AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANDOVAL JUNIOR, Gilberto Barbosa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PAULI, Dino Antonio, SANTOS, Fernando Sabadin dos, FERREIRA, Fernando Rafael Alves
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5837
Resumo: O minimilho ("babycorn") é o nome dado às espigas jovens (espiguetas), não polinizadas, isto é, antes da formação de grãos, de qualquer tipo de milho. O objetivo deste trabalho foi identificar híbridos simples promissores para minimilho. Foram obtidos 36 híbridos simples a partir de linhagens extraídas de Zélia, CMS 42, CMS 43, UEM M2, Zaeli e IAC além de cinco materiais cultivados a fim de servirem como testemunhas, sendo as pipocas IAC 112 e 125, Zélia e Ângela e o milho comum Tailandês, comumente utilizado para tal fim. O experimento foi instalado no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, na fazenda experimental da UEM. As características avaliadas nos híbridos simples para produção de minimilho foram: diâmetro de espiga com palha (DECP) e sem palha (DESP), comprimento de espiga com palha (CECP) e sem palha (CESP), massa de espiga com palha (MECP) e sem palha (MESP), rendimento com palha (RECP) e sem palha (RESP). Os dados foram expressos em kg ha-1. Nenhum híbrido de linhagem apresenta média de rendimento de espigas sem palha que possa ser indicado para o comércio de forma imediata.
id UNICESU -1_c1699d77d0d10fa8a04192aff5437de3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5837
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHOBabycornCaracteres agronômicosZea maysO minimilho ("babycorn") é o nome dado às espigas jovens (espiguetas), não polinizadas, isto é, antes da formação de grãos, de qualquer tipo de milho. O objetivo deste trabalho foi identificar híbridos simples promissores para minimilho. Foram obtidos 36 híbridos simples a partir de linhagens extraídas de Zélia, CMS 42, CMS 43, UEM M2, Zaeli e IAC além de cinco materiais cultivados a fim de servirem como testemunhas, sendo as pipocas IAC 112 e 125, Zélia e Ângela e o milho comum Tailandês, comumente utilizado para tal fim. O experimento foi instalado no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, na fazenda experimental da UEM. As características avaliadas nos híbridos simples para produção de minimilho foram: diâmetro de espiga com palha (DECP) e sem palha (DESP), comprimento de espiga com palha (CECP) e sem palha (CESP), massa de espiga com palha (MECP) e sem palha (MESP), rendimento com palha (RECP) e sem palha (RESP). Os dados foram expressos em kg ha-1. Nenhum híbrido de linhagem apresenta média de rendimento de espigas sem palha que possa ser indicado para o comércio de forma imediata.UniCesumar2020-05-26T14:21:35Z2020-05-26T14:21:35Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5837otherSANDOVAL JUNIOR, Gilberto BarbosaPAULI, Dino AntonioSANTOS, Fernando Sabadin dosFERREIRA, Fernando Rafael Alvesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:51.914Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
title AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
spellingShingle AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
SANDOVAL JUNIOR, Gilberto Barbosa
Babycorn
Caracteres agronômicos
Zea mays
title_short AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
title_full AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
title_fullStr AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
title_sort AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
author SANDOVAL JUNIOR, Gilberto Barbosa
author_facet SANDOVAL JUNIOR, Gilberto Barbosa
PAULI, Dino Antonio
SANTOS, Fernando Sabadin dos
FERREIRA, Fernando Rafael Alves
author_role author
author2 PAULI, Dino Antonio
SANTOS, Fernando Sabadin dos
FERREIRA, Fernando Rafael Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANDOVAL JUNIOR, Gilberto Barbosa
PAULI, Dino Antonio
SANTOS, Fernando Sabadin dos
FERREIRA, Fernando Rafael Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Babycorn
Caracteres agronômicos
Zea mays
topic Babycorn
Caracteres agronômicos
Zea mays
dc.description.none.fl_txt_mv O minimilho ("babycorn") é o nome dado às espigas jovens (espiguetas), não polinizadas, isto é, antes da formação de grãos, de qualquer tipo de milho. O objetivo deste trabalho foi identificar híbridos simples promissores para minimilho. Foram obtidos 36 híbridos simples a partir de linhagens extraídas de Zélia, CMS 42, CMS 43, UEM M2, Zaeli e IAC além de cinco materiais cultivados a fim de servirem como testemunhas, sendo as pipocas IAC 112 e 125, Zélia e Ângela e o milho comum Tailandês, comumente utilizado para tal fim. O experimento foi instalado no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, na fazenda experimental da UEM. As características avaliadas nos híbridos simples para produção de minimilho foram: diâmetro de espiga com palha (DECP) e sem palha (DESP), comprimento de espiga com palha (CECP) e sem palha (CESP), massa de espiga com palha (MECP) e sem palha (MESP), rendimento com palha (RECP) e sem palha (RESP). Os dados foram expressos em kg ha-1. Nenhum híbrido de linhagem apresenta média de rendimento de espigas sem palha que possa ser indicado para o comércio de forma imediata.
description O minimilho ("babycorn") é o nome dado às espigas jovens (espiguetas), não polinizadas, isto é, antes da formação de grãos, de qualquer tipo de milho. O objetivo deste trabalho foi identificar híbridos simples promissores para minimilho. Foram obtidos 36 híbridos simples a partir de linhagens extraídas de Zélia, CMS 42, CMS 43, UEM M2, Zaeli e IAC além de cinco materiais cultivados a fim de servirem como testemunhas, sendo as pipocas IAC 112 e 125, Zélia e Ângela e o milho comum Tailandês, comumente utilizado para tal fim. O experimento foi instalado no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, na fazenda experimental da UEM. As características avaliadas nos híbridos simples para produção de minimilho foram: diâmetro de espiga com palha (DECP) e sem palha (DESP), comprimento de espiga com palha (CECP) e sem palha (CESP), massa de espiga com palha (MECP) e sem palha (MESP), rendimento com palha (RECP) e sem palha (RESP). Os dados foram expressos em kg ha-1. Nenhum híbrido de linhagem apresenta média de rendimento de espigas sem palha que possa ser indicado para o comércio de forma imediata.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-26T14:21:35Z
2020-05-26T14:21:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5837
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5837
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948633242402816