019-08-21T11:49:30Z2019-08-21T11:49:30Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024otherSouza, Letícia Machado deSartori, RejaneMenegassi, Cláudia Herrero Martinsreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:06.423Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) |
title |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) Souza, Letícia Machado de Coleta Seletiva Resíduos sólidos Material reciclável |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG) |
author |
Souza, Letícia Machado de |
author_facet |
Souza, Letícia Machado de Sartori, Rejane Menegassi, Cláudia Herrero Martins |
author_role |
author |
author2 |
Sartori, Rejane Menegassi, Cláudia Herrero Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Letícia Machado de Sartori, Rejane Menegassi, Cláudia Herrero Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coleta Seletiva Resíduos sólidos Material reciclável |
topic |
Coleta Seletiva Resíduos sólidos Material reciclável |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de marketing utilizadas no município de Sete Lagoas para a divulgação da coleta seletiva de lixo e conscientização da população quanto à importância da separação de resíduos recicláveis. Para tanto, com uma estratégia metodológica qualitativa e exploratória, esta pesquisa classifica-se como bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Google Acadêmico e a de campo ocorreu por meio de entrevista realizada com presidentes de associações de catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas. Os resultados revelam que as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelo programa de coleta seletiva no município estão relacionadas à ausência de investimentos financeiros em propagandas, bem como baixa adesão popular. As estratégias de marketing utilizadas pelas associações para divulgação da coleta seletiva são panfletagem, adesivos, palestras em organizações, uso de canais televisivos e rádios regionais. Os entrevistados consideram que a criação de novas formas de divulgação pode contribuir para o aumento da adesão popular no programa de coleta seletiva. Tendo em vista a relevância do assunto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas no município, especificamente que busquem a opinião da população em geral, como também a observação do dia a dia das associações de materiais recicláveis, com intuito de solucionar a problemática voltada para o contato da população e das instituições de coleta seletiva, uma vez que uma depende da outra para a evolução da consciência ecológica dos moradores a partir da reciclagem de materiais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-21T11:49:30Z 2019-08-21T11:49:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948604055289856 |