ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MISTURA DE CINZA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR E RESÍDUOS DE PNEUS NA CONFECÇÃO DE CONCRETOS E PAVERS PARA PAVIMENTAÇÃO
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5713 |
Resumo: | Os processos produtivos de uma forma geral geram resíduos, e a forma adequada de manejo e reaproveitamento destes como matéria-prima vem sendo alvo de diversos estudos no meio acadêmico, abordando principalmente a reciclagem destes resíduos através da sua aplicação na construção civil. Esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade da utilização de dois resíduos largamente gerados em nossa região na confecção de concretos, em substituição da areia e sua utilização para fins de pavimentação, na forma de pavers, visando contribuir para diminuição do simples despejo destes resíduos na natureza, além de buscar formas econômicas e eficazes de sua reciclagem. Os dois resíduos utilizados foram: a cinza do bagaço de cana-de-açúcar e o resíduo de borracha proveniente de pneus. O trabalho estudou a resistência mecânica de corpos de prova de concreto. Foram realizados diversos ensaios de compressão para comparar a resistência mecânica dos corpos de prova moldados somente com a areia sendo o agregado miúdo, e os moldados com a substituição da areia por esses resíduos. Os resultados mostraram que a melhor substituição parcial de areia por CBC é de 25 % e a de resíduo de pneu é 5 %. |
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ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MISTURA DE CINZA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR E RESÍDUOS DE PNEUS NA CONFECÇÃO DE CONCRETOS E PAVERS PARA PAVIMENTAÇÃOCinza do bagaço de cana-de-açúcarPneusConcretosReciclagemOs processos produtivos de uma forma geral geram resíduos, e a forma adequada de manejo e reaproveitamento destes como matéria-prima vem sendo alvo de diversos estudos no meio acadêmico, abordando principalmente a reciclagem destes resíduos através da sua aplicação na construção civil. Esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade da utilização de dois resíduos largamente gerados em nossa região na confecção de concretos, em substituição da areia e sua utilização para fins de pavimentação, na forma de pavers, visando contribuir para diminuição do simples despejo destes resíduos na natureza, além de buscar formas econômicas e eficazes de sua reciclagem. Os dois resíduos utilizados foram: a cinza do bagaço de cana-de-açúcar e o resíduo de borracha proveniente de pneus. O trabalho estudou a resistência mecânica de corpos de prova de concreto. Foram realizados diversos ensaios de compressão para comparar a resistência mecânica dos corpos de prova moldados somente com a areia sendo o agregado miúdo, e os moldados com a substituição da areia por esses resíduos. Os resultados mostraram que a melhor substituição parcial de areia por CBC é de 25 % e a de resíduo de pneu é 5 %.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-28T16:25:24Z2020-04-28T16:25:24Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5713porALTOÉ, Silvia Paula SossaiARANCIBIA, Carlos Esdras MinikoskiMARTINS, Carlos Humbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:02ZRepositório InstitucionalPRI |
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