O RETORNO DOS DOCENTES APOSENTADOS AO COTIDIANO DO TRABALHO NO DEPARTAMENTO: SUAS MOTIVAÇÕES
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Publication Date: | 2015 |
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Source: | Repositório Digital Unicesumar |
Download full: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3028 |
Summary: | Com a melhora na qualidade de vida, e aumento na expectativa de vida, a sociedade contemporânea tem no trabalho mais do que uma fonte de renda, e sim uma área da vida que deve ser satisfatória. Neste contexto a aposentadoria vem sendo compreendida de forma diferente, e não mais vista como o término da carreira profissional e do trabalho. Desta forma o presente estudo objetiva identificar qual é a motivação dos docentes da Universidade Estadual de Londrina a retornarem a docência, mesmo após a aposentadoria. Com abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratório descritivo, a pesquisa adotou a análise de conteúdo segundo Bardin (2010), para análise qualitativa, a partir deste propósito os docentes aposentados que retornaram as atividades de docência, responderam um questionário com dados de caracterização e duas perguntas abertas: “o que motivou a retornar as atividades após a aposentadoria?” “o que representa retornar as atividades?”. Foram entrevistados 07 docentes, dos quais 57% do sexo masculino, em média trabalharam 32 anos na instituição e 71% não chegaram a se afastar das atividades docentes quando a aposentadoria chegou. As entrevistas foram gravadas, transcritas e estão sendo categorizadas para a análise de conteúdo conforme a proposta de Bradin (2010). |
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Com a melhora na qualidade de vida, e aumento na expectativa de vida, a sociedade contemporânea tem no trabalho mais do que uma fonte de renda, e sim uma área da vida que deve ser satisfatória. Neste contexto a aposentadoria vem sendo compreendida de forma diferente, e não mais vista como o término da carreira profissional e do trabalho. Desta forma o presente estudo objetiva identificar qual é a motivação dos docentes da Universidade Estadual de Londrina a retornarem a docência, mesmo após a aposentadoria. Com abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratório descritivo, a pesquisa adotou a análise de conteúdo segundo Bardin (2010), para análise qualitativa, a partir deste propósito os docentes aposentados que retornaram as atividades de docência, responderam um questionário com dados de caracterização e duas perguntas abertas: “o que motivou a retornar as atividades após a aposentadoria?” “o que representa retornar as atividades?”. Foram entrevistados 07 docentes, dos quais 57% do sexo masculino, em média trabalharam 32 anos na instituição e 71% não chegaram a se afastar das atividades docentes quando a aposentadoria chegou. As entrevistas foram gravadas, transcritas e estão sendo categorizadas para a análise de conteúdo conforme a proposta de Bradin (2010). |
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