GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HARA, Debora Sayuri Jibim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: AMADEI, Janete Lane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1884
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi identificar o abuso ou a dependência de álcool dos dependentes químicos acolhidos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do noroeste do Paraná. Realizou-se a participação na pesquisa através da aplicação de um questionário contendo dados sociodemográficos e o questionário CAGE. O CAGE é composto por quatro questões representadas pelas palavras-chave de cada letra: C – Cut down: diminuir a ingestão; A – annoyed: irritado; G – guilty: culpado; E – eye-opener: identificação de ressaca. Para cada questão admite-se resposta dicotômica (sim – não). Uma resposta positiva - alto risco para uso abusivo; duas ou mais respostas positivas - confirmação do uso abusivo ou caso suspeito de alcoolismo. Participaram do estudo 21 pacientes atendidos no CAPS, por meio da análise dos resultados foi possível definir que 85,7% apontaram uso abusivo de álcool, 4,8% apresentaram alto risco para uso abusivo e 9,5% não apontaram risco algum. Os resultados obtidos podem contribuir com o desenvolvimento de estratégias para aprimorar a atenção de saúde inclusive nos casos graves, severos e persistentes, além de outras situações de desvantagem psíquica ou social em que se imponha um cuidado oportuno.
id UNICESU -1_c5d968adaf81c366f2df477db350c0e0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1884
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)AlcoolismoDependência químicaAbuso.O objetivo da presente pesquisa foi identificar o abuso ou a dependência de álcool dos dependentes químicos acolhidos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do noroeste do Paraná. Realizou-se a participação na pesquisa através da aplicação de um questionário contendo dados sociodemográficos e o questionário CAGE. O CAGE é composto por quatro questões representadas pelas palavras-chave de cada letra: C – Cut down: diminuir a ingestão; A – annoyed: irritado; G – guilty: culpado; E – eye-opener: identificação de ressaca. Para cada questão admite-se resposta dicotômica (sim – não). Uma resposta positiva - alto risco para uso abusivo; duas ou mais respostas positivas - confirmação do uso abusivo ou caso suspeito de alcoolismo. Participaram do estudo 21 pacientes atendidos no CAPS, por meio da análise dos resultados foi possível definir que 85,7% apontaram uso abusivo de álcool, 4,8% apresentaram alto risco para uso abusivo e 9,5% não apontaram risco algum. Os resultados obtidos podem contribuir com o desenvolvimento de estratégias para aprimorar a atenção de saúde inclusive nos casos graves, severos e persistentes, além de outras situações de desvantagem psíquica ou social em que se imponha um cuidado oportuno.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T19:54:57Z2019-08-19T19:54:57Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1884porHARA, Debora Sayuri JibimAMADEI, Janete Laneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:30:47ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
title GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
spellingShingle GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
HARA, Debora Sayuri Jibim
Alcoolismo
Dependência química
Abuso.
title_short GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
title_full GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
title_fullStr GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
title_full_unstemmed GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
title_sort GRAU DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE PESSOAS ACOLHIDAS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS AD)
author HARA, Debora Sayuri Jibim
author_facet HARA, Debora Sayuri Jibim
AMADEI, Janete Lane
author_role author
author2 AMADEI, Janete Lane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HARA, Debora Sayuri Jibim
AMADEI, Janete Lane
dc.subject.por.fl_str_mv Alcoolismo
Dependência química
Abuso.
topic Alcoolismo
Dependência química
Abuso.
description O objetivo da presente pesquisa foi identificar o abuso ou a dependência de álcool dos dependentes químicos acolhidos em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do noroeste do Paraná. Realizou-se a participação na pesquisa através da aplicação de um questionário contendo dados sociodemográficos e o questionário CAGE. O CAGE é composto por quatro questões representadas pelas palavras-chave de cada letra: C – Cut down: diminuir a ingestão; A – annoyed: irritado; G – guilty: culpado; E – eye-opener: identificação de ressaca. Para cada questão admite-se resposta dicotômica (sim – não). Uma resposta positiva - alto risco para uso abusivo; duas ou mais respostas positivas - confirmação do uso abusivo ou caso suspeito de alcoolismo. Participaram do estudo 21 pacientes atendidos no CAPS, por meio da análise dos resultados foi possível definir que 85,7% apontaram uso abusivo de álcool, 4,8% apresentaram alto risco para uso abusivo e 9,5% não apontaram risco algum. Os resultados obtidos podem contribuir com o desenvolvimento de estratégias para aprimorar a atenção de saúde inclusive nos casos graves, severos e persistentes, além de outras situações de desvantagem psíquica ou social em que se imponha um cuidado oportuno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T19:54:57Z
2019-08-19T19:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1884
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771952605429760