O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALLO, Adriana Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: NATAL, Aline Carla Aparecida Eva, SILVA, Daiana Olegário da, SALVAGIONI, Denise Albieri Jodas, ARAUJO, Juliane Pagliari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3093
Resumo: É de grande importância o conhecimento da efetividade do processo ensino e aprendizagem de um curso técnico por meio da alocação do egresso no mundo do trabalho. A ligação da permanência do profissional ao emprego pode estar relacionada às habilidades e competências desenvolvidas durante o processo formativo do aluno. Desta forma, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de investigar aspectos da inserção dos egressos do curso Técnico em Enfermagem do IFPR no mundo do trabalho. Destaca-se que este trabalho está incluído em um programa de bolsa de inclusão social (PBIS) onde as alunas bolsistas participaram de um projeto maior intitulado “Mapeamento dos Egressos do Curso Técnico em Enfermagem em Relação à Inserção no Mundo do Trabalho”. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foi realizado o primeiro contato telefônico com os egressos dos anos 2010, 2012 e 2013 a fim de convidá-los a participar do estudo. Tendo o interesse, encaminhou-se um questionário por meio eletrônico. Participaram do estudo 38 egressos. Destes, 84% dos egressos estão empregados, sendo que os 16% restantes que não estão fizeram a opção de não trabalhar na área. Destaca-se ainda o interesse desses alunos na carreira pública, pois 42% já atuam em instituições públicas e 79% do total dos egressos já prestaram ao menos um concurso ou processo seletivo. Conclui-se que o conhecimento acerca da inserção do egresso no mundo do trabalho é de grande valia para refletir sobre o processo de ensino e a responsabilidade do corpo docente quanto à formação de um profissional do cuidado, a essência de nossa profissão. A vivência dos estágios curriculares, que compreende todas as atividades de enfermagem desenvolvidas pelos egressos no momento de formação, foi essencial para a segurança na prática do cuidado, em diferentes níveis de atenção.
id UNICESU -1_c07ebdcdadfc6a2a8db224620987e5b6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3093
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHOEnfermagemEgressosMundo do trabalhoÉ de grande importância o conhecimento da efetividade do processo ensino e aprendizagem de um curso técnico por meio da alocação do egresso no mundo do trabalho. A ligação da permanência do profissional ao emprego pode estar relacionada às habilidades e competências desenvolvidas durante o processo formativo do aluno. Desta forma, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de investigar aspectos da inserção dos egressos do curso Técnico em Enfermagem do IFPR no mundo do trabalho. Destaca-se que este trabalho está incluído em um programa de bolsa de inclusão social (PBIS) onde as alunas bolsistas participaram de um projeto maior intitulado “Mapeamento dos Egressos do Curso Técnico em Enfermagem em Relação à Inserção no Mundo do Trabalho”. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foi realizado o primeiro contato telefônico com os egressos dos anos 2010, 2012 e 2013 a fim de convidá-los a participar do estudo. Tendo o interesse, encaminhou-se um questionário por meio eletrônico. Participaram do estudo 38 egressos. Destes, 84% dos egressos estão empregados, sendo que os 16% restantes que não estão fizeram a opção de não trabalhar na área. Destaca-se ainda o interesse desses alunos na carreira pública, pois 42% já atuam em instituições públicas e 79% do total dos egressos já prestaram ao menos um concurso ou processo seletivo. Conclui-se que o conhecimento acerca da inserção do egresso no mundo do trabalho é de grande valia para refletir sobre o processo de ensino e a responsabilidade do corpo docente quanto à formação de um profissional do cuidado, a essência de nossa profissão. A vivência dos estágios curriculares, que compreende todas as atividades de enfermagem desenvolvidas pelos egressos no momento de formação, foi essencial para a segurança na prática do cuidado, em diferentes níveis de atenção.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-26T17:22:27Z2019-11-26T17:22:27Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3093porGALLO, Adriana MartinsNATAL, Aline Carla Aparecida EvaSILVA, Daiana Olegário daSALVAGIONI, Denise Albieri JodasARAUJO, Juliane Pagliariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:04ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
title O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
spellingShingle O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
GALLO, Adriana Martins
Enfermagem
Egressos
Mundo do trabalho
title_short O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
title_full O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
title_fullStr O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
title_full_unstemmed O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
title_sort O EGRESSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
author GALLO, Adriana Martins
author_facet GALLO, Adriana Martins
NATAL, Aline Carla Aparecida Eva
SILVA, Daiana Olegário da
SALVAGIONI, Denise Albieri Jodas
ARAUJO, Juliane Pagliari
author_role author
author2 NATAL, Aline Carla Aparecida Eva
SILVA, Daiana Olegário da
SALVAGIONI, Denise Albieri Jodas
ARAUJO, Juliane Pagliari
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALLO, Adriana Martins
NATAL, Aline Carla Aparecida Eva
SILVA, Daiana Olegário da
SALVAGIONI, Denise Albieri Jodas
ARAUJO, Juliane Pagliari
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Egressos
Mundo do trabalho
topic Enfermagem
Egressos
Mundo do trabalho
description É de grande importância o conhecimento da efetividade do processo ensino e aprendizagem de um curso técnico por meio da alocação do egresso no mundo do trabalho. A ligação da permanência do profissional ao emprego pode estar relacionada às habilidades e competências desenvolvidas durante o processo formativo do aluno. Desta forma, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de investigar aspectos da inserção dos egressos do curso Técnico em Enfermagem do IFPR no mundo do trabalho. Destaca-se que este trabalho está incluído em um programa de bolsa de inclusão social (PBIS) onde as alunas bolsistas participaram de um projeto maior intitulado “Mapeamento dos Egressos do Curso Técnico em Enfermagem em Relação à Inserção no Mundo do Trabalho”. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Foi realizado o primeiro contato telefônico com os egressos dos anos 2010, 2012 e 2013 a fim de convidá-los a participar do estudo. Tendo o interesse, encaminhou-se um questionário por meio eletrônico. Participaram do estudo 38 egressos. Destes, 84% dos egressos estão empregados, sendo que os 16% restantes que não estão fizeram a opção de não trabalhar na área. Destaca-se ainda o interesse desses alunos na carreira pública, pois 42% já atuam em instituições públicas e 79% do total dos egressos já prestaram ao menos um concurso ou processo seletivo. Conclui-se que o conhecimento acerca da inserção do egresso no mundo do trabalho é de grande valia para refletir sobre o processo de ensino e a responsabilidade do corpo docente quanto à formação de um profissional do cuidado, a essência de nossa profissão. A vivência dos estágios curriculares, que compreende todas as atividades de enfermagem desenvolvidas pelos egressos no momento de formação, foi essencial para a segurança na prática do cuidado, em diferentes níveis de atenção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T17:22:27Z
2019-11-26T17:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3093
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771967659835392