O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIOLA, Giordano Carlo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LIMA, Carlos Henrique de, MITIE, Ely Massuda, GARCIA, Lucas França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2343
Resumo: O objetivo da presente pesquisa consiste em compreender a avaliação de produtividade dos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde, a partir da política implantada em Maringá para incrementar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualificação da Atenção Básica (PMAQ), a fim de identificar sua efetividade em ampliar o acesso e melhorar a qualidade do cuidado na atenção básica. O PMAQ estabelece avaliações contínuas, progressivas e comparativas com resultados transparentes que provoquem mudanças no processo de trabalho, direcionando-se a melhorias de acesso e qualidade na saúde pública de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ainda que tenha um caráter voluntário, o PMAQ foi implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde em Maringá pela Secretaria de Saúde do município. Entretanto, devido ao recente processo de implantação, os servidores ainda passam por um período transitório que está, aos poucos, solidificando novas formas de metas e avaliações, bem como de incentivos, além de buscar novas formas de transparecer dados sobre a qualidade do trabalho. No município, a Lei 10.442/17 trouxe adaptações à realidade local, como a triplicação do repasse aos servidores integrantes da Estratégia Saúde da Família e a avaliação mensal e padronizada por categoria. Frente a isso, buscou-se compreender a percepção de tais profissionais quanto às metas de produtividade e o impacto causado por elas nos indicadores de produção. Para tanto, através de entrevistas semiestruturadas aplicadas sobre os profissionais que compõem a equipe de Estratégia Saúde da Família em unidades com selo ouro pelo padrão Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, será feito recorte dos textos resposta, agregação e enumeração em busca de regularidades a fim de se realizar uma análise de conteúdo. Por meio de dados que serão obtidos em fontes primárias serão analisadas as metas de maior impacto nos indicadores de produtividade.
id UNICESU -1_c5cb32bbe6d6f86b017b8885bb1de5ac
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2343
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)AvaliaçãoMetas de trabalhoPMAQProdutividadeO objetivo da presente pesquisa consiste em compreender a avaliação de produtividade dos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde, a partir da política implantada em Maringá para incrementar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualificação da Atenção Básica (PMAQ), a fim de identificar sua efetividade em ampliar o acesso e melhorar a qualidade do cuidado na atenção básica. O PMAQ estabelece avaliações contínuas, progressivas e comparativas com resultados transparentes que provoquem mudanças no processo de trabalho, direcionando-se a melhorias de acesso e qualidade na saúde pública de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ainda que tenha um caráter voluntário, o PMAQ foi implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde em Maringá pela Secretaria de Saúde do município. Entretanto, devido ao recente processo de implantação, os servidores ainda passam por um período transitório que está, aos poucos, solidificando novas formas de metas e avaliações, bem como de incentivos, além de buscar novas formas de transparecer dados sobre a qualidade do trabalho. No município, a Lei 10.442/17 trouxe adaptações à realidade local, como a triplicação do repasse aos servidores integrantes da Estratégia Saúde da Família e a avaliação mensal e padronizada por categoria. Frente a isso, buscou-se compreender a percepção de tais profissionais quanto às metas de produtividade e o impacto causado por elas nos indicadores de produção. Para tanto, através de entrevistas semiestruturadas aplicadas sobre os profissionais que compõem a equipe de Estratégia Saúde da Família em unidades com selo ouro pelo padrão Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, será feito recorte dos textos resposta, agregação e enumeração em busca de regularidades a fim de se realizar uma análise de conteúdo. Por meio de dados que serão obtidos em fontes primárias serão analisadas as metas de maior impacto nos indicadores de produtividade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-28T13:51:45Z2019-08-28T13:51:45Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2343porPAIOLA, Giordano CarloLIMA, Carlos Henrique deMITIE, Ely MassudaGARCIA, Lucas Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:18ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
title O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
spellingShingle O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
PAIOLA, Giordano Carlo
Avaliação
Metas de trabalho
PMAQ
Produtividade
title_short O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
title_full O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
title_fullStr O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
title_full_unstemmed O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
title_sort O IMPACTO DAS MUDANÇAS NO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO PMAQ EM MARINGÁ (PR)
author PAIOLA, Giordano Carlo
author_facet PAIOLA, Giordano Carlo
LIMA, Carlos Henrique de
MITIE, Ely Massuda
GARCIA, Lucas França
author_role author
author2 LIMA, Carlos Henrique de
MITIE, Ely Massuda
GARCIA, Lucas França
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIOLA, Giordano Carlo
LIMA, Carlos Henrique de
MITIE, Ely Massuda
GARCIA, Lucas França
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Metas de trabalho
PMAQ
Produtividade
topic Avaliação
Metas de trabalho
PMAQ
Produtividade
description O objetivo da presente pesquisa consiste em compreender a avaliação de produtividade dos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde, a partir da política implantada em Maringá para incrementar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualificação da Atenção Básica (PMAQ), a fim de identificar sua efetividade em ampliar o acesso e melhorar a qualidade do cuidado na atenção básica. O PMAQ estabelece avaliações contínuas, progressivas e comparativas com resultados transparentes que provoquem mudanças no processo de trabalho, direcionando-se a melhorias de acesso e qualidade na saúde pública de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ainda que tenha um caráter voluntário, o PMAQ foi implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde em Maringá pela Secretaria de Saúde do município. Entretanto, devido ao recente processo de implantação, os servidores ainda passam por um período transitório que está, aos poucos, solidificando novas formas de metas e avaliações, bem como de incentivos, além de buscar novas formas de transparecer dados sobre a qualidade do trabalho. No município, a Lei 10.442/17 trouxe adaptações à realidade local, como a triplicação do repasse aos servidores integrantes da Estratégia Saúde da Família e a avaliação mensal e padronizada por categoria. Frente a isso, buscou-se compreender a percepção de tais profissionais quanto às metas de produtividade e o impacto causado por elas nos indicadores de produção. Para tanto, através de entrevistas semiestruturadas aplicadas sobre os profissionais que compõem a equipe de Estratégia Saúde da Família em unidades com selo ouro pelo padrão Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, será feito recorte dos textos resposta, agregação e enumeração em busca de regularidades a fim de se realizar uma análise de conteúdo. Por meio de dados que serão obtidos em fontes primárias serão analisadas as metas de maior impacto nos indicadores de produtividade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-28T13:51:45Z
2019-08-28T13:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2343
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771947607916544