AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Larissa Siqueira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SANTOS, Karina Silva dos, SILVA, Camila de Cássia da, NOVAES, Tanara Garcia de, MOLINA, Rubia de Oliveira, NUNES, William Mário de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2815
Resumo: A tristeza dos citros, é considerada uma das mais importantes viroses que atingiram a cultura nos últimos 90 anos. Diante da importância econômica da exportação dos produtos citrícolas brasileiros, se faz necessário medidas de controle contra essa virose. No Brasil, foi adotado o uso de porta-enxertos tolerantes em substituição à laranja Azeda (Citrus aurantium L.), o que não se mostrou completamente viável para algumas espécies de citros, especialmente laranja Pêra. Diante desse fato, estudos sobre a proteção cruzada ou préimunização com isolados fracos do vírus passaram a ser conduzidos no país. Com isso, iniciou-se em 2003, um programa de pré-imunização visando obter um isolado do CTV que oferecesse proteção efetiva e duradoura às plantas de laranja Pêra, superior àquela oferecida pelo isolado Pêra IAC. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar isolados do vírus da tristeza dos citros na região norte e noroeste do Paraná através da técnica de RFLP.
id UNICESU -1_c1d794a58afcf71974c65f169834e38b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2815
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLPCTVPré-imunizaçãoTécnicas molecularesA tristeza dos citros, é considerada uma das mais importantes viroses que atingiram a cultura nos últimos 90 anos. Diante da importância econômica da exportação dos produtos citrícolas brasileiros, se faz necessário medidas de controle contra essa virose. No Brasil, foi adotado o uso de porta-enxertos tolerantes em substituição à laranja Azeda (Citrus aurantium L.), o que não se mostrou completamente viável para algumas espécies de citros, especialmente laranja Pêra. Diante desse fato, estudos sobre a proteção cruzada ou préimunização com isolados fracos do vírus passaram a ser conduzidos no país. Com isso, iniciou-se em 2003, um programa de pré-imunização visando obter um isolado do CTV que oferecesse proteção efetiva e duradoura às plantas de laranja Pêra, superior àquela oferecida pelo isolado Pêra IAC. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar isolados do vírus da tristeza dos citros na região norte e noroeste do Paraná através da técnica de RFLP.UniCesumar2019-11-14T20:03:44Z2019-11-14T20:03:44Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2815otherSOARES, Larissa SiqueiraSANTOS, Karina Silva dosSILVA, Camila de Cássia daNOVAES, Tanara Garcia deMOLINA, Rubia de OliveiraNUNES, William Mário de Carvalhoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:05Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:20.468Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
title AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
spellingShingle AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
SOARES, Larissa Siqueira
CTV
Pré-imunização
Técnicas moleculares
title_short AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
title_full AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
title_fullStr AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
title_sort AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
author SOARES, Larissa Siqueira
author_facet SOARES, Larissa Siqueira
SANTOS, Karina Silva dos
SILVA, Camila de Cássia da
NOVAES, Tanara Garcia de
MOLINA, Rubia de Oliveira
NUNES, William Mário de Carvalho
author_role author
author2 SANTOS, Karina Silva dos
SILVA, Camila de Cássia da
NOVAES, Tanara Garcia de
MOLINA, Rubia de Oliveira
NUNES, William Mário de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Larissa Siqueira
SANTOS, Karina Silva dos
SILVA, Camila de Cássia da
NOVAES, Tanara Garcia de
MOLINA, Rubia de Oliveira
NUNES, William Mário de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv CTV
Pré-imunização
Técnicas moleculares
topic CTV
Pré-imunização
Técnicas moleculares
dc.description.none.fl_txt_mv A tristeza dos citros, é considerada uma das mais importantes viroses que atingiram a cultura nos últimos 90 anos. Diante da importância econômica da exportação dos produtos citrícolas brasileiros, se faz necessário medidas de controle contra essa virose. No Brasil, foi adotado o uso de porta-enxertos tolerantes em substituição à laranja Azeda (Citrus aurantium L.), o que não se mostrou completamente viável para algumas espécies de citros, especialmente laranja Pêra. Diante desse fato, estudos sobre a proteção cruzada ou préimunização com isolados fracos do vírus passaram a ser conduzidos no país. Com isso, iniciou-se em 2003, um programa de pré-imunização visando obter um isolado do CTV que oferecesse proteção efetiva e duradoura às plantas de laranja Pêra, superior àquela oferecida pelo isolado Pêra IAC. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar isolados do vírus da tristeza dos citros na região norte e noroeste do Paraná através da técnica de RFLP.
description A tristeza dos citros, é considerada uma das mais importantes viroses que atingiram a cultura nos últimos 90 anos. Diante da importância econômica da exportação dos produtos citrícolas brasileiros, se faz necessário medidas de controle contra essa virose. No Brasil, foi adotado o uso de porta-enxertos tolerantes em substituição à laranja Azeda (Citrus aurantium L.), o que não se mostrou completamente viável para algumas espécies de citros, especialmente laranja Pêra. Diante desse fato, estudos sobre a proteção cruzada ou préimunização com isolados fracos do vírus passaram a ser conduzidos no país. Com isso, iniciou-se em 2003, um programa de pré-imunização visando obter um isolado do CTV que oferecesse proteção efetiva e duradoura às plantas de laranja Pêra, superior àquela oferecida pelo isolado Pêra IAC. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar isolados do vírus da tristeza dos citros na região norte e noroeste do Paraná através da técnica de RFLP.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-14T20:03:44Z
2019-11-14T20:03:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2815
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2815
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948596837941248