APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Bruna Lana Campanenute
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SOUZA, Ana Claudia Sossai, FREITAS, Paulo Sergio Lourenço de, BERTONHA, Altair
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9410
Resumo: A utilização de efluentes de esgoto doméstico tratado se mostra como alternativa na substituição de água doce na irrigação de eucalipto. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, a campo, submetidos a aplicação de efluente de esgoto doméstico tratado (EEDT) no Arenito Caiuá. Os tratamentos consistiram na aplicação de volumes de efluente de 0 (testemunha), 88, 176, 264 e 354 L por planta em DIC, em blocos casualizados, com 4 repetições, utilizando mudas do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla clone I144. Foram realizadas avaliações de altura e o diâmetro de caule. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão. A aplicação de efluente adicionou até 19,32 g de NH3, 7,43 g de K, 7,53 g de PO4. Os tratamentos submetidos aos maiores volumes apresentaram maior altura de planta aos 24 meses, mas não houve diferenças significativas entre os diâmetros, que foram observados até os 18 meses. Os valores da condutividade elétrica indicaram que o efluente possui uma salinidade moderada e um alto teor de sódio, mas que não se mostraram como restritivas ao crescimento vegetal, pois plantas submetidas aos tratamentos, mesmo nas maiores doses, apresentaram crescimento superior a testemunha. A aplicação do efluente de esgoto doméstico no período de crescimento inicial, favoreceu o crescimento vegetal em altura aos 24 meses quando aplicado um volume de 354 L de efluente por planta.
id UNICESU -1_c5a804b1c3d35fb872b322f83152234f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9410
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUAÁgua residuáriaCrescimento vegetalEsgoto domésticoA utilização de efluentes de esgoto doméstico tratado se mostra como alternativa na substituição de água doce na irrigação de eucalipto. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, a campo, submetidos a aplicação de efluente de esgoto doméstico tratado (EEDT) no Arenito Caiuá. Os tratamentos consistiram na aplicação de volumes de efluente de 0 (testemunha), 88, 176, 264 e 354 L por planta em DIC, em blocos casualizados, com 4 repetições, utilizando mudas do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla clone I144. Foram realizadas avaliações de altura e o diâmetro de caule. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão. A aplicação de efluente adicionou até 19,32 g de NH3, 7,43 g de K, 7,53 g de PO4. Os tratamentos submetidos aos maiores volumes apresentaram maior altura de planta aos 24 meses, mas não houve diferenças significativas entre os diâmetros, que foram observados até os 18 meses. Os valores da condutividade elétrica indicaram que o efluente possui uma salinidade moderada e um alto teor de sódio, mas que não se mostraram como restritivas ao crescimento vegetal, pois plantas submetidas aos tratamentos, mesmo nas maiores doses, apresentaram crescimento superior a testemunha. A aplicação do efluente de esgoto doméstico no período de crescimento inicial, favoreceu o crescimento vegetal em altura aos 24 meses quando aplicado um volume de 354 L de efluente por planta.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-01T14:44:48Z2022-04-01T14:44:48Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9410porEncontro Internacional de Produção CientíficaSOARES, Bruna Lana CampanenuteSOUZA, Ana Claudia SossaiFREITAS, Paulo Sergio Lourenço deBERTONHA, Altairinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-02T06:00:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
title APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
spellingShingle APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
SOARES, Bruna Lana Campanenute
Água residuária
Crescimento vegetal
Esgoto doméstico
title_short APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
title_full APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
title_fullStr APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
title_sort APLICAÇÃO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CRESCIMENTO DE EUCALPTO NO ARENITO CAIUA
author SOARES, Bruna Lana Campanenute
author_facet SOARES, Bruna Lana Campanenute
SOUZA, Ana Claudia Sossai
FREITAS, Paulo Sergio Lourenço de
BERTONHA, Altair
author_role author
author2 SOUZA, Ana Claudia Sossai
FREITAS, Paulo Sergio Lourenço de
BERTONHA, Altair
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Bruna Lana Campanenute
SOUZA, Ana Claudia Sossai
FREITAS, Paulo Sergio Lourenço de
BERTONHA, Altair
dc.subject.por.fl_str_mv Água residuária
Crescimento vegetal
Esgoto doméstico
topic Água residuária
Crescimento vegetal
Esgoto doméstico
description A utilização de efluentes de esgoto doméstico tratado se mostra como alternativa na substituição de água doce na irrigação de eucalipto. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, a campo, submetidos a aplicação de efluente de esgoto doméstico tratado (EEDT) no Arenito Caiuá. Os tratamentos consistiram na aplicação de volumes de efluente de 0 (testemunha), 88, 176, 264 e 354 L por planta em DIC, em blocos casualizados, com 4 repetições, utilizando mudas do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla clone I144. Foram realizadas avaliações de altura e o diâmetro de caule. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão. A aplicação de efluente adicionou até 19,32 g de NH3, 7,43 g de K, 7,53 g de PO4. Os tratamentos submetidos aos maiores volumes apresentaram maior altura de planta aos 24 meses, mas não houve diferenças significativas entre os diâmetros, que foram observados até os 18 meses. Os valores da condutividade elétrica indicaram que o efluente possui uma salinidade moderada e um alto teor de sódio, mas que não se mostraram como restritivas ao crescimento vegetal, pois plantas submetidas aos tratamentos, mesmo nas maiores doses, apresentaram crescimento superior a testemunha. A aplicação do efluente de esgoto doméstico no período de crescimento inicial, favoreceu o crescimento vegetal em altura aos 24 meses quando aplicado um volume de 354 L de efluente por planta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-01T14:44:48Z
2022-04-01T14:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9410
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948828459008