EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PELLOSO, Murilo Fuentes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: NUMOTO, Alberto Yuji, FREITAS, Ivan Ramão Miranda, SANTOS, Abner Pais dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3969
Resumo: O milho doce é uma das hortaliças mais populares nos Estados Unidos e no Canadá, sendo consumida preferencialmente “ in natura” pela população e também utilizado pela indústria de enlatados. O Brasil, como um dos maiores produtores de milho comum do mundo (terceiro lugar), possui, também, potencial para a produção de milho doce. Por outro lado, faltam informações técnicas para o cultivo deste tipo milho no país. Então, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do volume de calda de inseticida sobre a germinação de sementes de milho doce. O experimento foi realizado no laboratório de tecnologia e produção de sementes, localizado no Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (NUPAGRI) pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento foi em blocos com tratamentos casualizados, com cinco doses do inseticida sistêmico tiametoxam (0, 50, 100, 150 e 200 mL 60.000 sementes-1), um híbrido simples modificado de milho doce (RB-6324) do grupo superdoce e oito repetições. As sementes de cada tratamento permaneceram por um período de sete dias a uma temperatura de 25 °C em papel toalha na câmara germinadora. As variáveis avaliadas foram: plântulas normais, plântulas anormais e sementes não germinadas. O resultado da análise de variância evidenciou que o tratamento de sementes com o inseticida afetou negativamente a germinação das sementes de milho doce. O número de plântulas anormais e sementes não germinadas aumentaram com acréscimo de inseticida va tratamento de sementes.
id UNICESU -1_c5730fc3b0e3c3b4d88a314db4e51d54
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3969
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCEPlântulasVigorZea mays LO milho doce é uma das hortaliças mais populares nos Estados Unidos e no Canadá, sendo consumida preferencialmente “ in natura” pela população e também utilizado pela indústria de enlatados. O Brasil, como um dos maiores produtores de milho comum do mundo (terceiro lugar), possui, também, potencial para a produção de milho doce. Por outro lado, faltam informações técnicas para o cultivo deste tipo milho no país. Então, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do volume de calda de inseticida sobre a germinação de sementes de milho doce. O experimento foi realizado no laboratório de tecnologia e produção de sementes, localizado no Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (NUPAGRI) pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento foi em blocos com tratamentos casualizados, com cinco doses do inseticida sistêmico tiametoxam (0, 50, 100, 150 e 200 mL 60.000 sementes-1), um híbrido simples modificado de milho doce (RB-6324) do grupo superdoce e oito repetições. As sementes de cada tratamento permaneceram por um período de sete dias a uma temperatura de 25 °C em papel toalha na câmara germinadora. As variáveis avaliadas foram: plântulas normais, plântulas anormais e sementes não germinadas. O resultado da análise de variância evidenciou que o tratamento de sementes com o inseticida afetou negativamente a germinação das sementes de milho doce. O número de plântulas anormais e sementes não germinadas aumentaram com acréscimo de inseticida va tratamento de sementes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-08T13:30:57Z2020-01-08T13:30:57Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3969porPELLOSO, Murilo FuentesNUMOTO, Alberto YujiFREITAS, Ivan Ramão MirandaSANTOS, Abner Pais dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:25:49ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
title EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
spellingShingle EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
PELLOSO, Murilo Fuentes
Plântulas
Vigor
Zea mays L
title_short EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
title_full EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
title_fullStr EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
title_full_unstemmed EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
title_sort EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES COM INSETICIDA SISTÊMICO SOBRE A GERMINAÇÃO DO MILHO DOCE
author PELLOSO, Murilo Fuentes
author_facet PELLOSO, Murilo Fuentes
NUMOTO, Alberto Yuji
FREITAS, Ivan Ramão Miranda
SANTOS, Abner Pais dos
author_role author
author2 NUMOTO, Alberto Yuji
FREITAS, Ivan Ramão Miranda
SANTOS, Abner Pais dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PELLOSO, Murilo Fuentes
NUMOTO, Alberto Yuji
FREITAS, Ivan Ramão Miranda
SANTOS, Abner Pais dos
dc.subject.por.fl_str_mv Plântulas
Vigor
Zea mays L
topic Plântulas
Vigor
Zea mays L
description O milho doce é uma das hortaliças mais populares nos Estados Unidos e no Canadá, sendo consumida preferencialmente “ in natura” pela população e também utilizado pela indústria de enlatados. O Brasil, como um dos maiores produtores de milho comum do mundo (terceiro lugar), possui, também, potencial para a produção de milho doce. Por outro lado, faltam informações técnicas para o cultivo deste tipo milho no país. Então, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do volume de calda de inseticida sobre a germinação de sementes de milho doce. O experimento foi realizado no laboratório de tecnologia e produção de sementes, localizado no Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (NUPAGRI) pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento foi em blocos com tratamentos casualizados, com cinco doses do inseticida sistêmico tiametoxam (0, 50, 100, 150 e 200 mL 60.000 sementes-1), um híbrido simples modificado de milho doce (RB-6324) do grupo superdoce e oito repetições. As sementes de cada tratamento permaneceram por um período de sete dias a uma temperatura de 25 °C em papel toalha na câmara germinadora. As variáveis avaliadas foram: plântulas normais, plântulas anormais e sementes não germinadas. O resultado da análise de variância evidenciou que o tratamento de sementes com o inseticida afetou negativamente a germinação das sementes de milho doce. O número de plântulas anormais e sementes não germinadas aumentaram com acréscimo de inseticida va tratamento de sementes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T13:30:57Z
2020-01-08T13:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3969
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771945123840000